Olá tenho uma rede em dois andares de um prédio no térreo, onde ficam os servidores a rede esta muito boa, no 1o. andar que é ligada através de uma fibra ótica (100 Mbits), a velocidade é muito baixa em relação a rede baixo, alguns testes que fiz:
Tráfego de um arquivo zipado de 1.068.034.952 bytes.
1) Origem térreo -> destino outra máquina térreo 97sec 84 Mbits/s (via ftp)
2) Origem térreo -> destino maquina 1o andar 570sec 14 Mbits/s (via ftp)
3) Origem maq 1o andar -> destino maquina térreo 170sec 47 Mbits/s (via explorer do windows)
4) Origem maq 1o. andar -> destino outra maq 1o. andar 540sec 15 Mbits/s (via explorer do windows)
O problema teoricamente poderia ser a fibra mas quando muda-se o sentido do tráfego 2) x 3) a velocidade aumenta em mais de 3x e quando
se trafega apenas pelo 1o. andar 4) a velocidade também é lenta, alguém tem alguma idéia de como proceder para descobrir a origem deste problema ?
Lentidão Rede
Olá martinez,
Eu já tive problemas assim duas vezes. a primeira eu crimpei um cabo fora de ordem no patch panel e toda a LAN de mais de 50 máquinas ficou lenta. Outra vez foi uma impressora que estava com um problema de compartilhamento
.
Acho que uma boa alternativa seria, se possível, fazer o teste com um equipamento de cada vez na rede do seu 1º andar.
Se com apenas 1 equipamento ligado ainda persistir o problema, pode ser:
Você testou justamente o equipamento com problema (êta azar danado).
Desligue este equipamento e tente outro.
O Problema poderia estar no concentrador (hub/switch) mas como o tráfego é normal de cima para baixo então podemos descartar essa possibilidade.
Ou, embora pouco provável,
Algo relacionado com rota ou dns.
Ainda, se estiver usando conversor de mídia, verifique se os dois possuem a mesma configuração através daqueles jumps ou inverta os cabos RX e TX nas duas pontas para ver se altera alguma coisa.
Eu disse pouco provável pois o pacote demorou para trafegar até dentro do mesmo andar e não para encontrar o destino então...
Verifique no switch se não tem colisão, se ele não está muito aquecido etc.
Realmente algo está errado, então isso certamente será descoberto, não se preocupe.
Boa sorte.
Eu já tive problemas assim duas vezes. a primeira eu crimpei um cabo fora de ordem no patch panel e toda a LAN de mais de 50 máquinas ficou lenta. Outra vez foi uma impressora que estava com um problema de compartilhamento

Acho que uma boa alternativa seria, se possível, fazer o teste com um equipamento de cada vez na rede do seu 1º andar.
Se com apenas 1 equipamento ligado ainda persistir o problema, pode ser:
Você testou justamente o equipamento com problema (êta azar danado).
Desligue este equipamento e tente outro.
O Problema poderia estar no concentrador (hub/switch) mas como o tráfego é normal de cima para baixo então podemos descartar essa possibilidade.
Ou, embora pouco provável,
Algo relacionado com rota ou dns.
Ainda, se estiver usando conversor de mídia, verifique se os dois possuem a mesma configuração através daqueles jumps ou inverta os cabos RX e TX nas duas pontas para ver se altera alguma coisa.
Eu disse pouco provável pois o pacote demorou para trafegar até dentro do mesmo andar e não para encontrar o destino então...
Verifique no switch se não tem colisão, se ele não está muito aquecido etc.
Realmente algo está errado, então isso certamente será descoberto, não se preocupe.
Boa sorte.