estou com uma dúvida imensa sobre como distribuir uma rede, já procurei diversos tutoriais, já tentei diversas configuração, mas algumas vezes acontece de um jeito outras de outro.
O eu quero exatamente é criar uma hierarquia na rede, ou seja imaginemos uma escada, eu gostaria q o que está no primeiro degrau visse todos, o que está no segundo degrau viria todos menos o que está no primeiro e assim por diante. Queria configurar isto apenas usando ip e mascaras de subrede, isso é possível?
neste link tem uma imagem ilustrando qual é minha intenção se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Hierarquia de Redes.jpg
obrigado,
Helio
configuração ip da rede
Talvez você possa criar subdomínios e configurar as relações de confiança entre eles.
Um pouco mais caro talvez seja separar cada setor com um único roteador e configurar as rotas, um firewall também resolve, mas tem que ficar no centro de toda a rede, cada segmento tem que ficar isolado e todo o tráfego tem que passar por este firewall.
rede1------------x--------------rede2
X= firewall ou roteador de hardware ou o próprio windows server
Um pouco mais caro talvez seja separar cada setor com um único roteador e configurar as rotas, um firewall também resolve, mas tem que ficar no centro de toda a rede, cada segmento tem que ficar isolado e todo o tráfego tem que passar por este firewall.
rede1------------x--------------rede2
X= firewall ou roteador de hardware ou o próprio windows server