Bom estou iniciando em redes, mas já com algum conheçimento (tenhu um curso de redes estruturadas e o conteudo na faculdade que vai passando ) Bom penso em continuar na area de redes pelo resto da vida !!! E ultimamente estou vendo que o crescimento em Servidores Linux está em grande expansão. Gostaria de Saber se algum de voces sabem algum livro que ensina realmente as configurações em servidor linux. Bom por inquanto é isso ai ...!!!!
Hoje em dia sem redes de computadores nós nao somos nada !!!!
Servidor para alta disponibilidade, com certeza um server Unix, pois existem muito mais controles que, em sua maioria, podem ser feitos online, sem parar o server.
Tudo, ou quase tudo, em relação a servers, acredito que é melhor o Unix. Porém, como disse um professor, "O melhor sistema operacional é aquele que você realmente domina". Isso quer dizer que se você domina um SO e sabe que ele é capaz de suprir as necessidades numa dada situação, utilize-o. É melhor ele que um , se exigir poucas alterações ou throbleshooting, você não saberá exatamente o que fazer.
Eu, particularmente, sou mais Unix, ou melhor, SOs baseados em Unix, como Linux, HPUX, Solaris, AIX, etc.. (os X da vida).
Eu, geralmente acabo utilizando o Linux mesmo, mas sempre rodando em linha de comando. Até instalo uma GUI (interface gráfica), mas depois, para carregar, configuro o inittab para rodar no run level 3 (para linux o run level 3 é modo texto multiuser com rede) Isso varia conforme o SO, se for Solaris pode ser outro, etc... Em modo gráfico consome memória que poderia ser utilizada para servir a rede e se tiver que fazer comandos repetitivos, compensa criar um script a ter que clicar várias vezes nos botões.
Sobre livros, sinceramente, não tenho conhecimento para te recomendar e me interesso por sugestões.