dúvida em Server Linux

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Avatar do usuário
jefers0n
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:23
Registrado em:25 Nov 2006, 12:31
Localização:Porto Alegre - RS
dúvida em Server Linux

Mensagem por jefers0n » 25 Nov 2006, 12:40

Pessoal, tenho 2 dúvidas a serem esclarecidas, espero que possam me ajudar, uma é que estou projetando uma rede bem pequena(1 server e 3 clientes), eu quero saber se posso colocar todos os "servidores" (servidor de arquivos, dns, dhcp, firewall, web...) todos na mesma máquina, e que configuração ficaria legal pra isso, lembrando que vai ser uma rede com pouco tráfego de dados e sem muito aramzenamento. Terminei meu curso téc.a pouico tempo, e vai ser meu primeiro trabalho...não tenho nenhuma experiência, só o conhecimento teórico, que me deixa meio receoso, mas quero fazer bem feito, com segurança e tudo mais.
Espero que possam me ajudar, sei que são dúvidas banais, mas estou meio na dúvida ainda. Pretendo usar suse slack ou debian no server, qual me aconselhariam?

Att,
Jeferson

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 25 Nov 2006, 13:10

Olá jefers0n,

Servidor de arquivos, firewall e web normalmente ficam separados, dns, dhcp, wins etc podem ficar no servidor de arquivos ou no servidor que for ficar o Active Directory.

Sei que em uma empresa pequena, conseguir isso não é nem um pouco fácil.

Tente pelo menos separar o firewall do servidor de arquivos.

O firewall não precisa ser uma máquina muito "parruda". Uma estação comum que não tenha problema de aquecimento e uma fonte boa pra aguentar ficar ligada direto já atende.

Quanto ao servidor web, sugiro que, já que se trata de uma empresa pequena, contrate os serviços de uma hospedagem externa. Existem até planos de R$15,00 por mês para web, e-mail e banco de dados tudo junto.

Com isso você não se preocupa com servidor, link, banco de dados, DNS publico, no breaks etc. e a sua empresa acaba até economizando mais e com segurança.

Quanto ao sistema operacional, os dois são ótimos para servidores, mas não tenho muita experiência para avaliá-los tecnicamente.

Pelo menos essa é minha opinião, aguarde mais um pouco pra ver se os nossos amigos do fórum podem dar outras idéias para o seu projeto.

Um abraço e Boa Sorte.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 26 Nov 2006, 01:02

Olá!
Sobre os servidores, acredito que, como aconselhado pelo Alexandre, separe o firewall do servidor de arquivos e outros que contenham informações da empresa.

Se tiver um pouco mais de dinheiro, compre um roteador que também funciona como um firewall. Aí, você teria um firewall no roteador, que pode ser por iptables e em seu pc firewall. (de forma bem simples, existem formas de configurações de firewall até nos roteadores SOHO utilizados pelo Speedy ou outros provedores banda larga).

Sobre servidores de dados, DHCP, etc, aconselho utilizar unix. Podendo ser Linux. Entre Slackware e Debian, eu escolheria o slackware, porém se tiver apenas pouca prática, escolha o debian, pois o debian encontra-se muitas e muitas documentações passo-a-passo de fácil entendimento em português.

Aconselho não utilizar GUI (interface gráfica) nos servidores Linux, pois não há essa necessidade. Tudo pode ser via linha de comando. Tem como direcionar erros para arquivos, logs, etc... por exemplo, quando execuar um comando, os warnnings e erros podem ser jogados da seguinte forma. comando 2> arquivo, e por aí vai. 0> é o stdin (entrada de comandos) o 1 é stdout (saída padrão) e 2 são erros e warnnings (stderr). Tudo no unix é passível de controle.

Defina os padrões de acesso a arquivos e defina usuários. pesquise umask e chmod.

Se não tiver prática, aconselho o Debian e depois de configurado via interface gráfica, desative a GUI, para que o server inicie sempre em modo "texto" apenas, assim, além de rápido, é melhor para o gerenciamento.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 26 Nov 2006, 01:09

Fora os serviços via outros pacotes, utilize o crontab para agendamento de tarefas, como backups em tapes e outros... utilize shell scripts para executar diversas tarefas, defina para enviar mensagens para você, para quando ser algum erro.

Defina quais são os serviços que utilizará, como servidor de arquivos, DHCP, proxy, etc, para depois escolher os pacotes a serem instalados.

Depois, quando sentir-se mais seguro, crie shell scripts para executar tarefas, etc.

Eu, particularmente, estou fazendo um curso de unix e estou conhecendo um pouco mais a fundo o S.O.. É muito interessante o poder do unix como sevidor e como seu SO padrão. Sempre instalei versões linux, com GUI e agora estou me esforçando e aprendendo a realizar tarefas puramente em linha de comando. É um pouco difícil no início, mas vale muito a pena!

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Avatar do usuário
jefers0n
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:23
Registrado em:25 Nov 2006, 12:31
Localização:Porto Alegre - RS

Mensagem por jefers0n » 26 Nov 2006, 08:35

Obrigado pela atenção, tinha tentado em outros foruns e ñ tinha obtido resposta, e aqui foi rapidinho. Estou planejando as coisas ainda, isso vai ser pro início do ano, mas como quero evitar o máximo de problemas, estou tirando dúvidas desde agora e também estudando sobre o assuinto, pois apesar de ter terminado um curso téc. que além da informática de modo geral, tinham disciplinas que abordavam bastante Redes e Linux, e agora que estou realmente pesquisando e estudando o assunto vejo que poderia ter aproveitado bem mais o tempo que estava no curso, mas antes tarde do que nunca, irei buscando o conhecimento do jeito que der. Espero no ano que vem ingressar em um curso superior na área e aí sim aproveitar o máximo.
Mais uma vez obrigado.

Att,
Jeferson Neves

Responder