Rede com Proxy e sem proxy!!!

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07
Rede com Proxy e sem proxy!!!

Mensagem por Marcio Marques » 23 Nov 2006, 14:24

Se alguém poder me ajudar serei muito grato..

Estou montando Duas redes onde tenho que usar uma Proxy na (Rede1) e outra sem proxy (rede 2) e alguns usuarios trabalham com seus Notbooks na rede (1) que tem proxy e levam o mesmo para a Rede (2) Sem proxy como faço para que eles tenham conexão sem precisar mexer nas configurações do internet explorer lá em conexões e configuração de Lan.

Referente ao grupo de trabalho teria como criar dois grupos no mesmo PC. para que eu possa compartilhar nas duas redes.

Agradeço a todos que possam me ajudar e desculpem pela enrrolação.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 25 Nov 2006, 00:11

Olá!!!

Então... O proxy é apenas para o direcionamento (gateway) de acesso a internet ou é para controle de acessos e filtros???

Porque você poderia utilizar um servidor DHCP para esses notebooks, podendo adicionar seus MAC address no servidor, permitindo que apenas eles recebam o DHCP. Utilize o serviço de proxy num servidor, se for uma rede simples, geralmente recomendo o mandrake security, que tem até servidor de impressão. Nele você pode instalar mais de uma placa de rede e separar essas redes, mas pelo visto, já existe as duas redes.

Pode utilizar switches gerenciáveis, onde ppode-se criar vlans e fazer esse tipo de gerencimento nos switches e no roteador.

Só não entendi se você está utilizando o proxy apenas como gateway que tem que adicionar nao Internet explorer do windows na config da rede.
Isso se resolveria com a utilização de um servidor, como descrito acima.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07

Mensagem por Marcio Marques » 27 Nov 2006, 16:01

Olá Ronaldo acho que não expliquei bem minha situação, o que esta acontecendo é que onde tenho que montar essa rede o shopping onde contrataram o serviço para a sala usa um PROXY, por isso que tenho que colocar a Config.. no Browser e o dono desta sala esta montando outra rede en outro lugar onde a conexão que é oferecida não precisa de proxy coloquei um roteador e funciona muito bem.. porem o problema é que esse usuário leva seu notebook para essa rede onde tem o proxy e tbm leva para onde tem o roteador atribuído por dhcp. e reclama muito quando leva seu Notb.. para a rede com proxy pq tem que ficar mexendo na configuração do browser para ativar o proxy que esta configurado e vise versa. queria uma solução para que esse usuário não precise mexer nessa configuração.. e voltando ao grupo de trabalho ... ele entra na rede XXXX e a outra é YYYY. como faço para que ele consiga entrar nas duas redes seria possível.

Agradeço a todos que possam ajuadar.!!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 01 Dez 2006, 08:54

Pesquisei com alguns amigos meus sobre este problema... a resposta, segundo eles foi:

Sobre o endereço IP:

Se for Linux, tem como fazer a troca de IP configurando eth0 como eth0.1, eth0.2, isto é, como se tivesse duas placas de rede. Como deve ser Windows, você poderá configurar de forma que ambas as rede tenham endereçamentos parecidos, assim, não terá problemas em alterar IP, mesmo que um seja DHCP e outro fixo (apenas reserve um range dentro da faixa de endereços válidos em sua rede DHCP que funcione como fixo).

Sobre o proxy:

Segundo um amigo, existe formas de configurá-lo para que ele forneça automaticamente as configurações às estações. Agora, vai depender de qual proxy está sendo utilizado. Essa configuração é feita no servidor.

Embora não fui nada específico, e talvez não ajudei, mas já sabemos que algo a se fazer para a solução, existe :)

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder