Relato de problema

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50
Relato de problema

Mensagem por vedolin » 09 Nov 2006, 16:05

Pessoal,
Esse semana eu presençei um negocio estranho, nunca tinha visto isso! A situação era o seguinte, um cabo UTP interligando dois switches em dois prédios, um lançe de mais ou menos 60 m, passando em caixas de passagens externas, junto com cabo elétrico, tudo errado, mas estava funcionando. Ai parou de funcionar, você não conseguia pingar nada de um prédio pro outro, só entre os computadores dentro do prédio, o switch dava led de link, mas não de atividade. Era certo que o problema é no cabo, mas para garantir mesmo, fiz um cross over e com um notebook em cada ponta, e ai para o meu espanto os dois se comunicavam normalmente! Se colocasse um notebook em uma ponta só, ele não pingava pro outro lado, e troquei os switches, refiz os conectores, (só estava com testador de cabo, não possuia um certificadora), mechi em todas as opções possíveis. A solução foi trocar o cabo mesmo, e funcionou normalmente. Oque eu achei estranho, foi quando eu fiz um cross-over, eles se comunicarem, até agora não achei um fato lógico nisso! Se alguém já teve um situação dessa, ou souber pq pode ter ocorrido isso, por favor me ajude ai!

Att:Vedolin;

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 10 Nov 2006, 18:37

Olá, Vedolin!
Acredito que, provavelmente, era algum par com problema no conector modular 8v (RJ-45) desse backbone. Quando você colocou em cross-over, você pode ter corrigido o problema, algum mal contato, algum fio de algum par quebrado ou oxidado, etc... O mapeador de cabo (cable tester), se tiver uma emenda entre cabos, mesmo que toscamente um enconstado no outro, ele passará e acenderá o LED.

Para mim, era alguma conexão ruim, como mau contato, etc... É difícil de imaginar outra coisa.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Concerteza

Mensagem por vedolin » 16 Nov 2006, 10:36

Então Ronaldo,

Também acredito que seja, não há outra solução, mas o incrível é que foram feitas várias conectorizações, e não tinha nenhuma emenda no cabo ou algo atrapalhando. Mas também o cabo não é de boa qualidade.
você já utilizou alguma vez o cabo FTP??
Mas concerteza é problema no cabo, cabo UTP passando externamente, e fazer conectorização de RJ45 em campo, tem que dar problema mesmo, não tem como garantir isso mesmo!
Na empresa que trabalho, podemos dar garantia no cabeamento de 15 a 25 anos, mas com as especificações que a Furukawa passa pra gente, e dessas especificações que podemos confirmar que realmente, quando se faz as coisas dentro das normas, elas irão funcionar por longo tempo.

Att:Vedolin,

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 18 Nov 2006, 02:57

Olá!!!

Já utilizei cabo FTP, em cliente e laboratório.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder