Ajuda redes

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
miner0
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:14 Set 2006, 21:57
Ajuda redes

Mensagem por miner0 » 14 Set 2006, 22:04

Galera, estou precisando de uma luz. Em um exercio de laboratorio da seguinte forma:
Um prédio de 4 andares, no primeiro andar tem um switch 10/100 de 8 portas.. nele esta conectado 2 servidores, o roteador e as conexões p/ os outros andares. Nos outros andares tem se hubs. 35 maquinas por andar e 65 no terreo. A ideia é substituir os hubs por switch e o switch do terro por um melhor...

A minha ajuda vem de alguem me dar uma luz seguinte sentido: Quantas portas deve ter o switch novo do terreo? Quantas portas deve ter os swhitcs das 65 maquinas do terreo? Quantas portas devem ter os novos switchs dos andares? Alguem pode me ajudar? Agradeço..

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 14 Set 2006, 23:48

Olá,

A questão, em um projeto real não seria somente o número de portas, mas também o que vai trafegar e quanto a empresa está disposta a gastar.

Se a função dos servidores é muito crítica, acho bom considerar um maior número de switches para tornar o projeto mais modular, se a empresa puder gastar, prefira swithes empilháveis.

Existem switches modulares industriais, ótimos, mas caros demais, é outra opção se empresa tiver recursos para investir sério.

Mas, se não tiver nada especificado sobre a empresa, soca um monte de switch de 12, 24 e 48 portas lá de acordo com o número total e pronto :D .

O professor pode dizer que não é o ideal para uma empresa real, você responde, em uma empresa real eu faço um projeto para levantar a realidade da empresa, a criticidade dos servidores e a relação custo/benefício, que não existe em seu estudo de caso. Resultado, zero para você e para o professor.

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Zero para ambos mesmo!!

Mensagem por vedolin » 19 Set 2006, 10:16

Numa rede com esse tamanho, 35 por andar mais 65 no terreo, eu acho ja acho um absurdo ter somente hubs, e ainda mais uma rede dessas ainda não ter um projeto!
Pensando no mais baixo nível, como que se faz a manutenção numa rede dessas?
E ainda mais, onde está o desempenho dessa rede? Quem faz o controle disso?!
Alexandre, descordo sua ideia, sei que é difícil você conseguir verbas pra TI hj em dia, todos querem um rede bunitinha, arrumadinha e sem problemas, mas querem isso, com o mínimo de investimento.
Na minha opinião, se nós que trabalhamos com TI, tratarmos a area de TI como era tratada a uns 5, 8 anos atrás, onde se "socava" hubs na rede para ela funcionar, sem as empresas não darem nenhuma atenção especial para a area de TI, nós iremos continuar da mesma forma! Se nós que somos os profissionais responsáveis pela area, não exigimos investimentos para a nossa area, você acha que profissionais de outras areas vão brigar por esses recursos? Concerteza não! E tb concerteza ficaremos estagnados até o fim de nossas carreiras!
Sei que você respondeu com o objetivo de tirar imediatamente a dúvida. Mas acho que deveremos aproveitar esse espaço tb pra discutir certas coisas que fogem do escopo tecnico, e principalmente criar uma CULTURA na area de TI.

Att: Vedolin.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 20 Set 2006, 11:40

Olá Vedolin,

Em primeiro lugar agradeço a sua participação neste e em todos os outros temas tratados no Fórum, espero podermos continuar contando com a sua colaboração.

Neste tópico, trata-se de um projeto de sala de aula, como foi citado pelo miner0.
Claro que merece o mesmo crédito que um projeto real, mas como eu disse, se o professor não especifica a real necessidade da empresa, o que é trafegado, previsão de ampliação, o negócio da empresa etc não é possível fazer um projeto adequado.

Parece-me que o foco dessa aula que foi citada era apenas quantificar o número de portas, algo típico de início de curso, onde são passados conceitos de topologias. Mas pode e deve ser dado o objetivo da empresa, ao menos a previsão de ampliação.

Um professor não deve confundir e misturar as coisas chegando no inicio do curso pedindo um projeto de segmentação e gerenciamento de uma rede. Esses conceitos devem ser agregados aos poucos nas aulas.
Tem que ter metodologia e saber dosar bem os assuntos, uma coisa de cada vez.

São mostrados sim exemplos de projetos profissionais, redes bem estruturadas, bonitas e funcionais. Isso é apenas mostrado no início do curso, sempre comentado nas primeiras aulas e exemplificado em estudos de casos mas não é exigido AINDA do aluno.

É certo que eu me expressei mal dizendo pra colocar um monte de switch, mas tinha uma condição pra isso, a falta de organização do professor de especificar melhor o estudo de caso, embora ele não precisasse exigir do aluno mas tinha que citar no estudo de caso.

Se relermos o tópico, além de vermos que se trata de um projeto fictício, também poderemos ver que eu coloquei algumas opções e existem muitas outras que também podem ser usadas, mas vai depender da realidade da empresa.

Se você ler até o fim o post que eu coloquei, verá que eu comentei essa minha dica errada de colocar um monte de switches, dizendo que o professor vai dizer que está errado, o aluno vai argumentar que o estudo de caso do professor é incompleto e por fim, zero para os dois. :(

Entende-se obviamente que não é para ser feito, pois não é o objetivo do aluno receber essa nota pelo trabalho.

Porém, o aluno paga pelo curso, ele também tem que exigir qualidade dos seus professores e argumantar com eles.

Mesmo assim, acho legal e saudável essa discussão, pois levantamos alguns pontos importantes na elaboração de projetos.

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Concorodo

Mensagem por vedolin » 21 Set 2006, 09:19

Alexandre,

Me expressei mal na msg, fugi do foco da discussão da msg em questão, escrevi outra coisa que não tinha nada a ver com a questão inicial.
Mas tb concordo com você, este forum envolve puramente questões tecnicas, mas acho que devemos conversar mais sobre questões relevantes sobre a nossa area, como empregos, certificações, salarios e etc... Apesar que são poucas as pessoas que procuram o forum que são realmente da area..
Bom Alexandre, espero que você não tenha me entendido mal na msg anterior, esse site já me ajudou muito e ainda ajuda muito. Oque for necessário para ajudar o site, farei de td no que estiver ao meu alcançe, pois o site e o forum ao meu ver, é o unico no Brasil direcionado para a area que atuamos, e os artigos, tutoriais e o proprio forum é uma forma de aprendizado muito válida, e como dizem: conhecimento nunca é demais....

Abraços, Vedolin.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 21 Set 2006, 10:10

Olá Vedolin,

É para conseguirmos esse reconhecimento que trabalhamos com seriedade no site. A idéia de criar o site surgiu da nossa necessidade quando estávamos na universidade.

Os sites que encontrávamos para pesquisa, pediam senhas, longos cadastros, banners pop-up etc e por fim, não tinham o conteúdo esperado.

Encontrávamos alguma coisa em inglês e espanhol mas não era suficiente.

Pensamos em fazer algo diferente então, criar um site com conteúdo em português, bem organizado, apostilas e trabalhos bem formatados, sem chamar slides de power point de apostila e tudo disponibilizado gratuitamente e sem a necessidade de preencher aqueles cadastros que depois são usados para envio de spam.

Chegamos até a receber reclamações de pessoas que se diziam profissionais dizendo que estávamos acabando com o trabalho deles distribuindo apostilas e ensinando as pessoas a atuarem nesse ramo.

Eu penso que uma pessoa que tem medo que alguém leia uma apostila e se torne um profissional melhor do que ela, que não lê nada, tem mais é que se preocupar mesmo, e muito. :D

Um grande abraço e agradecemos o seu apoio.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 11:06

Desculpe mil vezes também de fugir do tópico :)

Concordo plenamente com vocês. Profissionais se garantem, independente da existência de mais ou menos profissionais na área. Temos que ensinar o que sabemos e aprender com os outros e novas situações. Pessoas que não querem ensinar, não são bons profissionais.

No que estiver ao meu alcance, pode contar comigo! Textos, apostilas, forum, etc...

Este mês, fiz um curso pela IBM com um ótimo profissional. Ele é CCIE e nos passou muitos exemplos de vida (profissional e particular). Ele adora ensinar e aprender. Disse que tem muitos profissionais que são gedais, gurus, porém arrogantes que não passam nada. Esses são temporários, pois bons profissionais visam crescimento próprio e de seus companheiros.

Novamente, desculpe-me fugir do tópico, mas fica uma mensagem, de que devemos sempre ensinar o que sabemos para qualquer interessado e devemos ser humildes para aprender com os outros.

Este site é de muita valia para estudantes e profissionais da área. Parabéns pela iniciativa e continue assim. E como disse, pode contar comigo.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder