gigabit ethernet 1000BASE-T

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Serva
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:11 Ago 2006, 15:08
gigabit ethernet 1000BASE-T

Mensagem por Serva » 11 Ago 2006, 15:21

Recentemente adquiri um switch da encore de 8 portas e placas de rede da mesma de 1000BASE-T. Irei repassar o cabeamento na minha pequena empresa. Gostaria de saber se posso utilizar cabeamento categoria 6 em lugar da 5e. Se utilizar categoria 6, terei que utilizar conectores, patch panel e etc tudo categoria 6 se vou utilizar
1000BASE-T (posso misturar componentes das 2 categorias )? Ou é melhor utilizar tudo categoria 5e ? Qual a sequencia das cores para montagem do cabo ?

Obrigado.

Avatar do usuário
Rômulo Castro
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:11 Ago 2006, 11:54

Mensagem por Rômulo Castro » 11 Ago 2006, 15:46

seu switch é 1000BaseT , compativel com sua placa de redes, ?
sim você vai ter usar tudo em cat6 , sim ..;;

Serva
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:11 Ago 2006, 15:08

Mensagem por Serva » 11 Ago 2006, 17:23

Eu comprei esse switch: ENHGS-800
http://www.encore-usa.com/product.php?id=14&lang=
Placas de rede 8 no total: ENLGA-1320
http://www.encore-usa.com/product.php?id=2&lang=
Acho que cabo categoria 6 ficaria melhor que o 5e para montagem dos cabos. Preciso utilizar todos os componentes categoria 6 ? ou posso utilizar conectores 5e ? Li que 5e para 1000BASE-T categoria 6 para 1000BASE-TX. Vou ter algum ganho ao utilizar cat6 em vez do cat5e ?

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 15:46

Costumo dizer que tudo depende de quanto você quer e pode investir. Digo investimento, pois tudo se reverte e é recuperado a médio/longo prazo, se bem feito.

Se você não tem previsão de crescimento muito grande para os próximos 2 anos em se falando em estrutura de rede, você pode utilizar cat 5e. O cat 6 é mais utilizado para backbone, e pelo visto, você não terá um backbone. Você terá apenas cabeamento horizontal.
Ao meu ver, aconselho colocar o cat 5e, pelo custo.
Segundo testes, em desempenho, cat 5e é inferior ao cat 6, porém se você fizer a infra dentro das normas, pelo menos parte dela, você terá um bom desempenho.

Você perguntou se você pode certificar uma estrutura com cat 6 utilizando plugs ou equipamentos cat 5e. A resposta é não, pois toda ela, para ser classificada e certificada como cat 6, deve ser toda cat 6. Muito provavelmente, quando você for certificar a rede como cat 6 utilizando cat 5e, você não passará em alguns testes.
Neste sentido, o que geralmente é feito, é utilizado cat 6 para o backbone (de um switch workgroup para um switch core, por exemplo), e o cabeamento horizontal cat 5e. Do switch workgroup, sai o cabeamento horizontal até os pontos de telecomunicações na área de trabalho sendo este cat 5e.

Falando em velocidades, se houver apenas um servidor, onde todos as estações apenas o acessem (concorrem pelo mesmo servidor), e trafego considerável, defina velocidade maior para uma porta do switch (1000mbps) e as outras para 100Mbps. Para isso, se quiser, basta utilizar placas 100Mbps nas estações e no servidor uma de 1000Mbps. Ou pode ter todas 1000Mpbs e você limita através do driver em cada estação, ou se o switch for gerenciável, faça por ele.

Você conhece sobre normas de cabeamento? Caso sim, então tente seguir-las. Caso não conheça, é interessante pesquisar sobre e tentar tirar uma certificação, como da Furukawa (FCP). Além das normas, você tem visão de projetos.

Apesar das normas serem págas, tente baixar algumas no Emule! A ABNT dá uma visão passo-a-passo de projeto é já é um começo, apesar dela estar desatualizada. A norma brasileira é: NBR 14565
Normas americanas (consideradas internacionalmente e mais utilizadas): ANSI/TIA/EIA 568-B ANSI/TIA/EIA 569-A ANSI/TIA/EIA 606-A ANSI/TIA/EIA 607-A

OBS: Sempre costumo colocar mais informações do que a resposta nos meus posts, pois aprendi assim com meu professor, no qual ele me ensinou que independente de quem pergunta, muita gente pode ter a mesma dúvida e se pode deixar mais informações para consulta, claro, sempre relacionados ao assunto.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder