Redes Wireless em Hospitais

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Diego Vedolin
Redes Wireless em Hospitais

Mensagem por Diego Vedolin » 08 Nov 2005, 16:36

OLá pessoal,

Estou envolvido num projeto de reestruturação de uma rede computacional em um hospital. Em alguns lugares fazer um rede cabeada é praticamente impossível, pq são alas de pacientes, maternidade e etc, então em alguns lugares estou pensando em colocar wireless. Li alguns aritgos sobre redes Wi-Fi montadas em hospitais e possíveis interferências de dos aparelhos wireless em cima de aparelhos hospitalares, e vice-versa, mas nada muito conclusivo. Gostaria de saber se alguem já teve alguma experiência dessa, ou já soube de algum caso desse tipo?

Obrigado, Até mais!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 14 Jul 2006, 22:26

Olá! Eu estou com o mesmo problema. Hospitais, seguem normas rígidas. Meu amigo trabalha num CPD de um hospital e disse que não sabe sobre interferências, mas que o hospital segue normas rígidas para qualquer coisa.

Eu, participei uma vez de um projeto num hospital, porém ele possuia 9 andares e foi implantado wireless em alguns andares, que era nos andares da administração e térreo (atendimento ao público).
Em todo o projeto, não ouvi dizer sobre problemas em seu uso.

Disse no início que estou com os mesmos problemas, pois tenho um projeto para minha pós que terei que defender em banca. Falo justamente de um hospital que colocaria wireless numa das alas de internação (no setor de observação), para que acompanhantes pudessem acessar a internet.

Se descobrir de algo, por favor, envie-me um e-mail ou responda o tópico.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Mensagem por vedolin » 20 Jul 2006, 10:04

Ronaldo,

Desculpe a demora.
Então, acabei que na ocasião, o projeto acabo sendo cabeado mesmo. Encontrei muita resistência pelos os médicos do hospital, e encontrei muito pouco material falando sobre o assunto. Alias não encontrei material nenhum que fale direitamento sobre o assunto, só alguns materiais sobre possíveis interferência dos equipamentos médicos em cima de equipamentos wireless, mas nada muito conclusivo.
No site da 3COM tem um case muito interessante sobre uma rede Wireless em hospital, mas tb não fala nada sobre a instalação de equipamentos wireless em areas como Setor Cirurgico, essas areas mais complicadas em hospitais.
Pelo oquê eu percebi é muito dificil um hospital deixar instalar qq tipo de equipamentos nessas areas do hospital, e tb é muito arriscado fazer uma instalação dessa sem saber das consequencias.
Agora vou instalar uns AP's numa area de internação do hospital, para que os médicos com os seus PDA passem a receita médica de cada paciente diretamente para a central das enfermeiras, um projeto muito interessante e barato, mas porém tb os médicos não quiseram colocar os equipamentos em ares da internação como UTI.

Bom, não ajudei muito, mas qualquer coisa estamos ai...
Até mais, Vedolin. 8)

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 20 Jul 2006, 10:47

Pesquisando na internet, achei dois cases, onde foram instalados sistemas Wireless. Mas pelo que entendi, apenas nas áreas de internação simples, não fazendo parte as UTIs, e outros que possivelmente possam ser interferidos.
Achei um trabalho interessante de uma pessoa, onde, pelo que entendi, poderá ser usado em qualquer área. Mas como disse, é bom prevenir do que remediar :) Não quero tomar um processo nas costas por causa de um projeto de rede hehe...

Tenho algumas idéias, como prover conectividade aos acompanhantes dos internos, filmagem através de câmeras IP no berçario, para qualquer pessoa que queira, poder acessar a internet e ver seu bebê. Para médicos utilizaram equipamentos, como PDA no controle de suas visitas, monitoramento, entre muitas outras idéias.
Segundo um projeto no hospital 9 de julho de SP, a solução wireless para PDA ainda não é interessante, mas a idéias é boa.
No meu projeto, colocarei dois pontos cabeado em cada quarto do hospital, sendo primáriamente, um para voz e outro para dados. Deixarei em cada área de internaçõ dois pontos preparados para instalação de APs(dois pontos, neste caso, cobre uma área de internação). Num futuro, é só plugar o AP e pronto.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 16:16

Bom, já entreguei meu projeto. Conclui que é possível sim, inclusive tem um hospital que presenciei, que utiliza Wireless para alguns dispositivos. Foi interessante notar que alguns pacientes tinham aparelhos ligados ao seu corpo que, em qualquer falha do coração, era emitido um alerta na central da UTI, e os médicos e enfermeiros vão preparados até com desfibrilador. Assim, alguns pacientes, que já não mais na UTI, mas em quartos normais, com esses aparelhos, podem andar pela praça do setor (praça interna ao prédio) sem maiores problemas. Caso aconteça algo de diferente, as infermeiras vão até o paciente.

Tem muito que aprimorar o uso ainda de Wireless em Hospitais, mas é possível o uso em diversas ocasiões.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder