Montar um rede com 300 usúarios!!!

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
leandrinni
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:7
Registrado em:04 Abr 2006, 15:51
Montar um rede com 300 usúarios!!!

Mensagem por leandrinni » 03 Mai 2006, 13:28

Fala galera , bom estou fazendo um trabalho para escola e gostaria de opiniões e sugestões.
Preciso de 4 servidores:
1 Para e-mail; 1 para arquivo; 1 para internet e outro para aplicativo.
Gostaria que você´s me dessem uma ajuda, tenho que montar no word como irei montar o servidor na parte de hardware e sofware, quais seriam melhor para o seu funcionamento de cada servidor e o porquês!
e as montgem desses servidores no switch ( roteador), como serão ligados.
Vou dar um exemplo:
servidor de arquivos , vou colocar um PIV, 1 GB RAM, 2 SATAS ETC, e os sofwares , bom ai quem quizer me ajudar valewww...
Ha e lembrando não esquecer do Firewall ok valewww galera um abraço....

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 03 Mai 2006, 21:49

Leandrinni,

Para servidor de arquivos de 300 usuários, recomendo uma máquina bem melhor. A Dell possui bons servidores a preços "populares".

Talvez uma máquina com 5 HDs SCSI de 146Gb e 15K RPM em RAID5 de Hardware, processador Xeon, mínimo de 1 Gb de memória seja suficiente.

Para E-Mail e Internet não precisa ser grande coisa, exceto se a aplicação da empresa for muito crítica nesses pontos.

Servidor de aplicação, depende da aplicação, mas é bom uma máquina com dois processadores e no mínimo 2Gb de memória.

Como eu disse, tudo isso depende da criticidade das aplicações na empresa, caso seja muito crítico, deve-se pensar em redundâncias, como RAID, Hot Swap, Fontes redundantes em cada servidor, Nobreaks, unidades LTO, AIT ou DDS para backup, DMZ, apliance de anti-vírus e firewall como o CheckPoint por exemplo.

Mas também não adinta nada ter qualidade nos servidores se a rede for um "varal". Deve-se planejar também uma infra-estrutura de rede de qualidade, certificada, documentada etc.

Como vê, fazer um projeto de infra-estrutura é um trabalho bastante profissional e requer muito estudo e planejamento para que tenha qualidade.

Boa sorte

leandrinni
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:7
Registrado em:04 Abr 2006, 15:51

montar uma rede para 300 usúarios

Mensagem por leandrinni » 04 Mai 2006, 16:15

fala alexandre blz, qual software e hardware posso colocar no servidor de e-mail sendo que vai ser utilizado para mala direta, exchage é uma boa opção.
E para internet, mesmo tendo 300 usúarios será feito poucos acessos, qual sofware.
A questão de hardware? os 2 com PIV, memória, hd.dá uma dica ai.
O de aplicação, na sua opinião você colocaria qual software.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 15 Jun 2006, 16:40

Seria interessante você pesquisar sobre cabeamento estruturado.

Procure por metodologia top-down.

1 - Identificação e meta do cliente
você identifica a rede existente (estrutura física e análise), entende o negócio do cliente, veja o que ele tem de idéias e reclamações como um usuário. Identifique falhas técnicas e de usuários, crie vantagens competitivas. Veja o que pode melhorar.

2 - projeto da rede lógca
você desenvolde a topologia de rede. Isso depende do tamanho, características, tráfego, etc... É elaborado um modelo de endereçamento de camadas (OSI) e seleciona os protocolos a serem utilizados.
Projeto de segutrança, gerenciamento, etc...

3 - Rede física
você escolhe a tecnologia adotada e define os equipaentos necessários para seu funcionamento. (hub's, roteadores, servidores, switches, etc). Inclluindo o cabeamento (metálico, óptico), sua categoria, etc...
Atente-se a tecnologias já utilizadas na rede existente e veja o oq pode aproveitar.

4 - Testes, documentação, etc..
Aqui, desenvolve-se toda a documentação da rede "as built" contendo testes, identificação, plantas, etc...

Lógico que isso que te passei é teoria, mas ajuda muito.

Procure sobre normas de cabeamento estruturado ANSI/TIA/EIA 568b, ANSI/TIA/EIA 569 e ANSI/TIA/EIA 606
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder