Fazer uma sub-rede identificar e participar da principal

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
Rafael David
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:18 Abr 2011, 17:52
Localização:Mauá/SP
Fazer uma sub-rede identificar e participar da principal

Mensagem por Rafael David » 18 Abr 2011, 17:58

Boa noite pessoal, caçando na internet hj conhecí esse site e achei muito bom!!

Tenho uma dúvida na configuração de uma rede aqui no meu serviço, tentarei explicar aqui o que acontece.

Trabalho em uma escola e todos os computadores aqui são interligados via rede com switch. Só na parte da secretaria são 5 computadores + 1 da coordenadora e +15 na sala de informática. Todos com compartilhamento de arquivos, impressoras e internet.

Mas houve a necessidade de se abrir espaço para notebooks dos professores. A diretora então comprou um roteador da D-Link (DI 524).

O problema é o seguinte: instalei o roteador no meu pc (um dos 5 na secretaria) e configurei. A configuração ficou OK, o notebook entra na internet tbm via wireless, mas o meu pc e o notebook ficaram sem o compartilhamento de impressoras e arquivos, pelo fato de ter virado uma sub-rede, correto?

Pois bem, essa é a minha dúvida: como fazer meu pc e os notebooks acessarem as pastas da rede e as impressoras compartilhadas da rede principal?

Desde já agradecendo a atenção dispensada ao (longo) post aqui!!
Rafael David.

Srnetwork
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:9
Registrado em:23 Fev 2011, 15:17

Mensagem por Srnetwork » 24 Mai 2011, 12:56

Caro amigo,
a sua solução não é muito complicada, mas para indicar uma melhor topologia a ser adotada, gostaria de mais detalhes como modelo do switch e como estão conectados os equipamentos e em qual rede cada um deles está operando. Há como fazer o que você quer de forma tranquila, me passa uma espécie de diagrama da rede p dizer como você deve proceder.

xnoturno
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:05 Nov 2011, 17:36
Localização:Linhares

Mensagem por xnoturno » 05 Nov 2011, 17:48

liga o da sua rede direto na Lan do roteador e desativa o dhcp do router
pode n ser o correto mas fuciona.

zhuxin1207
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:04 Mai 2012, 00:53

Mensagem por zhuxin1207 » 04 Mai 2012, 00:56

a sua solução não é muito complicada, mas para indicar uma melhor topologia a ser adotada .Imagem

Raphael Zamith
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:03 Jun 2012, 11:58

Mensagem por Raphael Zamith » 03 Jun 2012, 13:26

Me tire algumas duvidas, essas impressoras são de rede? ou estão ligadas em um pc?
o que pode ter acontecido é que se estiver em um pc essas impressoras, este pc mudou de ip se o mesmo estava com dhcp ativo e não estatico.
Caso as impressoras sejam de rede as mesmas podem ter mudado o ip também, verifique os ips destes hosts. Por ser uma rede pequena aconselho deixar ip fixo nas maquinas, caso prefira manter em dhcp estes compartilhamentos serem feitos por nome e não por ip.

Responder