Obter IP de serviço DHCP Relay de outro switch em cascata

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
eleudson
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:8
Registrado em:18 Fev 2011, 15:11
Localização:Iguatu - CE
Obter IP de serviço DHCP Relay de outro switch em cascata

Mensagem por eleudson » 03 Mar 2011, 21:24

Configurei um 3Com com VLANs e DHCP relay que está funcionando perfeitamente (http://www.eleudson.com.br). Agora preciso que os equipamentos conectados em um outro switch (DLink) possam obter IP do mesmo servidor DHCP. O 3Com é camada 3 o DLink camada 2.

Alguém pode me dar uma pista?

Srnetwork
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:9
Registrado em:23 Fev 2011, 15:17

Mensagem por Srnetwork » 24 Mai 2011, 13:05

Caro amigo,
vamos ver se entendi o q você quer com o q passou no post : o 3Com é L3 e está com algumas vlans configuradas e você configurou o dhcp relay para que os hosts possam receber ip de forma dinamica de um servidor que está eu uma rede diferente. Vamos lá.

Primeiro só p lembrar, as requisiçoes de DHCP (DHCP request) são encaminhadas pelo host via broadcast, e como cada interface L3 é um domínio broadcast, há a necessidade de indicar o Router para encaminhar o tráfego broadcast para um determinado host em outra rede.

O q você precisa verificar primeiramente é se existe rota para o servidor DHCP primeiramente, se não estiver diretamente conectado no router; segundo testar se o servidor está configurado corretamente.

Fora isso não tem muito mistério, não conheço bem o equipamento q você está utilizando, mas o conceito é o mesmo. Qlq dúvida pode fazer contato e tenta colocar mais detalhes p poder ajudar melhor.

Abç.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 25 Mai 2011, 06:08

Esse D-link vai receber hosts de apenas uma subnet, conecte o D-link numa interface do seu equipamento de camada 3 e configure aquela porta como acesso para a determinada vlan dos usuários do D-link.

Se for pra diversas vlans, crie um trunk (802.1Q) entre o D-link e o seu equipamento de camada 3, permitindo essas vlans.

Configure os gateways destas vlans/subnets no seu equipamento de camada 3, bem como o dhcp relay para cada vlan e pronto!

como a conexão entre o D-link e o seu equipamento de camada 3 será via camada 2 (tanto como trunk ou como access para uma vlan específica), ele propaga para o gateway, o qual terá o relay configurado, transoformando o DHCP request (broadcast) em unicast e encaminhando para o DHCP server.
Ronaldo A. Bueno Filho

eleudson
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:8
Registrado em:18 Fev 2011, 15:11
Localização:Iguatu - CE

Mensagem por eleudson » 27 Mai 2011, 08:27

Caros, eu tentei fazer a ligação via trunk, assim como sugere o Ronaldo, mas a funcionalidade de DHCP Relay que está configurada no 3Com (L3) não fica disponível para o DLink (L2). Creio que é porque os fabricantes têm suas próprias implementações deste protocolo.
Depois configurei um servidor DHCP Linux com suporte a VLAN, recebendo as conexões pela interface configurada como Trunk, ligada ao 3Com, e os dois switches funcionaram perfeitamente.
Estou focado em configurar a rede da forma que está, com o servidor Linux, mas quando concluir vou testar novamente com o DHCP Relay.
O problema atual (sempre tem um :) ) é saber como redirecionar o tráfego para um segundo gateway, quando o primeiro se torna indisponível. Mas vou postar um novo assunto no Fórum.
Desde já agradeço as contribuições e fico à disposição para continuarmos a conversa.
Att.
Eleudson

Responder