Redes e subredes Tópico resolvido

Informações sobre conefecção de diagramas, normas e metodologias de projetos de redes.
EPNantes
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:13 Dez 2010, 12:38
Localização:Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Redes e subredes

Mensagem por EPNantes » 13 Dez 2010, 15:58

Boa tarde, quero montar uma rede bem grande com a seguinte organização:
Prefeitura-Secretaria-Orgão-PC, até aí a solução parece óbvia,
255 .255 .255 .0
Rede, Rede, Rede, Host.

Porém se optar por usar classe C precisarei usar 192.X.X.X mas teria problemas com vários IP válidos já que somente 192.168.X.X são reservados para redes locais

Se optar por classe A usarei 10.X.X.X mas não quero uma rede só portanto ao invés de usar
255 .0 .0 .0 usarei 255 .255 .255 .0 conforme minha necessidade
Rede.Host.Host.Host Rede.Rede.Rede.Host
acima, o problema é que o windows 7 dá msg de rede dizendo que a combinação de IP e máscara não é valida, além do que quem administra meu servidor windows server diz que o windows server não vai permitir e poderemos ter problemas

Como então resolver este problema para que possamos usar redes com até 254 hosts por rede com identificação de redes no segundo e no terceiro octetos ?

vmosconi
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:25
Registrado em:01 Jan 2011, 12:45

Mensagem por vmosconi » 01 Jan 2011, 13:20

Usa Classe B

172.16.x.x

e a mascara vai depender de qtos host você vai precisar por rede

eu colocaris 255.255.255.0

ou coloca subrede..

dificilmente você vai ter mais de 5oo cpus (2 redees de 254 hosts)

EPNantes
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:13 Dez 2010, 12:38
Localização:Santa Cruz do Rio Pardo - SP

Mensagem por EPNantes » 04 Jan 2011, 08:27

vmosconi escreveu:Usa Classe B

172.16.x.x

e a mascara vai depender de qtos host você vai precisar por rede

eu colocaris 255.255.255.0

ou coloca subrede..

dificilmente você vai ter mais de 5oo cpus (2 redees de 254 hosts)
===============================================
Valeu a dica pela qtde de hosts OK, mas a questão é que a classe B não atende o formato de organização de que eu preciso

REDE-REDE-REDE-HOST, no segundo octeto 172.*16*.X.X onde eu já precisaria mexer eu não posso por causa dos IPS válidos assim como na classe C

Se Isso for possível e não me der nenhum tipo de incopatibilidade ou dor de cabeça com SERVIDORES DE INTERNET BRAZILFW, SERVIDORES WINDOWS SERVER, RÁDIOS AIRAYA e UBIQUITI, e ROTEADORES LINKSYS e TPLINK; o dieal para mim seria usar o formato
10 .X .X .X com máscara
255 .255 .255 .0
REDE.REDE.REDE.HOST
minha única preocupação é tentar usar isso e depois ter algum tipo de conflito falha ou mau funcionamento na minha rede

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 20 Jan 2011, 19:36

172.16.0.0 a 172.31.255.255 são privados

Não entendo porque você não pode usar a rede 10. A única explicação, é se o range pretendido já estar em uso.

Sobre o erro do windows, muito provavelmente você está entrando com algum endereço inválido (combinação máscara/IP)

Exemplo:
10.1.1.1 255.255.255.0 é válido para host
10.1.1.0 255.255.255.0 não é válido para host, pois é endereço de subnet.

Verifique quais endereços, no seu ambiente, já estão em uso. Então, defina qual escopo de endereçamento você pode usar.

Exija explicação do pq o windows não aceitaria. E outra... quem define endereçamento não é o time de server, mas o time de redes.

Lembre-se que você está definindo um padrão que pod ficar limitado no futuro. Tenha certeza de que os 254 hosts serão suficientes, prevendo crescimento (mesmo que não haja previsão, deve-se deixar hosts e subnets livres para uso futuro).
Ronaldo A. Bueno Filho

igorvilaca
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:05 Abr 2011, 23:42

Mensagem por igorvilaca » 06 Abr 2011, 00:07

Amigo você não é obrigado a usar os mesmos IP's dos Hosts nos equipamentos para que sua rede funcione. Você pode usar uma faixa com mascara /16 ou /24 para as bridges sem problemas, já para os hosts você pode usar outra faixa, incluse se não quiser que eles se enxerguem coloca máscara /32.

O segredo para você não endoidar o cabeção é saber criar as subredes em seu roteador, se seu roteador não estiver configurado corretamente não vai rolar portanto não coloque a culpa nas máscaras de rede.

Pesquise no forum do BFW como se faz para criar subnet's nele... caso você use esse software que você citou, já deve ter alguma discursão por lá, sempre tem...
EPNantes escreveu:
vmosconi escreveu:Usa Classe B

172.16.x.x

e a mascara vai depender de qtos host você vai precisar por rede

eu colocaris 255.255.255.0

ou coloca subrede..

dificilmente você vai ter mais de 5oo cpus (2 redees de 254 hosts)
===============================================
Valeu a dica pela qtde de hosts OK, mas a questão é que a classe B não atende o formato de organização de que eu preciso

REDE-REDE-REDE-HOST, no segundo octeto 172.*16*.X.X onde eu já precisaria mexer eu não posso por causa dos IPS válidos assim como na classe C

Se Isso for possível e não me der nenhum tipo de incopatibilidade ou dor de cabeça com SERVIDORES DE INTERNET BRAZILFW, SERVIDORES WINDOWS SERVER, RÁDIOS AIRAYA e UBIQUITI, e ROTEADORES LINKSYS e TPLINK; o dieal para mim seria usar o formato
10 .X .X .X com máscara
255 .255 .255 .0
REDE.REDE.REDE.HOST
minha única preocupação é tentar usar isso e depois ter algum tipo de conflito falha ou mau funcionamento na minha rede
Igor Lima

Responder