Link/ACT do switch ativado sem conexão

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
oklrios
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:09 Mar 2009, 15:23
Link/ACT do switch ativado sem conexão

Mensagem por oklrios » 09 Mar 2009, 15:33

Prezado senhores, saudações.
Este é meu primeiro contato com o grupo. Sou administrador de redes e estou com um probleminha o diagnostiquei mas não sei como resolver.

Tenho uma rede com 6 switch. Um deles está com 3 portas ativas (leds) mesmo sem cabo linkados nessas portas. Quando ele está conectado à rede, toda a rede fica lenta e perdendo pacotes.
Sei que o equipamento entrou em loop, mas o que ocorreu com as portas que ficam ligadas mesmo sem cabos conectados?
Qual procedimento devo tomar para resolver o problema deste equipamento? Não posso usar este Switche (24 portas, layer 3), pois toda minha rede perde os compartilhamentos e acessos!

Grato.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 09 Mar 2009, 18:24

É um switch gerenciável não é?

Você consegue resetar toda a configuração ou desativar as portas com problema e fazer alguns testes antes de reativá-las?

Se possível, tente fazer esses testes em uma rede isolada.

É um switch da 3Com? Eles costumam dar garantia life time em quase todos os seus equipamentos. E um switch desse nível, provavelmente tem essa garantia deles.

oklrios
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:09 Mar 2009, 15:23

Mensagem por oklrios » 10 Mar 2009, 08:30

Olá, só uma alteração... Esse switche não é layer 3, ele está na camada 2...
É gerenciável, não é 3Com, é da família DES 300 da D-Link.
Alexandre, como resetar ou desativar as portas deste equipamento?

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 10 Mar 2009, 22:03

Olá.

Teria que saber o modelo exato para pegar um manual.
Mas, talvez você possa acessar pela porta serial, através do hyper terminal. Tente velocidade da porta é 9600, Data Bit: 8, Parity: none, Stop Bits:1 e flow control: none.

Ou, um modelo que eu vi o manual aqui, tem o IP padrão de fábrica 10.90.90.90, mas não sei se é para a série toda.

oklrios
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:09 Mar 2009, 15:23

Mensagem por oklrios » 11 Mar 2009, 10:27

Prezado Alexandre, fiz alguns testes (lógico) no switch (DES-3026) e não deu certo. Encontrei o manual dele (inglês). Acredito que o problema possa ser no circuito elétrico....

Usei alguns comandos no Console RS-232 (serial): reset system; config ports 1-3 speed 100_full state disable|enable..... e n teve resultados...

Obs: quando coloco o cabo UTP, as três portas entram em Loop constante e disparam os leds do Link e mesmo retirando o cabo eles só desativam quando o switch é desligado. Voltando a ligar os três pontos ficam ativos.

Vou mandar para alguma autorizada!!!!!!

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 11 Mar 2009, 11:04

Realmente não parece ser alguma configuração errada ou perda de configuração, que normalmente ocorre.

Não sei quanto às políticas da D-Link, espero que eles ofereçam um bom atendimento e resolvam rapidamente o problema ou substituam o equipamento por um novo, como a 3Com costuma fazer com a maioria dos seus produtos.

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

Situação parecida

Mensagem por Gasper » 11 Mar 2009, 12:57

Caro oklrios, já passei por uma situação identica a sua e a forma de resoluçao foi realmente leva-la até um tecnico de eletronica para ele constatar que estava ocorrendo erro no circuito eletrico e não em configuração. A solução que deveria ser de urgencia foi a troca do equipamento.

Ah, levando em consideração o que o alexandre falou a respeito da 3com, seria melhor a substicuição lenta dos equipamentos por equipamentos de superior qualidade e de boa garantia.


:roll:

Gasper

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 16 Mar 2009, 01:28

Se você não possui garantia e não quer trocar o equipamento agora, talvez você possa tentar "shutar" a porta administrativamente.

Não sei se é o caso, mas já tentou "shutar" a porta? Caso não, experimente deixar a porta como administrativamente down. Trabalho muito com Cisco, não conheço os D-Link. Depois, experimente ligá-lo na rede e veja o que acontece. Adicione uma descrição na interface algo como "BAD PORT", etc, para que ninguém mais habilite a porta novamente, evitando assim, outages ou problemas futuros.

Caso isso funcione, pense que é apenas um "workaround". Se for constatado realmente um problema físico de circuito, troque o switch assim que possível.
Switches que começam a dar problemas físicos, como queima de interfaces, problemas diversos com seus circuitos elétricos, geralmente, em pouco tempo, aparecem outros problemas, ou, até mesmo, param de funcionar.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

Não conheço essas experssões

Mensagem por Gasper » 16 Mar 2009, 12:10

Caro ronaldobf,

Você poderia colocar o significado dessas expressões para mim e o pessoal do forum podermos entender melhor ??

Confesso que não me recordo destas espressões.
" shutar e workaround "

Agradeço



:roll:

Gasper

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 16 Mar 2009, 18:15

Olá.

Quando ele disse "shutar", provavelmente se referiu ao comando para habilitar ou desabilitar as interfaces de roteadores ou switches cisco.

Quanto ao workaround, podemos dizer que é uma "gambiarra" ou um paliativo. :D

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 16 Mar 2009, 20:12

Opa! Foi mal... é exatamente isso.

em Cisco, existe o comando shut para desabilitar uma porta, isto é, mesmo que você conecte algo na porta, ela não permitirá tráfego, pois estará administrativamente down (desabilitada). Para habilitar, é o comando "no shut". No ambiente, convencionou-se a dizer shutar a porta :) pra variar, conjugando a palavra em inglês hehe...

"workaround" é a palavra em inglês para gambiarra, mas nem sempre no sentido negativo. Ela é usada como resolver o problema momentaneamente, até que seja feita uma solução definitiva.

work - trabalho
around - em torno

É outra expressão usada no meio :)

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

Entendido

Mensagem por Gasper » 16 Mar 2009, 20:56

A existe estas opções para roteadores D-link ???

entedido o significado...

agradeço a atenção.


:roll:

Gasper

Responder