Interligando duas redes com cabos via wireless

Para quem pretende montar, ampliar ou solucionar problemas de pequenas redes no escritório ou em casa.
stroog
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:22 Nov 2008, 01:00
Interligando duas redes com cabos via wireless

Mensagem por stroog » 22 Nov 2008, 01:03

Ola, sou ignorante nesse assunto e apos muita pesquisa não sei o que fazer. Tenho aqui em casa dois routers linksys, um wrt54gs e um wrt54g-na. Um pdeles esta ligado ao modem adsl e um computador via cabo. O outro esta ligado ao meu receiver e a um outro computador, tb via cabo. Gostaria de saber como fazer os dois se comunicarem via wireless isso ehh possivel. Obrigado

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 05 Jan 2009, 14:01

Até onde eu sei, via wireless, você não consegue comunicação entre os dois wireless. Você teria que ligar um cabo entre eles, usando uma das portas LAN. Aí, os hosts que estão conectados via wireless de cada AP podem se comunicar, desde que ambos tenham o mesmo endereçamento IP, que apenas 1 equipamento funcione como DHCP server e que tenham o mesmo SSID.

O caso do SSID, é para fazer "roaming", onde você se conecta ao AP que estiver com o sinal mais forte.

Tome cuidado na hora de posicionar seus APs. Tente usá-los em locais estratégicos e bem posicionados para a melhor distribuição de sinal.

Uma coisa legal, se seu AP tiver suporte ao DD-WRT linux, você pode ter muito mais controle de seu AP, inclusive, regras de firewall (IP tables), pode criar vlans, fechar loops e usar o STP (Spanning Tree Protocol) ou PVST (Per VLAN Spanning Tree Protocol) para controlar loops, que com um desses protocolos, servem como redundância, caso um dos uplinks caia, etc...

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

EltonTeixeira
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:19 Nov 2009, 13:15
Localização:Curitiba
Contato:

WIFI 2 WIFI

Mensagem por EltonTeixeira » 19 Nov 2009, 13:30

Caro amigo você poderia usar um ap como roteador wireless e o outro como repetidor de sinal.
Um envia e o outro recebe e reenvia, comunicando-se entre eles deste modo.
abcs
HI-TECH

vmosconi
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:25
Registrado em:01 Jan 2011, 12:45

Mensagem por vmosconi » 01 Jan 2011, 12:54

tem como gerenciar sim... se estiverem na mesma faixa IP. pq nao?

Responder