Rede Cabeada/Wireless Doméstica

Para quem pretende montar, ampliar ou solucionar problemas de pequenas redes no escritório ou em casa.
André Cestari
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:13 Jun 2008, 16:03
Rede Cabeada/Wireless Doméstica

Mensagem por André Cestari » 13 Jun 2008, 16:16

Srs.,

Desculpe abusar do conhecimento dos amigos, mas gostaria de contar com a colaboração de todos para desenvolver um projeto de rede para minha residencia.
Recorri ao forum, pois apesar de a alguns anos ter cursado Técnico em Processamento de Dados, não sou conhecedor do assunto, e gosto de fazer as coisas "hand made".

A idéia...

Gostaria de disponibilizar rede cabeada a todos os comodos da casa, além da opção de rede wireless dentro e fora da casa!
Sei que um roteador wireless desses mais comuns como DLink e LinkSys faz o serviço, mas acredito que não teria o número de portas para a rede cabeada que eu preciso, além do mais, também gostaria que o sinal wireless atingisse todo a área externa da casa, e sei que o sinal wireless é bem limitado, principalmente quando dispomos de barreiras como paredes, etc...
Claro que por se tratar de uma rede doméstica, não pretendo gastar horrores com hardware!

Agradeço pela ajuda e peço desculpas pelo abuso!

Abraços,

André Cestari

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 15 Jun 2008, 06:52

André,

Na verdade, tudo depende do que você se refere em relação ao cabeamento residencial.
Pelo que percebi, você quer apenas pontos de rede pensando em computadores. Caso este seja seu caso, aconselho você investir em Wireless e instalar apenas poucos pontos pela casa, pois os notebooks já são produzidos com wireless integrado. Os PCs, estes são grandes e podem ficar em lugares mais ou menos conhecidos na casa.
Sendo assim, aconselho a você comprar um bom Access Point. Já o número, vai depender da área de sua casa. Talvez com apenas 1 access point de bom ganho (dbi), você consiga abranger toda sua casa.
Sobre o cabeamento, o Roteador wireless possui, geralmente, apenas 4 portas para switch. Aconselho você a comprar um switch.
Numa das portas deste switch, você conecta os access points e outros pontos espalhados pela casa. (Lembrando de que não é aconselhável lançar o cabeamento UTP no mesmo conduíte do cabeamento elétrico.

Eu, particularmente, acho que se você for investir em cabeamento residencial, vale a pena gastar um pouco mais e investir em produtos. Assim, você conseguiria integrar serviços como TV, dados, voz, etc.
Todo o cabeamento seria centralizado num único shaft. Neste shaft chegariam os pontos de TV a cabo, telefone, dados, etc. Existiriam terminações para cabo coaxial, UTP, etc.
Através de cabos de manobra, você poderia integrar qualquer serviço.

Esta última forma, é aconselhável fazer quando a casa ainda está em construção, barateamento os custos.


Em suma!!! No seu caso, acredito que seria interessante investir em Wireless e passar apenas poucos pontos de rede cabeada em sua casa, em lugares específicos, como 1 ponto em cada quarto e 1 na sala.

Conselho:
Para evitar troca de todo o cabeamento quando um problema ocorrer, lance o cabo até o ponto, crie uma "tomada"(outlet) que é mais conhecido como RJ-45 fêmea ou jack. Na ponta do switch, é aconselhado o mesmo. Assim, o cabeamento que passa pela sua casa ficará estático. Depois, é s'comprar dois cabos (patch cord) que você conecta o seu computador ao ponto de rede e o switch ao ponto de rede. Se necessário troca de cabo, muito provavelmente será o patch-cord. Também, esteticamente fica feio um cabo pendurado, sem uso no meio da sala. Uma tomada é muito mais bonita :)

Escrevi aqui meio por cima, com pressa e sem revisar, pois estou no trabalho. Mas acredito que dá pra entender a idéia.

abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 15 Jun 2008, 06:59

sobre a wireless, existe um cabo chamado "cabo irradiante", que é usado para expandir o alcance do access point.

Simplesmente, é um cabo conectado no encaixe da antena do AP. Este cabo é como um cabo coaxial onde, em sua malha, possui furos que deixam passar o RF. Este cabo pode ser lançado pelo perímetro de sua casa, com furos apontados para dentro (Pode ser no fôrro), assim, toda sua casa teria cobertura.

Você teria que conversar com revendedores e fabricantes para especificações como qual é a metragem limite, qual tipo de cabo é recomendado, etc...

Não tenho muitas informações sobre este cabo, mas é uma opção.
Ronaldo A. Bueno Filho

André Cestari
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:13 Jun 2008, 16:03

Mensagem por André Cestari » 16 Jun 2008, 10:50

Ronaldo,

Esclarecedor esse seu post!
É justamente o que estava pensando...
Acho que aproveitar o bonde e fazer com o telefone o mesmo que penso em fazer com a rede seria realmente interessante!
Mesmo que não utilize essa "convergencia" hoje, poderia facilitar as coisas num futuro próximo.
OK. Eu pretendo pesquisar mais sobre esse "cabo antena", mas a idéia base seria utilizar um access point dentro de casa, mais um do lado externo com uma boa antena, mais o cabeamento para os comodos tipo "tomada" como você comentou.

Agora a parte técnica da coisa... ja vi um switch, mas não sei exatamente como ele trabalha, nem como se configura...
Posso ligar todos os pontos de rede, o modem DSL (WAN) e os access points nesse switch e ele faz todo o trabalho ou preciso de mais algum equipamento?
Para configurar um roteador é moleza, ele ja tem as entradas dos PCs a serem interligados e a entrada WAN onde entra o sinal da Internet. Para configurar o switch é o mesmo esquema?
Plugar mais de um access point no mesmo switch é redundancia, serviria somente para espalhar o sinal wireless pela casa... gostaria de fazer esse trabalho todo com as próprias mãos! você acredita que isso seria possível?
Deu pra perceber que tenho muitas dúvidas sobre a configuração dessa parafernalha toda!?

Valeu!

André Cestari

André Cestari
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:13 Jun 2008, 16:03

Mensagem por André Cestari » 18 Jun 2008, 10:54

Personas,

Alguém ja utilizou IP PBX???
http://www.3cx.com.br/central-telefonica/index.html
Comparando com a telefonia tradicional, a qualidade é igual???
Pensando na convergencia, automação residencial, achei bem curioso, nunca havia ouvido falar e pesquisando sobre o assunto to achando bem interessante.

Abraços,

André Cestari

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 25 Jul 2008, 06:03

É interessante, mas temos software livre para isso. o Asterix, para unix.

Se for apenas para sua rede local, fica perfeito. Agora, se for usar para fora, você concorre com qualquer outro pacote na rede de outros internautas, pois os provedores não darão prioridade para os pacotes de voz (QoS).

Se você for integrar sua telefonia convencional para fora de sua empresa ou residência, normal. você traz o tronco para o gateway VoIP, configura o asterix para ser seu PBX, inclusive com answer machine (URA), etc... Se você tiver filiais, pode usar sua conexão com internet, tendo a filial como ramais (mas cai naquele esquema de não ter QoS na internet). Independente, se estiver ruim a ligação, você liga pelo tronco da telefonia convencional.
Se tiver um link dedicado, aí é perfeito... nada de conta telefônica para entrar em contato com as filiais.

Independentemente, hoje, VoIP é uma boa escolha!

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

vmosconi
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:25
Registrado em:01 Jan 2011, 12:45

Mensagem por vmosconi » 01 Jan 2011, 13:08

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tuto ... gina_3.asp

informações sobre este tipo de cabo.

pelo q ta escrito não ´pe indicado para usar nas suas condiçoes

Responder