E-Book Projeto e Gestão de Redes

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:
E-Book Projeto e Gestão de Redes

Mensagem por alexandre » 02 Mai 2005, 01:17

Amigos,

Estamos escrevendo um E-Book bastante completo e didático sobre Projeto e Gestão de Redes de Computadores.

Para isso, selecionamos além dos temas obrigatórios, também aqueles que não encontramos na internet ou em outros livros.

Mas, para ele se tornar mais completo ainda, gostaríamos de saber quais os temas que você gostaria de encontrar nesse E-Book.

Poste aqui as suas opiniões, não é preciso se cadastrar para responder.


:wink:
Editado pela última vez por alexandre em 01 Jun 2008, 17:05, em um total de 1 vez.

ferbortolasci
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:03 Mai 2005, 16:54
Localização:Norte do Paraná

Mensagem por ferbortolasci » 03 Mai 2005, 16:56

Além do tradicional acho que seria interessante colocar assuntos relacionado a Comunicação sem Fio (Wireless), tecnologia que vai realmente fazer a diferença daqui pra frente
Fernando Henrique Bortolasci

deuler augusto

Home PNA

Mensagem por deuler augusto » 06 Mai 2005, 10:52

acho interessante e pouco divulgado o sistema Home Pna... como fazer, o que comprar seria muito util

Avatar do usuário
alissonmorais
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:57
Registrado em:05 Mai 2005, 13:25
Localização:Divinópolis - MG

Mensagem por alissonmorais » 24 Mai 2005, 10:51

Olá Alexandre, acho que uma esplanação sobre ferramentas de administração, como SNMP e seu uso, NFS, e até mesmo acesso a ASP (Application Service Provider), devido aos ERP's seriam interessantes.
Jesus is the way
><(((º> ~~~

zeus_br77
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:14
Registrado em:24 Mai 2005, 23:55

Mensagem por zeus_br77 » 25 Mai 2005, 00:27

Seria interessante abordar alguma ferramenta para gerenciamento e/ou monitoramento de rede, como o ethereal por exemplo.

kadutheway
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:02 Jun 2005, 12:52
Localização:Vassouras / Valença

Redes PLC e WiMax

Mensagem por kadutheway » 02 Jun 2005, 13:00

Seria Interessante abordar Redes PLC e WiMax, que estão em voga no momento.
KADU, The Way

marceloredes
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:07 Jul 2005, 10:30
Localização:Salvador/BA
Contato:

E-book

Mensagem por marceloredes » 07 Jul 2005, 10:42

Quando for citar as normas do projeto, será interessante colocar as normas internacionais e a nacional, para que possamos fazer uma comparação.

Ats,
Marcelo Anderson

Ernandi
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:01 Ago 2005, 23:51
Localização:são paulo

Mensagem por Ernandi » 01 Ago 2005, 23:58

Creio que a programação orientada a comunicação é muito importante, já que poucas pessoas gostam deste tema mas de extrema importância, muitas vezes um pequeno script resolve vários problemas de redes.
Grato Ernandi.

Marcus V. N. Pontes

Automação em Geral !!!

Mensagem por Marcus V. N. Pontes » 09 Ago 2005, 15:15

Poderia estar colocando no e-book, projetos sobre automação, como: automação residencial, predial, industrial e seu mercado de trabalho. seria de grande interresse pois, área de automação a ser sinônimo para integração e uma preferência para muitos, na medida em que diminui os custos,como por exemplo o uso da energia, além de gerar conforto e segurança para os ocupantes de uma edificação.
Trata-se de um mercado em crescente expansão e com um potencial bastante expressivo, onde existem inúmeras aplicações e produtos para facilitar as atividades do dia-a-dia visando trazer mais conforto para seus usuários.

obrigado, Marcus.

alcy

Mensagem por alcy » 16 Set 2005, 23:51

A certificação, equipamentos usados e como fazer.

marceloredes
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:07 Jul 2005, 10:30
Localização:Salvador/BA
Contato:

VoIP

Mensagem por marceloredes » 19 Set 2005, 15:57

Não vamos de deixar de mencionar o VoIP, Ok?
Marcelo Anderson

Fabiohga
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:03 Out 2005, 13:09
Localização:Niterói-Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fabiohga » 07 Out 2005, 12:11

também seria interessante explicar como se faz para trocar uma rede 10/100 para 1GB.
1 Abraço.
Tel: 21(9154-5473)

Tuxjr
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:04 Nov 2005, 12:10

Mensagem por Tuxjr » 04 Nov 2005, 12:15

:D É muito raro tambem encontramos uma secção de "possiveis problemas, e suas soluções." Além do que, existem vários programinhas na rede que auxiliam na monitoração da rede, poderia haver algumas dicas de programas que fossem free para o auxilio.

Um Abraço!

Avatar do usuário
edvan_barros
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:07 Dez 2005, 12:39
Localização:Salvador/Bahia
Contato:

Certificações.

Mensagem por edvan_barros » 07 Dez 2005, 12:47

Poderia colocar também algumas coisas sobre Certificações: BISCI, CCNA, CCIE, CCNP, Furukawa, Panduit e entre outras.
Edvan
Telecommunications

Visitante

Mensagem por Visitante » 27 Mar 2006, 09:35

Bom dia. Acho que se querem fazer algo completo e didático, seria legal ilustrar, desde o início, as etapas de confecção dos cabos, a ligação entre as máquinas e a configuração de cada uma, pois conteúdo é possível achar em qualquer lugar, mas com a prática fica mais fácil entender.

futura leitora

E-book

Mensagem por futura leitora » 28 Mar 2006, 18:49

Ficou pronto seu e-book? qual o endereço para acesso?

Visitante

Retorno de investimento

Mensagem por Visitante » 03 Abr 2006, 18:34

Acho interessante, uma das fases do projeto, como formular uma boa proposta. Calcular o retorno de investimento do cabeamento, para converncer o cliente de que é um investimento e não um gasto e mostrar isso em gráficos e números.

Eu achei algumas coisas como ROI, etc, mas acabo não usando.

Abraços

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 03 Abr 2006, 18:36

O visitante acima era eu. esqueci de logar.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

tucanno
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:31 Mai 2005, 15:37
Localização:Belo Horizonte

Mensagem por tucanno » 29 Abr 2006, 16:16

Bem, algo que julgo interessante, e que inclusive estou escrevendo sobre o assunto de Troubleshooting em redes. Muitos livros e materiais ensinam muito sobre as teorias de redes, mas para o leitor, principalmente o iniciante, não fica muito claro como fazer para realizar uma manutenção de rede. É claro que cada caso é um caso isolado, mas a partir do momento que se tem em mãos um plano de diagnóstico, acho que tudo fica mais fácil.

Espero ter contribuído.
Eli de Souza

ti.felipe.santos
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:30 Jun 2006, 11:37

Mensagem por ti.felipe.santos » 30 Jun 2006, 11:45

Gostaria de mencionar também que no caso da Gestão de Redes seria interessante comentar sobre o TCO ( Total Cost of Ownership ) Custo total de Propriedade incluindo formas mais praticas e claras de inclusão.

E se possível gostaria de saber se o material está pronto ou alguma infomação do andamento.

Obrigado,
Felipe

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 30 Jun 2006, 18:55

Olá Felipe,

Estamos buscando material para agregar ao livro.
O material precisa ser inédito e exclusivo, por isso o trabalho é bastante cuidadoso.

liubala2000
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:09 Jul 2006, 14:50
Contato:

Mensagem por liubala2000 » 09 Jul 2006, 14:57

Velho acrecenta tambem segurança em rede wireless porque hoje em dia o tutoriais sobre segurança são pouco e não tem nada que possa ser aproveitado neles... bls
porque eu tenho um provedor aqui via radio mais não consigo ter 100% de segurança na minha rede tem alguns engraçadinho q consegue acessar internet de graça.
prec

Josué
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:05 Ago 2006, 19:55

Mensagem por Josué » 05 Ago 2006, 20:03

Comparativos de sistemas operacionais, aplicativos e utilitários proprietários e freewares (opensourse ou não), confrontando seus pontos fortes e fracos e a relação custo-benefício, evidentemente com as conclusões resultantes destas comparações.

Quando sair o e-book, me avise eplo meu e-mail, por favor.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 01 Out 2006, 22:57

Acredito que seria interessante, já que nosso Brasil não tem a cultura de investimentos em tecnologia (engenheiros civis, pequenas e médias empresas, etc). Tudo isso inviabiliza todo o projeto, pois se uma construção não prevê a infra-estrutura de telecomunicações, a empresa que se instalar no local gastará milhares de reais para suprir as necessidades.

Seria interessante ao meio de todo o e-book, abordar a conscientização dos profissionais da área de construção civil e das empresas a importância de se preocupar com a telecom no início de um projeto, de uma construção ou mesmo do retorno e que eles irão economizar muito com isso. Claro, sei que quem não é da área de telecom, dificilmente terá interesse de ler com apreço um e-book sobre redes, mas acredito que é um assunto importante criar a cultura de prever as tecnologias.

Outro assunto seria adotar técnicas alternativas que reduzem custos, mas mantém a qualidade. Conscientizando uma empresa a se adaptarem ao Linux, por exemplo.

Sempre, todos esses assuntos, sendo inseridos ao texto de forma natural, sem ter um capítulo específico. Já integar isso na estrutura das informações passadas.

OBS: Também tenho interesse em receber este e-book e se necessitarem, estou a disposição para ajudar e colaborar.

Abraços.
Ronaldo A. Bueno Filho

Fernando Romeiro
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:9
Registrado em:18 Jul 2007, 19:45
Contato:

Olá Alexandre,

Mensagem por Fernando Romeiro » 05 Ago 2007, 20:21

todos os tópicos citados são interessantes e oportunos também...

Mas quando o assunto é rede de computadores deve-se sempre ter em mente as suas condições de segurança para um devido funcionamento. Pois a cada dia o setor de TI (que antes era tido como um anexo) passa a ser tratado como estratégico para as corporações nos tempos atuais...

Tenho acompanhado uma série de lançamentos de livros que falam sobre a questão de segurança à nível lógico (com softwares de monitoramento, de controle de táfego etc), entretando não tenho visto a preocupação com a segurança física...

Quando falo segurança física faço referência as condições de temperatura, plano de contingência, sala-cofre para servidores, controle de acesso ao CPD, controle de umidade, sistema de monitoramento de incêndio...

Entendo que segurança digital deve contemplar não só a questão lógica, mas também física. Portanto aqui fica a minha dica de tópico para este e-book e deixo aqui também a minha intenção de colaboração neste projeto.

________________________
Abraços.
Fernando Romeiro

cristianess
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:01 Dez 2007, 14:07

Mensagem por cristianess » 04 Dez 2007, 07:09

acho interessante tambem ensinar como fazer a configuração do wireless passo a passo para usuario iniciantes
Obrigada

Responder