VPN assim funfa?

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
lobao
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:20
Registrado em:22 Nov 2006, 15:06
VPN assim funfa?

Mensagem por lobao » 12 Jun 2007, 09:42

:D Bom Dia Senhores!

Venho com uma boa duvida!

Aqui na empresa é o seguinte, tem 1 link do speedy com 1,2 a 4 mb.
O Modem que é utilizado e o Parks 642r-11 da zyxel, roteado para distribuir os ips.
Tem 9 maquinas e 2 notebooks e 1 access point.

O que queria fazer: Criar uma conexão VPN dos notebooks direto com a rede interna!

Mas é necessario ter um servidor com AD e DNS? Por causa do ip fixo, ou do jeito que está (DHCP pelo modem) vai funfar?

Se possivel gostaria de um passo-a-passo que possa me guiar nesta tarefa!

Agradecimentos

Daron Silva

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 21 Jun 2007, 23:44

Sobre o DHCP, quando você conecta seu equipamento na internet, ele recebe um IP público ou passa por um NAT. Por essa razão, não é possível que o seu DHCP habilitado forneça um IP para seu notebook que está conectado numa outra localidade. Se isso acontecesse, você perderia a conexão, pois você tem que utilizar um IP para se conectar a internet.

O que acontece, é que você tem que instalar um VPN client no seu notebook e executá-lo quando quiser acessar sua rede interna. Isso cria um túnel seguro pela internet.

Se você utiliza um IP público fixo, você pode configurar o seu VPN client baseado nele (Speedy business, por exemp.o). Agora, se o provedor fornecer por DHCP, você terá que utilizar um programa estilo DynDNS, no qual você recebe um nome para seu IP. O nome sempre será o mesmo, no qual você configura na sua VPN client. Já no servidor (na empresa), você instala o updater, que tem a função de informar para aquele nome (DNS), um IP. Dessa forma, toda vez que você digitar o nome (hostname), você consiguirá se conectar a sua rede.

Se não me engano, você tem uma opção dentro destes roteadores SOHO para VPN D-link e similares para fechar VPN. Não estou muito certo disso.
Ronaldo A. Bueno Filho

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Mensagem por vedolin » 28 Jun 2007, 16:07

Só completando oque o Ronaldo disse, em alguns router VPN você tem essa função sim de DynDNS. Você pode cadastrar um conta na No-IP, e la dentro do router, você colocar o seu usuario e o router atualiza ele automaticamente.
Se você não utiliza router VPN, a No- oferece um programa (Win, Linux, Mac) que faz atualiza o seu IP.

Att:Vedolin

lobao
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:20
Registrado em:22 Nov 2006, 15:06

okay mas

Mensagem por lobao » 14 Ago 2007, 12:35

assim o server aqui não e ele que da os ip's... e o proprio modem, e pra criar o servidor vpn não é necessario criar um dominio e um dns? não tenho muita experiencia com win server mas a que me da a entender é isso, ja que quando se entra no wizard ele pede um adaptador de rede que e ligado a internet e outro a qual as maquinas são ligadas e atribuidas os ips!!

To boiando galera!!! :lol: :shock:

Responder