"Micros do grupo de trabalho aparecem e somem!!!!"

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
mendesinfoware
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:26 Jul 2006, 14:59
Localização:Arujá - SP
"Micros do grupo de trabalho aparecem e somem!!!!"

Mensagem por mendesinfoware » 26 Jul 2006, 15:08

Tenho uma rede ponto à ponto, com mais ou menos 26 micros interligados.
De uma semana para cá, comecei a ter o seguinte problema :
Quando entro em "Meus Locais de Rede" (micros XP e 2000), às vezes aparecem todos os micros do meu grupo de trabalho, mas na maioria das vezes, não está aparecendo nenhum... Para acessar minhas pastas compartilhadas em outros micros, tenho de informar o caminho através do comando \\micro01\pasta_compatrilhada, daí acesso tudo normalmente e a impressão continua funcionando perfeitamente.
Alguém tem idéia do que pode ser ??? Antes (à uns 10 dias atrás) tudo estava ok.
Quando por exemplo, desligo o hub e ligo novamente, as vezes voltam todos mas na maior parte do tempo tudo desaparece. Já troquei o Hub e não é o problema. Nada de novo foi feito e nenhuma alteração foi executada.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 04 Ago 2006, 09:07

Olá,
Você já verificou DNS e Wins? Embora wins para máquinas com 2000 e XP não seja tão necessário, recomenda-se o seu uso para redes onde existam máquinas com 92 e 98.

Você trabalha com DHCP ou IP Fixo?


Isso pode acontecer quando não se especifica um IP e nem se usa um DHCP, então normalmente o micro pega um endereço genérico classe B, mas nem sempre os micros da mesma rede se falam com esse IP.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 04 Ago 2006, 09:08

Olá,
Você já verificou DNS e Wins? Embora wins para máquinas com 2000 e XP não seja tão necessário, recomenda-se o seu uso para redes onde existam máquinas com 92 e 98.

Você trabalha com DHCP ou IP Fixo?


Isso pode acontecer quando não se especifica um IP e nem se usa um DHCP, então normalmente o micro pega um endereço genérico classe B, mas nem sempre os micros da mesma rede se falam com esse IP.

mendesinfoware
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:26 Jul 2006, 14:59
Localização:Arujá - SP

Grupo de trabalho que some !!!

Mensagem por mendesinfoware » 07 Ago 2006, 09:27

Eu trabalho com IP fixo. Não uso DHCP. Não tenho DNS nas minhas máquinas
clientes.
Não trabalho com Win95 / win98 na minha rede. Só msm. 2000 e XP.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 10:39

Uma vez, numa lan house, foi instalado 23 estações com windows XP e 1 servidor também com windows XP. P problema é que determinadas versões do Windows, ele não suporta "servir" mais do que 15 computadores. Eu descobri isso depois que um amigo contou essa história, que aconteceu com ele.

Acredito que este problema seja apenas para sistemas operacionais home edition, mas está aí uma possível causa de problema.
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 10:49

Só complementando... Vi você dizendo HUB... joga no lixo. Compre um switch de qualidade. O hub tem muita colisão, dependendo da quantidade de tráfego, pode comprar o "menos pior" dos hubs que não resolverá seu problema. Sempre utilize switch. Com R$ 300,00 você compra um ótimo switch e que sempre funcionará perfeitamente.
O switch trabalha na camada 2 do modelo OSI, isto é, tem a capacidade de armazenar uma tabela MAC (código hexadecimal), que é o endereço físico de cada interface de rede, assim ele dedica toda a velocidade para uma conexão ponto-a-ponto e ao mesmo tempo, deixa livre todas os outros pontos, caso os mesmos queiram se comunicar entre eles ao mesmo tempo.

HUB é broadcast, tudo é enviado para todas as portas. Isso gera muita colisão, sem contar que hub funciona até 10Mbps. Por gerar muita colisão, é praticamente impossível que o hub funcione a toda velocidade e apenas 1 porta por vez poderá enviar dados.
Repare nas luzes de colisão, não param de piscar 1 segundo hehe...

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

mendesinfoware
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:26 Jul 2006, 14:59
Localização:Arujá - SP

Micros da rede somem...

Mensagem por mendesinfoware » 22 Set 2006, 14:22

Valeu Ronaldo. Já fiz isto (joguei os HUB no lixo) e coloquei Switch. Está tudo func. 100%. Depois desta troca, ocorreu o problema novamente. Aí eu pirei. Peguei o medidor de cabos e fui testar ponto por ponto. Por fim o problema na verdade era o seguinte : Havia uma tomada (key stone) que o fio marro (08) ABNT-568A tinha se soltado. E quando o usuário deste micro usava a rede, às vezes ele se conectava normalmente e as vezes não. Foi só crimpar este fio na key stone e nunca mais tive problema com a rede.
Coloquei isto, porque tb. poderá ser útil para alguém.
Abraço à todos que dedicaram parte de seu tempo para responder este tópico.

allanpelais
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:13
Registrado em:28 Abr 2007, 21:26
Localização:Sumaré

Mensagem por allanpelais » 28 Abr 2007, 21:59

cara acho q isso eh pq você não clicou na opção: mostrar todos os computadores,
esse botao fica do lado esquerdo. ok?
keep Delta my Delta

mendesinfoware
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:26 Jul 2006, 14:59
Localização:Arujá - SP

Mensagem por mendesinfoware » 30 Abr 2007, 08:24

allanpelais escreveu:cara acho q isso eh pq você não clicou na opção: mostrar todos os computadores,
esse botao fica do lado esquerdo. ok?
Não meu amigo. Como já respondi anteriormente, o problema realmente estava no Hub, conforme o colega Ronaldo tinha sugerido. Bastou substituir o Hub e tudo voltou a funcionar perfeitamente até hoje.

allanpelais
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:13
Registrado em:28 Abr 2007, 21:26
Localização:Sumaré

Mensagem por allanpelais » 30 Abr 2007, 12:38

mas esse não eh o problema, acho q foi coincidencia
isso ja aconteceu em algumas empresas, e foi com esse procedimento q foi resolvido, se você consegue pingar a maquina não ha pq ela não aparecer no meus locais de rede.


se o seu problema esta resolvido, então beleza
fica valendo a dica como alternativa.
keep Delta my Delta

Responder