TCC Segurança de Redes Wireless (Wi Fi)

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Arison Fernando
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:05 Mar 2007, 16:55
TCC Segurança de Redes Wireless (Wi Fi)

Mensagem por Arison Fernando » 05 Mar 2007, 17:03

Boa Tarde a todos,


Estarei apresentando meu projeto final este semestre, estou finalizando a definição do tema que a princípio é segurança
de redes wireless, em específico a tecnologia Wi-Fi e para afunilar mais o assunto talvez algo específico a segurança nos clientes, a idéia seria montar uma rede local com acesso a internet, seriam feitos ataques e testes de segurança para identificação das vulnerabilidades. Com isso poderia ser proposto mudanças para a melhoria da segurança incluindo WEP e/ou WPA. Penso até em partir para falar de criptografia mas parece complexo. Outro ítem seria fazer um programa que fizesse uma análise e/ou gerasse gráficos ou estátisticas sobre a performance da rede, ataques, geração de logs, etc.....mas não gosto de trabalhar com desenvolvimento e já existem muitos softwares de gerenciamento, inclusive alguns sistemas operacionais instalados no servidor que fazem isto.Então tenho a preocupação de que este trabalho esteja simples e me preocupo para que realmente expresse alguma contribuição.Enfim,alguém está familiarizado com o tema?, poderia me dizer se este é o caminho, tem alguém trabalhando com isto ou tem algo bacana que poderia ser trabalhado, tem alguma idéia, ou se o caminho está errado, que outro tema seria interessante dentro da área de redes. Sei que é um pouco difícil falar como um todo, "area de redes", mais algo específico que está surgindo ou está sendo interessante. Obrigado.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 05 Mar 2007, 21:33

Uma coisa interessante éna segurança de wireless, é utilizar cabos irradiantes. Estes, são um tipo de cabo coaxial ligado na saída da antena Wireless percorrendo toda uma sala, por exemplo no forro falso.

Este cabo, como dito, é uma espécide de cabo coaxial que, ao invés da malha, possui uma capa de cobre com orifícios no qual deixa irradiar o sinal do wireless. Dessa forma, você pode reduzir a potência de seu AP e reduzir a área de atuação (como exemplo, todos os PCs que estiverem até 15 m do cabo terão conexão)
Outro esquema, é mandar fazer o cabo com furos apenas de um lado, assim ele vai irradiar apenas para um dos lados, assim, poderá colocar nas beiradas de uma sala (escondido no forro) e apontado para o lado de dentro da construção. Assim, o sinal não vaza para fora e sua rede fica muito mais segura.

Este é um tema legal também.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Arison Fernando
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:05 Mar 2007, 16:55

Mensagem por Arison Fernando » 06 Mar 2007, 09:47

Estou pensando em "montar" uma situação, como pegar uma empresa com ethernet e migrar tudo para wireless, acho que daria um bom estudo de caso e ficaria um projeto legal. Toda e qualquer sugestão é bem vinda.
Obrigado.

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Dicas

Mensagem por vedolin » 10 Mar 2007, 10:15

Arison,

Antes de começar o seu projeto final, escolha bem um tema especifico! Acho loucura, você querer fazer um trabalho em segurança Wireless de um modo geral, apesar de ter muitos trabalho ja realizados,! Hj em dia é coisa que mais está se desenvolvendo, cada hora uma novidade.
Aconselharia você a escolher um tema, um comparativo de segurança em WEP com WPA, em qual situaçao usar e etc...existem muitos trabalhos desses ja realizados..
Mas para abrir o seu leque de opcoes, procure saber mais sobre segurança em Wireless, WPA e WEP sao apenas a ponta do iceberg, tem muito mais coisa!
A[]s

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 11 Mar 2007, 17:05

O que o Vedolin disse, está totalmente correto. Toda tecnologia possui muitas particularidades. A área de segurança é uma das mais complexas, pois você tem que entender dessas particularidades, pois são dos detalhes que invasores ou eventos negativos acontecem. Mesmo que numa situação irreal (monografia - teórica), se quando você for defender, seu professor perceber falhas, será um problema.

Conforme conselho, pode falar sobre segurança, mas num tema específico.

Ah!!! Pense bem antes de um projeto totalmente wireless, pois o mesmo não existe ainda, pois você tem que ter sua rede cabeada e outros mais... e, temos velocidades ainda limitadas, com seu funcionamento em broadcast. Imagine uma situação de uma empresa que necessite um nível altíssimo de segurança, eu não aconselharia wireless, a não ser se existisse um time de especialistas monitorando 24h por dia 7 dias por semana (caríssimo). Sempre, tente entender o negócio do seu cliente para depois apresentar uam solução compatível.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Arison Fernando
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:05 Mar 2007, 16:55

Definição do Tema

Mensagem por Arison Fernando » 12 Mar 2007, 09:34

Felizmente defini!!!!!!

Irei montar um projeto de redes wireless específico na tecnologia mesh para o campus da faculdade onde os professores e alunos tenham acesso a internet. Já conhecem a tecnologia?? e muito interessante, você monta uma malha de rede podendo assim prover acesso para uma área geográfica bem maior, os equipamentos funcionam como um repetidor, você usa um ponto ethernet e os demais, por exemplo um acess point se comunicam entre si, através de um protocolo específico, menor custo. A questão de segurança não vou abordar.......O que acham???? Preciso agora de levantar material e ver que equipamento suporta a utilização deste protocolo, se um router d-link no padrão 802.11 suporta, alguém sabe???? O protocolo é OLSR.

Mais uma vez.......Valeu.

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Redes Mesh

Mensagem por vedolin » 12 Mar 2007, 09:59

Redes Mesh é um tema interessante, porem eu achoq eu você terá muito trabalho para encontrar informações necessárias para um trabalho de fina de curso! Que eu conheço em campus Universitario, só tem uma rede Mesh funcionando no Brasil, sem ser de modo experimental, que é na Universidade Federal Fluminense! Não é uma tecnologia muito difundida, principalmente que está em fase de testes ainda...
Pesquise bem os esquipamentos, que não são os mesmos! E principalmente pesquise sobre segurança em redes Mesh, que é a principal desconfiança em cima da tecnologia!

COmo ultimo conselho, te falaria pra você escrever sobre Wimax, tema muito mais difundido, e é uma tecnologia bem mais acessivel..

A[]s

Responder