É o caminho certo? HUB

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
hcelso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:19 Dez 2006, 20:39
É o caminho certo? HUB

Mensagem por hcelso » 19 Dez 2006, 20:59

Olá, amigos.

Preciso de um informação.

Me meti a "besta" de ajudar um vizinho de apto a ligar 02 micros em um só "Virtua" .

O que ocorre é que liguei o cabo do "Cable Modem" num HUB que tem oito entradas na parte detrás, e os dois micros também liguei ao mesmo HUB .

Um dos micros entra na internet e o outro da aviso de "conexão nula" ou "conflito de IP".
Quando desligo o que entrou, o que dava erro acaba entrando (logicamente depois de eu ter deligado o Cable Modem e reiniciado o micro).
Aí o que estava desligado, é ligado e dá a mesma mensagem que outro dava.

Como meu vizinho é mais "PANACA" que eu, dei-lhe uma desculpa e disse que ia resolver o problema depois.

Aí é que começou o problema.

Me disseram que vou precisar de um "roteador".

Mas, será que eu não consigo ligar os dois micros num mesmo HUB e configurá-los de modo que o IP não dê conflitos?

Aguardo. (enquanto isso, vou dar mais umas desculpas esfarrapadas)

Grato,
CG

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 20 Dez 2006, 14:31

Você deve estar com dois problemas...

Primeiramente, seria interessante se você pudesse passar o modelo de seu cable modem.

O que acontece é o seguinte... geralmente, é utilizado cable modem da motorola, o Surf board 5101 ou similar (SB5101). Para desespero de usuários cable, o modem é realmente um modem, e não roteador.
No caso de speedy, etc, esses utilizam realmente um roteador.

Portanto, com este modem, não há como você rotear a internet para ambos os computadores simultaneamente.
O modem detecta o código MAC da placa de rede de um de seus computadores e grava internamente, assim, ele fornecerá a internet para apenas aquele computador. Qual detectar primeiramente, este terá um IP válido para a WAN (o IP fornecido pela Virtua). O outro, simplesmente,será ignorado.

Existe um serviço neste modem de DHCP (Servidor de IPs). Isso não quer dizer que é um router. Se não me engano, até 36 endereços.

Se quiser compartilhar a internet, aconselho você a comprar um roteador SOHO, como um D-link, etc, assim, você liga o cable modem ao router e o router no hub (aliás, utilize switch, hub é lixo).

Outra solução, sendo esta a que utilizo em casa, utilizei o Coyote Linux num computador antigo. No meu caso, um 486 DX4 100 com 32 MB RAM, apenas com duas placas de redes (uma liga ao switch e outra ao cable modem) e mais um drive de disquete de 1.44Mb. O Coyote Linux é um servidor de internet e DHCP que roda por um disquete. Depois de carregado (após a inicialização), ele fica tudo na memória RAM e não acessa mais o disquete, isto é, o disquete dura muito.
O servidor pode fornecer IPs para seus computadores (DHCP) e internet. Possui outras funções como firewall por IPTables, port forward (se quiser utilizar programas p2p você tem que direcionar algumas portas específicas do programa), etc...

Entre no site: www.coyotelinux.com e baixe o floppy disk creation wizard para criar seu disquete.

Link direto para download:
http://www.coyotelinux.com/downloads/ch ... hannelID=5

O que acontece com seus dois computadores quando ligados ao mesmo tempo, é que um recebe o endereço válido para a conectividade com seu provedor (Virtua), o outro, nada acontece (isso é devido ao controle que te expliquei do cable modem).

Infelizmente, acredito que a solução é comprar um roteador ou montar um servidor. Particularmente, eu prefiro o server, pois pode-se ter mais controles.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder