Técnico é detido acusado de retransmitir acesso à internet

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:
Técnico é detido acusado de retransmitir acesso à internet

Mensagem por alexandre » 08 Dez 2006, 11:53

Na manhã de ontem (17/08/2006) a Polícia Militar de Sorocaba deteve um técnico em eletrônica, proprietário de uma empresa de consultoria em informática, acusado de usar um sistema de antenas e equipamentos via rádio para retransmitir e comercializar o sinal de um provedor de internet.

O técnico contratou os serviços de internet banda larga da empresa Net e há cerca de um mês passou a usar antenas de rádio para retransmitir o acesso a terceiros, que contratavam o serviço sem saberem de sua ilegalidade. Desde que passou a oferecer o serviço o acusado conseguiu captar 19 clientes, que pagavam de R$ 45 a R$ 70 por mês pelo acesso.

Levado à Delegacia de Investigações Gerais, ele prestou depoimento, mas foi liberado por não haver provas. Seu computador será periciado e se comprovado o esquema, o técnico será indiciado no artigo 9.472/97 da Lei de Telecomunicações, que proíbe a comercialização de sinal de internet por empresas não licenciadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Situação comum
Segundo o acusado, a chamada sublocação de provedores de internet é bastante comum em Sorocaba. Ele passou a polícia uma lista de estabelecimentos que estariam praticando o delito. Entre eles estão até cyber cafés, que estariam usando antenas para retransmitirem o sinal de internet via rádio. A Polícia irá abrir inquérito para apurar os casos.

18/8/2006
Fonte: Jornal Bom Dia Sorocaba.
Notícia publicada em:
http://www.bomdiasorocaba.com.br/index. ... &mat=38527

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 08 Dez 2006, 16:13

Interessante esta situação... Por isso sempre devemos nos atentar para as prestadoras de serviços, sempre pedir cases de clientes e analisar qual é a estrutura da empresa e ver se a mesma está qualificada para tais serviços. Não me lembro aonde, mas sei que existe um cadastro das empresas provedoras de serviços de internet. Deve ser no registro.br.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder