Página 1 de 1

EXERCÍCIO DE PROJETO DE REDE

Enviado: 16 Dez 2008, 07:54
por alessandro_cleal
Bom dia, estou precisando urgente que me ajudem a resolver este exercício. Ficarei eternamente grato.

Problema
A empresa de publicidade Marketeiros LTDA, com 20 microcomputadores, apresenta os problemas listados abaixo, apresente, portanto, uma solução viável e ao menor custo possível. A rede atual é 10base2 e os usuários armazenam os arquivos localmente, cada um utiliza o seu próprio modem para conexão com a Internet. Como há uma previsão de se dobrar o número de equipamentos em 2 meses, solicitou-se este projeto para reformulação da rede. Eis os problemas da empresa:

a) O Dono da empresa reclama do alto custo das contas telefônicas.
b) Todos os usuários reclamam da lentidão na abertura de arquivos remotos (que se localizam em outras máquinas).
c) Outra reclamação é com relação à demora para impressão de documentos e provas de folders e cartazes. Existem duas impressoras de grande porte ligadas a duas estações de trabalho. Estas impressoras apresentam interface para rede.
d) Utilizam um CD-RW para geração de backups, que fica numa das máquinas da rede.
e) Demora no envio de e-mail com provas para os clientes (folder e cartaz, documentos grandes do Corel, Word e QuarkXpress).
f) O servidor de e-mail é externo à empresa, contratado.
g) Nos micros estão instalados os protocolos (TCP/IP, NetBEUI, IPX/SPX, AppleTalk). Seundo o técnico, o protocolo necessário será utilizado no momento oportuno e portanto os prováveis de serem necessários estão instalados.
h) Falta de segurança com relação aos usuários que instalam softwares sem autorização nas máquinas, que utilizam o Windows 98, Second Edition.

Sua resposta deve conter
• Indicação dos possíveis pontos críticos que possam estar gerando os problemas listados anteriormente com a proposta de solução e a justificativa da proposta.
• Um esquema mostrando: i) a topologia física, ii) os possíveis elementos (hub, switch, roteadores, pontes, etc) com suas respectivas velocidades e justificativa de aquisição, iii) o cabeamento utilizado. Isto deve atender à expansão da rede prevista.
• Os possíveis servidores utilizados (arquivos, rede, dns, wins, dhcp, mail, web, proxy, NAT, aplicativos, banco de dados, impressão, etc), com uma justificativa para a inclusão de cada servidor.
• Indicação de uma forma de backup que inclui a mídia (disquete 3,5", zip drive, fita dat, DVD-RW, CD-RW, etc.) e a sua localização com uma justificativa para isso.
• Tipo de conexão com o provedor (linha dedicada, frame relay, DVI-ISDN, VELOX, cabo, RF), com uma explicação sobre o porquê da adoção desta tecnologia em comparação com outras do mercado.
• Forma de compartilhamento da Internet (Proxy, NAT, roteador, etc.) com uma breve explicação do funcionamento da tecnologia adotada.
• Indicação do endereçamento IP com máscara de sub-rede para cada máquina.
• Indicação dos sistemas operacionais para os micros e os servidores a serem adotados, se for o caso, bem como os protocolos a serem instalados nas máquinas.

Observações:
• Suponha que todas as máquinas estão divididas em duas salas que ocupam os andares 1º e 8º do prédio.
• Uma das necessidades da empresa é de uma rede separada para o financeiro (5 máquinas), de forma que não possam ser acessadas pelas outras máquinas, porém consigam acessar à Internet.

Att.

Enviado: 05 Jan 2009, 14:15
por ronaldobf
Eu sei você que já deve até ter entregue este trabalho, mas o que exatamente você quer ajuda? Como fazer o projeto inteiro???????

Abraços

projeto

Enviado: 18 Mar 2009, 14:40
por Digozinho19
pessoal eu tbm to precisando de ajuda com esse trabalhoooooo!!!!por favor me ajudem...

em qual parte ?

Enviado: 18 Mar 2009, 16:20
por Gasper
Amigo, em qual parte você precisa de ajuda ??O que você não entendeu ??



:roll:

Gasper

duas coisas

Enviado: 19 Mar 2009, 00:53
por Digozinho19
a parte do backup e a divisão dos grupos de usuários...como é q eu faço???ajuda aê...abrçs

Enviado: 19 Mar 2009, 20:08
por ronaldobf
Para backups, como uma empresa pequena, recomendo um servidor linux com RAID. Também, é interessante ter um drive de fita DAT para realização de backups.

Configure o CRON do linux para realização de backup, fazendo um script. Caso tenha que "parar" algum serviço antes do backup, subir outros, etc, faça um script bem formulado e utilize o TAR para agrupar os arquivos e se quiser, use algum outro serviço para compactar. Tente analisar o impacto na rede. Defina qual é o melhor horário para os backups.

Tenha um outro script que te alerte, ou mesmo, um serviço de monitoração, o qual o avisa se a realização do backup falhar. backup é muito importante. É a última esperança em caso de falhas. Não deixe ele falhar.

Onde instalar seu server de backup?
Tudo depende de onde estão rodando os serviços e os dados, os quais, você quer armazenar.
Pense que, quanto mais próximo dos devices que possuem os dados que você queira armazenar, melhor, pois você consegue "economizar" banda e tempo. (imagine ter que fazer um backup via internet ou um link dedicado. Demoraria um certo tempo)
A melhor maneira, é que seus servers sejam todos centralizados e que os sites remotos (filiais) acessem via links dedicados, VPNs, etc.
Caso haja serviços rodando localmente numa filial, se for poucos dados, pode-se fazer o backup remotamente (via WAN) até a matriz. Já, se for grande a quantidade de dados, faça o backup dessa filial separadamente, em sua própria LAN.

Não se esqueça de que o backup, para maior segurança, deve ser armazenado em local diferente dos dados originais, pois se algo acontecer, fisicamente, como roubo, vandalismo, bomba, acidente, etc, você perderá os dados originais os backups.
Guarde as mídias (fitas) em locais apropriados, fora do ambiente. De preferência, até em outro prédio ou cofre, dependendo a criticidade.

Utilize, pelo menos, 2 mídias diferentes para a realizaçao dos backups. Vá intercalando cada um, pois se tiver um problema com uma das mídias, você perde apenas o último backup.

Existem algumas empresas que fazem backups remotamente, estas, alugam servidores dentro de data centers bem protegidos e com redundância, mas para tal, você precisaria de uma banda muito boa de WAN para transmitir os dados, geralmente, impactando o ambiente de produção.

Abraços,

grupos

Enviado: 06 Abr 2009, 14:55
por Digozinho19
ronaldo valeu pela força aí mano mas será q od me dizer como faço a divisão dos usuários sendo q um tem q ser o financeiro neh!!!ajuda por favor to precisando muito......P.FAVOR

Enviado: 06 Abr 2009, 14:57
por Digozinho19
ta lá em OBSERVAÇÕES no trabalho

Enviado: 06 Abr 2009, 16:38
por ronaldobf
Para qualquer departamento, independente de ser financeiro ou não, deve-se segmentar a rede em várias "pequenas redes" ou domínios de broadcast. Isso é chamado de VLAN.

Cada VLAN deve ter seu endereçamento IP próprio (subnet).
Calcule a quantidade de hosts de cada subnet somando-se todos os devices que possam ter um IP atribuído dentro da mesma VLAN e tente visualizar o crescimento (escalabilidade). Caso não há previsão de crescimento, mesmo assim, deixe em torno de 30% de endereços disponíveis, isto é, se você tiver 40 computadores, você teria que possuir, ao menos, mais 12 endereços disponíveis. Para tal, você poderia utilizar uma subnet como 10.0.1.0/28.

Tente agrupar os endereços IPs de forma que possam ser sumarizados, facilitando o roteamento. Exemplo: todas as subnets que pertencem a 10.0.0.0 /16 é da matriz. Dessa forma, basta criar uma simples rota, dizendo que tudo que for 10.0 deverá ser roteado para a matriz.

Crie uma subnet por departamento em cada localidade. Caso haja o mesmo departamento em outras localidades, mantenha o mesmo número de VLAN ID, mas com endereçamento diferente, seguindo o padrão adotado por você.

Exemplo:
Matriz - Financeiro = VLAN ID 20 subnet 10.0.1.0/ 28
Filial 1 - Financeiro = VLAN ID 20 subnet 10.1.1.0/28

Caso haja VoIP, por exemplo, cria-se outra subnet para voz para cada departamento, bem como, usa-se o mesmo padrão para VLAN ID, identificando a vlan de voz pelo número da VLAN.

Cria-se o server farm, onde os servidores devem ficar. Alguns servidores devem ser acessados apenas pela intranet, já outros, tanto pela intranet, quanto pela internet (caso do WEB Server, com o site da empresa). Para esse caso, uma DMZ deve ser criada. Um firewall deve por em prática a política de segurança dizendo o que é permitido, quem acessa, onde acessa, etc.
Confirgurar ACLs (Access Control List) nos switches e routers também ajuda.

Os servidores devem ter redundância, caso uma falha aconteça. Há várias formas de redundância. Para a escolha da forma de redundância, tudo depende da criticidade, pois redundância quer dizer custo. Existem soluções e soluções. A mais simples, é ter duas placas de rede no server, cada uma ligada a um switch diferente, com estruturas diferentes. Outra forma, seria ter um servidor em stand by. Detectando a falha no server principal, o stand by assume. Este, também deve estar numa estrutura totalmente diferente (cabeamento, energia elétrica, prédio, etc)

Se você tiver situações onde uma determinada aplicação roda apenas localmente, o server pode ficar no mesmo segmento daqueles que o acessam.

É mais ou menos isso... mas o que coloquei aqui é apenas um resumo muito superficial e simplificado de um ambiente real.

vlw

Enviado: 07 Abr 2009, 11:27
por Digozinho19
ronaldo valew pela ajuda aí tava de cabeça quente ja com isso muito obrigado mesmu viu?falow mano

Me ajudem

Enviado: 08 Set 2011, 08:04
por Fabio Claudio
Por favor quem tiver a resolucao desse trabalho me envie por favor, tenho esse trabalho e o prazo de entrega esta muito perto.
agradecia pessoal

[email protected]