problemas

Para quem pretende montar, ampliar ou solucionar problemas de pequenas redes no escritório ou em casa.
Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI
problemas

Mensagem por Gasper » 11 Mar 2009, 13:18

Galera estou com uma duvida do que pode ter gerado esse impercilio para mim..

Bem, eu utilizo no meu aprtamento rede wireless(router D-link dir 300), ele possui uma antena de fabrica 2dbi, e pegava a uma distancia horizontal de 150 metros, agora ele ja não atinge mais esta distancia com essa antena.
Fiz a troca de uma antena de 2 dbi para 5 dbi tk-link e o que aconteceu foi que deu na mesma, como se ainda continuasse com a antena de 2dbi, ou seja, não ampliou a área de abangencia e nem voltou a atingir o alcance de 150 m(não foram colocadas barreiras, o ambiente continua igual), o que sera que pode ter acontecido ??

Até mesmo dentro do meu ap, a capacidade diminui. O que fazer para melhorar ??

:roll:


Gasper

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 16 Mar 2009, 01:51

O Access Point funciona em determinada frequência (canais). Pode ser que alguém próximo de seu AP ligou um outro access point que está usando o mesmo canal. Isso gera interferência. Experimente trocar de canal.
Para não ter overlapping, é aconselhável utilizar apenas os canais 1, 6 ou 11. No caso dos D-link, se não me engano, ele tem uma feature de escolher o canal automaticamente. Caso seu AP não possua essa feature, sempre altere os canais do padrão de fábrica e vá testando a conectividade.

Outra coisa que pode-se checar, é a potência configurada, pois tem alguns APs que permitem configurar qual é a potência do sinal emitido. Aí, não adianta colocar uma antena de 10dbi se está limitando ela para funcionar a 1 dbi, por exemplo.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

problema

Mensagem por Gasper » 16 Mar 2009, 10:35

Caro ronaldobf,

Bem, o dlink realmente possui uma opção de deixar o canal de frequencia automatico, mais ele sempre pegava o canal seis...dai eu mudei de automatico para manual e coloquei na frequencia 11(para testar se tinha menos interferencia e voltava ao normal) e nada aconteceu, continuou com o mesmo problema.

A potência configurada ja vem como padrão do d-link como 100%(vendo que ja estava ao maximo não alterei).

estou pensado na troca do access point, qual o que você me indica ??

:roll:

Gasper

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 16 Mar 2009, 20:31

Com certeza indico Linksys. Linksys é uma das marcas da Cisco.

Em vários equipamentos, inclusindo alguns da Linksys, você pode até instalar linux no seu access point (DD-WRT)

Mesmo linksys, existem os modelos básicos, custando em torno de R$ 150,00 ou um pouco mais, mas vale a pena. Agora, acho que vale a pena dar uma olhada no site da linksys e ver alguns modelos um pouco mais superiores, com suporte a voip, mais memória, etc...

Tudo depende de sua necessidade.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

Vlw mesmo

Mensagem por Gasper » 16 Mar 2009, 21:05

Bem, para ser sincero eu ja queria aderir aos acessorios da cisco, estou utilizando este equipamento D-link porque recebi como forma de paramento ...rsrsr...

Mais vou seguir sua dica, vou comprar um equipamento de boa qualidade, sei que não irie me arepender.

Ahh, quanto ao meu caso, vou comprar tb uma antena de 15 dbi e vou coloca-la de forma externa...sei que vai melhorar, mais confesso que nunca entendi o porque diminuiu o alcance de área...mais vou analisar direito.

:roll:

Gasper

vmosconi
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:25
Registrado em:01 Jan 2011, 12:45

Mensagem por vmosconi » 01 Jan 2011, 14:06

deve estar usando a banda b

mude de 802.11b para 802.11g

Responder