Hardware para Servidor

Para quem pretende montar, ampliar ou solucionar problemas de pequenas redes no escritório ou em casa.
danilosalinas
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:28 Abr 2016, 18:58
Hardware para Servidor

Mensagem por danilosalinas » 05 Mai 2016, 12:47

Olá a todos,
Estou pesquisando uma maquina pra eu subir um windows server 2008, porem o orçamento é curto preciso instalar este servidor em uma maquina normal, não tenho orçamento para compra um hardware de servidor,

Vai ficar pendurado neste servidor 50 maquinas, para compartilhamento de arquivos apenas...

Hoje a situação é compartilhamento via Grupo Domestico do Windows, porem eu consigo compartilhar no máximo 20 conexões, por isso a necessidade do windows server 2008, pois tenho uma pasta compartilhada que excede este numero.

Alguma Idéia?

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Re: Hardware para Servidor

Mensagem por alexandre » 05 Mai 2016, 21:55

Olá!

Com cerca de 4 mil dá pra pegar um servidor bem básico Dell PE T130 com processador Xeon, Sata 3 e memória ECC.

Menos que isso também roda o Windows 2008 para ser um pequeno servidor de arquivos.

Se possível arranje uma máquina com:

Processador Xeon
Uma fonte confiável
Disco SSD, nem que seja somente para o Sistema Operacional.
Raid, mesmo de software também ajuda na velocidade de leitura.

Praticamente qualquer placa mãe hoje permite configurar nela mesma o raid.
Mesmo em máquinas do tipo desktop, procure configurar a bios para ela religar sozinha depois de alguma falha na energia.

Ah, claro, não abra mão de um nobreak. É essencial.

danilosalinas
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:28 Abr 2016, 18:58

Re: Hardware para Servidor

Mensagem por danilosalinas » 06 Mai 2016, 13:04

Muito Obrigado pela resposta,

Estou pensando em instalar em um Processador I5 que tenho aqui, pois como disse apenas uma pasta é compartilhada e hoje é tem aproximadamente 35 GB o que esta impactando no desempenho é a quantidade de conexão simultânea que são 20 que o windows permite

Outro Duvida minha, Se eu instalar o Windows Server, necessariamente tenho que trabalhar com AD ou posso apenas usar grupo de trabalho?

Penso no Windows Server 2008 pela quantidade de conexão simultaneamente que vai me permitir nesta pasta que tem que estar compartilhada?

danilosalinas
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:28 Abr 2016, 18:58

Re: Hardware para Servidor

Mensagem por danilosalinas » 06 Mai 2016, 13:10

Esqueci de informar,
O meu Cenário aqui é 48 maquinas de alunos que precisam acessar um "arquivo.db3" para poder fazer seu curso interativo...

o problema que quando mais de 20 maquinas requisitam o mesmo arquivo, seja para gravar ou apenas validar... "ai dá ruim" por isso que eu preciso subir o windows server 2008... apenas para aumentar essas conexões simultâneas e não dar mais problema....

Repetindo a pergunta: "Eu consigo apenas subir o SO windows server 2008 e colocar ele como parte do grupo domestico e passar usar ele para compartilhar esta pasta que contem este arquivo em questão?

Desde já agradeço as respostas e ajuda

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Re: Hardware para Servidor

Mensagem por alexandre » 08 Mai 2016, 11:40

Olá!

Não é necessário trabalhar com AD, pode trabalhar com grupo de trabalho sem problemas.
Creio que a limitação no seu ambiente não seja o processador e provavelmente nem a memória, mas sim o disco ou a própria rede.

Faça alguns testes trocando arquivos grandes e vários pequenos e monitorando o tráfego e memória pelo próprio gerenciador de tarefas do windows.

Como você disse que a pasta não armazena muita coisa, um disco SSD de 120GB faria bastante diferença.
Um raid 1 (feito por hardware ou software) também ajudaria na velocidade de leitura. Raid 10 melhora a gravação também, mas seriam necessários 4 discos.

Mas nada disso adiantaria se você possui um "gargalo" em um switch central da rede com throughput baixo.
Pode acontecer do próprio switch não suportar muito tráfego simultâneo, independente da velocidade das portas.

Placa de rede é um outro detalhe que merece atenção.
Você pode fazer uma "ponte" para trabalhar com duas placas simultaneamente. Você configura um único IP para duas placas. Até o 2003 permite fazer isso, o 2008 melhor ainda. Experimente, é algo barato de se fazer.

As placas atuais possuem diversos filtros para melhorar o tráfego, se a sua rede for saudável. Se houver problemas na rede, esses filtros tendem a piorar ainda mais. Faça um teste retirando todos esses filtros e controles, deixando tudo desabilitado. Você encontra isso nas propriedades e configurações das placas.

Outra coisa importante quando falamos de servidor, retire tudo que não é necessário da máquina, softwares e hardware. Mesmo que não esteja "pesando", é um item que um dia pode dar problema e fazer o servidor parar.

Responder