Página 1 de 1

Licença Linux?

Enviado: 30 Jan 2011, 20:01
por Joseilson
Gostaria de saber se o sistema operacional Linux é gratuito mesmo se for beleza nê adeus SOs da microsoft. Obrigado a quem responder.

Enviado: 31 Jan 2011, 17:14
por alexandre
Olá.

A maioria das distribuições linux são gratuitas, mas o suporte oficial, quando existe, é pago. E caro.

Mas a para a escolha de um sistema operacional não se pode levar em consideração apenas o custo da sua aquisição.

Enviado: 01 Fev 2011, 01:23
por Joseilson
Entendi, se tenho uma empresa com 5micros por exemplo aí instalo o Linux Ubuntu server com o Ubuntu cliente nos micros instalo normalmente configuro a rede normal e já posso usar o sistema sem pagar nada?

Enviado: 01 Fev 2011, 08:44
por alexandre
Sim, Ubuntu você pode usar livremente com autenticação de usuários, servidor de arquivos, web, email e aplicativos de escritório, como Open Office e muitos outros recursos totalmente gratuitos.

Mas se por exemplo o escritório é uma franquia ou filial de uma outra empresa que utiliza apenas sistemas que rodam e plataforma Windows, já fica praticamente impossível você adotar apenas software livre.

O bom hoje é que muitas dessas aplicações rodam na Web.

Existem muitos outros casos também, onde se deve levar em consideração a produtividade de quem vai utilizar os sistemas, (mão de obra também é recurso, e um dos mais caros) manutenção para restabelecer os serviços sem que seja através do famoso "reboot-reboot-format" etc.

Temos muitos relatos de empresas que tentaram fazer uma migração total e tiveram problemas com alto custo de manutenção, aprendizagem dos funcionários e até com a garantia de hardware. O que foi economizado com as licenças nesses casos não compensou.

O que eu recomendo é fazer um estudo e uma migração gradual.
Mas lembre-se:

Os sistemas precisam trabalhar a nosso favor, não podemos ser escravos de sistemas.

Enviado: 01 Fev 2011, 21:47
por Joseilson
Caramba! o negócio é mais complicado do que pensei mas assim, no futuro a maioria dos usuários seja doméstico ou nas empresas mesmo vão adotar o Linux como sistema padrão? o povo já tá acostumado com o famoso windows e a nova versão nê o windows 7 tá bombando aí eu pensei em trocar o meu windows xp sp3 pelo Linux Ubuntu mas pensei o seguinte se eu instalar o Ubuntu vou ter aprender tudo de novo a instalar configurar até me acostumar com ele apesar que o Linux é mais fácil que o windows o windows pede serial e ativação do mesmo já o Linux não instala configura e já tá pronto pra usar.