Suporte técnico em ambientes de servidores windows

Para dúvidas sobre os serviços que rodam em servidores, hardware e seus respectivos sistemas operacionais.
Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife
Suporte técnico em ambientes de servidores windows

Mensagem por Joseilson » 24 Jul 2010, 12:04

Pessoal! gostaria de tirar uma dúvida é que estava procurando uma vaga pra trabalho pedindo ensino médio completo e apareceu um perfil de vaga mas pedia os seguintes conhecimentos:

conhecimento de suporte técnico em ambiente de servidores Microsoft Windows 2000/2003/2008 server.
Conhecimentos técnicos em instalação e recuperação de sistemas operacionais Win2xServer;
Configuração e recuperação de ambientes RAID;
Configuração de Scripts e GPO´s;
Diagnósticos de problemas de hardware – (Placas SCSI, HD´s, memória);
Administração de ambientes de redes IP (DHCP, DNS, IIS).
Desejável: Inglês técnico e cursos em ambiente Microsoft + MCSA-MCP.

Essa vaga pede todo esse conhecimento então gostaria de saber como faço pra ter esse conhecimento tenho que estudar em livros mesmo é.

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 15:35

Caro Joseilson,

O que está pedindo ai não é nenhum bicho de 7 cabeças.
O primeiro passo é ter força de vontade, curiosidade e realmente querer.

Antes de sair procurando cursos preparatórios para fazer, baixe o Oracle Vm instale no seu computador, baixe e instale o Windows Server 2003 / 2008, brinque com eles, pesquise tutoriais na internet, video aulas no youtube.

Faça acontecer.

Aos cursos recomendaria:
De cara o básico de redes
http://www.green.com.br/curso_green/028TCP-IP-B.htm

Depois preparatório para certificação MCP
http://www.green.com.br/curso_microsoft/MCPWin2003.htm

Ai o ceu é o limite.
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 11 Nov 2010, 17:10

Endendi, quando eu estava no curso de redes básico o professor falou do curso de certificação ccna só não falou desse o MCP e ele disse quem quiser ter a certificação estuda sozinho ou entra num curso técnico assim, a pessoa estudando pelo livro de certificação MCP ou CCNA quando se sentir preparado faz a prova espera o resultado se passou beleza já pode receber a certificação tranquilo nê. :roll:

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 17:46

CCNA é certificação da Cisco.
Relmente é uma puta certificação e tem mercado de trabalho no mundo inteiro.
Porém para quem está começando na área de rede, estudar para CCNA pode ser um pouco traumatizante, é como querer começar a programar e ir direto para Java EE sem sequer passar por um curso de Lógica de Programação, acho que é dar uns passos maior que as pernas.

MCP é Microsoft Certified Professional é uma credencial emitida pela própria Microsoft certificando que você é um profissional reconhecido ou seja capaz de trabalhar com o 2003 Server, Implementação, Manutenção e outros.

Para quem ta começando em redes, MCP é básico e LPI 101 que é uma certificação da Linux Professional Institute que emite o LPC Linux Professional Certified.
Abs
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 11 Nov 2010, 20:35

Cara é muita informação viu mas assim, se eu tenho o curso de redes eu posso fazer o CCNA ou MCP? qual dos dois tem mais vagas sobrando no mercado de trabalho?

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 22:30

Joseilson escreveu:Cara é muita informação viu mas assim, se eu tenho o curso de redes eu posso fazer o CCNA ou MCP? qual dos dois tem mais vagas sobrando no mercado de trabalho?
Com CCNA você só vai aprender rede Camada 2 e 3 do modelo OSI mais nada.
Tabela de Rotas
Roteamento
Protocolo de esctuta
Frame Ethernet
Pacote TCP
no máximo

ja no MCP
Voce vai aprender só que interessa pra mecher no Windows

e no LPI só no que interessa para Linux
mas tanto o MCP com LPI aborda um pouco de redes, mas nada de CCNA
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 13 Nov 2010, 16:21

Caramba! então assim, o curso de certificação MCP(pra windows) e LPI(Linux) serve tanto pra mexer no windows tipo estação de trabalho e servidor e Linux estação de trabalho e servidor? :roll:

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 14 Nov 2010, 22:25

Joseilson escreveu:Caramba! então assim, o curso de certificação MCP(pra windows) e LPI(Linux) serve tanto pra mexer no windows tipo estação de trabalho e servidor e Linux estação de trabalho e servidor? :roll:
Positivo e operante,
no meu ponto de vista para ser um bom profissional de TI o importante é entender o Sistema Operacional, dominar o SO, o resto são os serviços que não é nada mais que programinhas que a gente instala no servidor para funcionar, como ISS, Apache, DNS, BIND entre outros.
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 24 Nov 2010, 23:30

Estou querendo fazer essas certificações mas não sei se faço antes de entrar na faculdade ou depois que termina o curso técnico ou faço agora antes de fazer o curso técnico?

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 25 Nov 2010, 13:59

Joseilson escreveu:Estou querendo fazer essas certificações mas não sei se faço antes de entrar na faculdade ou depois que termina o curso técnico ou faço agora antes de fazer o curso técnico?
Num daria pra fazer os dois simultaneamente não?

Penso que no seu caso seria melhor fazer uns cursos preparatorios, faz a faculdade depois faz as provas.
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 26 Nov 2010, 23:19

Desculpa a minha ignorancia assim, esses cursos de certificação da microsoft tem muita ligação com os cursos técnicos de informática nê.

Responder