[Ajuda] Servidor de email

Para dúvidas sobre os serviços que rodam em servidores, hardware e seus respectivos sistemas operacionais.
dark_skulll
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:08 Abr 2010, 16:17
[Ajuda] Servidor de email

Mensagem por dark_skulll » 08 Abr 2010, 16:20

boas pessoal sou novo aqui
bem eu tenho um servidor com o windows server 2008 e queria montar agora nele o sistema de email para que pudesse ter um email ou mais que um com um dominio a minha escolha como por exemplo [email protected].
A minha questao e qual servidor uso e como configuralo
agradeco resposta
obrigado

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 29 Abr 2010, 21:32

Olá.

Para Windows você pode usar o IIS como servidor Web.
O Email é possível criar um bom sistema utilizando o Mail Enable, que tem uma versão gratuita e é muito fácil de usar.

Em sistema Linux você possui todos esses recursos também, na maioria dos casos nativos da distribuição que você está usando.

Se você tem um IP válido na internet e fixo não terá problema em configurar um DNS para apontar para o seu servidor.

Você pode até usar um DNS no seu servidor também, mas prefira servidor externos e gratuitos como o www.sitelutions.com.

Vai precisar de um domínio, para o DNS traduzir para o IP do seu servidor.

Se o seu IP de internet não é fixo ou não é exclusivo, como ADSL, aí complica bastante, mas existem algumas soluções também, embora pouco recomendadas.

Muito mais fácil é hospedar um site, com banco de dados, email, sistema de estatísticas etc por R$10,00 mensais ou alugar um VPS.


Agora uma dica pessoal:

Isso só vale pra você como experiência mesmo, pois o custo que você vai ter com equipamento, energia etc não compensa ter um servidor em casa. Sem contar o trabalho que dá gerenciar isso 24 horas.

Responder