Página 1 de 1

Criar Servidor Via Radio

Enviado: 11 Mar 2009, 10:37
por arthuzitow
Ola, Gostaria de obter a ajuda de vcs para me auxiliar na criaçao e configuraçao de meu servidor via radio.

Bom vou explicar oq to querendo aqui.
Tenho uma Antena Omni de 15Dbi
Um Ap Zinwell zwa-g220
Um Roteador
Modem Dsl- 500b Velox
Um Link de 2MB

Bom e o seguinte ja ta tudo instalado. Que dizer bom coloquei a antena em uma torre, em seguida liguei o cabo no Ap, e o cabo WAN/LAn ta conectado o cabo que vem direto do Modem, e o Cabo Lan/ Esta indo direto para meu computador.

Bom ate ae axo que ta tudo certo ne.
Mais ae e que tem um problema se não tiver como devo ligar. Outra coisa como faço para ter controle de banda adicionar ou remover clientes essas coisas. Quero criar e configurar o servidor.

Outra coisa tbm como terei que fazer para capturar meu sinal nas ksas do cliente. Sim eu tenho visada para todos os clientes que preciso. Bom Espero que alguem aqui possa me ajudar.

Desde ja agradeço.
Se possivel me add no msn
[email protected]

Enviado: 12 Mar 2009, 10:29
por Gasper
Bom ate ae axo que ta tudo certo ne.
Mais ae e que tem um problema se não tiver como devo ligar. Outra coisa como faço para ter controle de banda adicionar ou remover clientes essas coisas. Quero criar e configurar o servidor.

Outra coisa tbm como terei que fazer para capturar meu sinal nas ksas do cliente. Sim eu tenho visada para todos os clientes que preciso. Bom Espero que alguem aqui possa me ajudar.
Explique um pko mais, você ja possui algum servidor instalado(win 2003,server linux)???
você quer utilizar o wireless ao inves de utilizar o cabo eternet ??

Aguardando retorno.

:roll:

Gasper

Enviado: 12 Mar 2009, 11:51
por arthuzitow
Bom velho primeiro obrigado pela atençao.

Mais sim vamos la.
Deixa eu detalhar mais um pouco.
Bom eu não tenho nenhum servidor instalado o S.O e Xp
VEja bem.. Pelo xp eu so queria acessar o painel do Zinwell zwa-g220 para liberar as conexoes que eu desejo entende. queria configurar ele para mandar meu sinal Adsl para os clientes que estao com os kit clientes. Entende velho. Eu queria o passo a passo para configurar isso no g220.

Outra coisa e tipo queria que todos eles se conectasse usando login e senha.
e que eu atraves da maquina. Podesse ver o cliente que esta conectado atravez do seu login. Axo que isso ae da pra você entender.

Resumindo eu so quero configurar meu g220 para mandar sinal para os clientes. E quero saber tbm quando eu chegar na ksa deles como faço para capturar meu sinal. E que eles se conectem. Bom abraços e espero sua resposta mano.

Enviado: 12 Mar 2009, 22:41
por Gasper
Caro arthuzitow, vamos la:

Bem é o seguinte, passe o G220 para Bridge. Desabilite a função servidor DHCP (disable) no G220. Se você não conseguir acesso ao G220 pode ser problema de incompatibilidade nos endereços IP. Se o endereço padrão do ponto de acesso usar uma faixa IP diferente da usada na sua rede local (atribuido pelo router) é necessário configurar seu micro para usar temporariamente um endereço qualquer dentro da mesma faixa que o ZWA-G220 de forma que os dois passam enxergar ou seja:
O endereço IP default do ZWA G-220 é 192.168.2.254 configure seu micro para usar um endereço da faixa “192.168.2.10”.

Depois de acessar O ZWA-G220 pela primeira vez aproveite para alterar o endereço padrão por um dentro da faixa de endereços IP usada na sua rede (exemplo: 192.168.1.254). "TCP/IP/Lan INterface--> IP Address". A partir daí ele se integra á sua rede local.

espero ter ajudado..



:roll:

Gasper

Enviado: 14 Mar 2009, 13:19
por arthuzitow
Ajudou sim mano e muitoo vlw mesmo cara...
Abraços vlw pela força ae.

Enviado: 16 Mar 2009, 01:43
por ronaldobf
Você possui alguma redundância, ou só esse link da Velox de 2 MB?
Você vai prover serviços de provedor com apenas 2 megas?
Qual é a quantidade de clientes estimada por você e qual a banda fornecida?
Como funciona a autorização da Velox para você prover conectividade a terceiros através dela?

Só vale lembrar que, para ser um provedor, há a necessidade de autorização da ANATEL.

Abraços,

Anatel

Enviado: 16 Mar 2009, 10:56
por Gasper
Hoje em dia já está se tornando comum a presença de 2 ou mais computadores na mesma residência ou escritório, e devido ao alto custo da conexão de Banda Larga, é interessante para o usuário utilizar um único acesso para vários micros ao mesmo tempo.

Ou um condomínio oferecer mais esse serviço aos seus condôminos, distribuindo acesso à Internet (Serviço de Valor Adicionado) , análogamente à distribuição de sinal de uma antena coletiva.

Já o interesse das operadoras é que você tenha uma conexão de Banda Larga para cada computador, assim elas não tem o interesse em permitir ou divulgar como você pode fazer isso.

As operadoras defendem muito bem seus interesses, divulgando informações parciais, que induzem a erro.

Algumas até colocam cláusulas questionáveis a esse respeito, em seus contratos, normalmente desconhecidos pelo usuário padrão, já que não são assinados pelo mesmo.

É evidente que um usuário não pode revender um serviço específico como o Velox, Speedy, etc. ao público em geral, como uma operadora.

Mas, a partir do momento que o link chega ao seu computador ou Modem/Roteador, o serviço de telecomunicação ADSL ou cabo, por exemplo, acaba.

Você tem o direito de compartilhar sua rede interna, que utiliza seus próprios equipamentos e Ips, e fornecer o acesso Internet como lhe convier, como qualquer provedor, pois segundo a ANATEL o serviço de acesso à Internet é um Serviço de Valor Adicionado, e a operadora não pode interferir ou limitar sua utilização ou fornecimento.

Numa analogia, seria como se você instalasse um PBX, uma rede telefônica interna, com ramais.

Dentro de sua casa, empresa ou condomínio, você pode compartilhar sua conexão como quiser.

Mesmo os funcionários da operadora não podem entrar no condomínio ou em sua casa, nem mexer em seus computadores, equipamentos e rede interna, sem permissão.

Qualquer cláusula restringindo seu uso é abusiva, e não deve produzir efeitos.

Lembre-se, você estará oferecendo serviço de acesso à sua rede interna, que tem o link de acesso à Internet PAGO por você.


Uma coisa é o serviço de Telecomunicação, que a operadora presta, outra o serviço de acesso à Internet, que é considerado de valor adicionado, que inclusive ela não pode prestar.

Você pode ser seu próprio provedor, e fornecer acesso aos computadores de sua rede.

É exatamente isso que os provedores de acesso fornecem, e sem necessidade de autorização.

Mas Lembre-se:

Uma coisa é você fazer isso na sua casa, no seu prédio ou condomínio, uma propriedade privada.

Outra, é interligar vários prédios, fornecendo um serviço público de telecomunicação, por exemplo, passando um cabo pela calçada, por uma área pública.


Ou usar rádios, antenas ou freqüências em desacordo com a regulamentação, veja o site http://www.anatel.gov.br

Se você é num condomínio horizontal, ou vertical, com várias torres, recomendo interligar os locais por rádio WiFi e antenas adequadas e homologadas, e fornecer IPs inválidos. Assim você estará fornecendo acesso à sua própria rede interna.

Você pode ter vários links, por ex. um Speedy, um AJato e um Virtua, instalados em vários lugares, e ligados a um único servidor, que fornece acesso para sua rede interna.

Se um link cair, os outros mantém o acesso...
Mas lembre-se, faça isso internamente.

A ANATEL pode querer te multar, lacrar seu transmissor de rádio, e exigir uma licença (SCM) bem cara, se você fornecer um serviço de telecomunicações público pago, e alguém te denunciar...


resumindo: você pode distribuir sinal para sua rede interna, so não pode cobrar por essa distribuição de sinal...pois assim, você estará vendendo um serviço que não é seu e sim da sua operadora.


:roll:


Gasper

Enviado: 16 Mar 2009, 20:24
por ronaldobf
Isso, com certeza, mas desde que sua infra não passe por meios públicos, como wireless. Neste caso, há necessidade de autorização.

Olha que interessante:

Casos de condomínios, muitos deles não são realmente condomínios fechados, mas loteamento fechado. Neste caso, a infra externa, como cabeamento elétrico, pertence a cia de energia, telefonia, a telco, etc...
São poucos os casos de condomínios realmente fechados.

Mas o intuito aqui, o que quis dizer com meu outro post, foi para enriquecer o assunto, que, em condição de provedor de serviços para terceiros, se comercializar, se passar por meios públicos, etc, ele deve ter autorização.
Para sua rede local, dentro de um Campus, com certeza é permitido, bastando que, em caso de wireless, compre equipamentos homologados.

Abraços,