servidor de e-mail

Para dúvidas sobre os serviços que rodam em servidores, hardware e seus respectivos sistemas operacionais.
Joseilson josé
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:26
Registrado em:13 Mai 2008, 21:23
Localização:Recife - Pernambuco
servidor de e-mail

Mensagem por Joseilson josé » 02 Jan 2009, 21:23

olá, gostei muito da explicação que vocês me deram sobre endereçamento ip, mas, estou com uma dúvida aqui, sobre servidores de e-mail, por exemplo, temos o seguinte endereço [email protected] , numa loja virtual, a própria loja que tem o nome do site www.comprefacil.com tem com certeza um servidor web , mas, na própria loja virtual no link contato, tive esse endereço de e-mail [email protected] , é porque junto com o servidor web tem também um servidor de e-mail ? obrigado pela atenção.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 04 Jan 2009, 11:12

Olá.

O servidor web pode ficar totalmente separado do servidor de email. Para isso são alterados os registros MX no servidor de DNS.

Temos clientes de hospedagem que utilizam apenas o serviço de email conosco ou então somente o serviço de hospedagem de site e continuam com a estrutura de email dentro da empresa deles. Isso, como informado, é perfeitamente possível, dede que os IPs sejam fixos.

Existe a possibilidade de usar um servidor web com IP dinâmico também, mas é uma situação muito amadora.

Temos no site alguns artigos sobre DNS e informações sobre hospedagem de sites em www.projetoderedes.com.br/hospedagem.

Joseilson josé
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:26
Registrado em:13 Mai 2008, 21:23
Localização:Recife - Pernambuco

Mensagem por Joseilson josé » 04 Jan 2009, 20:02

Olha, se tenho um servidor web com uma loja virtual instalada em um micro único, tudo bem, se eu quiser instalar um servidor de e-mail, posso instalar separado do servidor web, ou seja, num outro micro separado ? essa é uma das minhas dúvidas.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 04 Jan 2009, 20:40

Dependendo dos sistemas que você utiliza, pode sim utilizá-los separadamente.

Em nossos sistemas de hospedagem, você mesmo pode criar um apontamento de MX na sua conta, para qualquer outro servidor devidamente configurado para receber esses apontamentos.

Porém, você também pode apontar os emails do seu fomulário para um outro domínio, até mesmo para sistemas de email gratuitos, como hotmail e gmail.

Aliás, com Gmail você pode até usar os sistemas do Google Aps para seu próprio domíio. Veja em www.google.com/a

Joseilson josé
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:26
Registrado em:13 Mai 2008, 21:23
Localização:Recife - Pernambuco

Mensagem por Joseilson josé » 06 Jan 2009, 20:43

obrigado pela ajuda.

Responder