Redes com sistemas Linux

Para dúvidas sobre os serviços que rodam em servidores, hardware e seus respectivos sistemas operacionais.
Joseilson josé
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:26
Registrado em:13 Mai 2008, 21:23
Localização:Recife - Pernambuco
Redes com sistemas Linux

Mensagem por Joseilson josé » 17 Ago 2008, 10:56

Olá pessoal, depois de tirar a minha dúvida na pergunta anterior, surgiu outra. Então, é que tenho dois sistemas Linux o mandriva e o Ubuntu server, e estou montando a minha rede com um servidor e mais quatro micros para depois expandir, e estou querendo colocar no micro servidor o Linux Ubuntu Server e nas estações instalar o mandriva, será que dava certo isso? é que não quero perder tempo com o sistema windows que tem que instalar o serial e aí vai, gostaria da opinião do amigo aí.

mrpaulo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:10 Jan 2007, 01:44

da sim !

Mensagem por mrpaulo » 29 Set 2008, 19:06

Ola !

Logico que sim ! Procure usar uma versao Mandriva que nao seja "servidor". Tem varias versoes mandriva muito legais no site oficial.

Emerson_Diptec
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:15 Set 2008, 10:28
Localização:São Paulo_Vl. Mariana
Contato:

Mensagem por Emerson_Diptec » 07 Out 2008, 14:44

Olá Joseilson, o que esta tentando fazer é viável sim, só que quanto a utilizar mandriva nas maquinas clientes ... bom, eu utilizaria Ubuntu, pois dependendo do usuários que se utilizaram das suas máquinas o ubuntu é mais fácil e prático. Este mÊs ta pra sair a versão 8.10, baixe e ela e instale em pelo menos uma máquina pra compara-la com o Mandriva, acho que o resultado será melhor.


att,

Emerson
www.diptec.com.br

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

cliente ubuntu

Mensagem por Gasper » 29 Out 2008, 03:49

Bem amigo, como ja foi dito anteriormente por nossos amigos, é sim viável a utilização do mandriva como cliente(desde que se instale o cliente), mais como você já vai instaçar um servidor Ubuntu, que é de fácil configuração, partegrafica de facil instalação dentre outras vantagens.

Seria melhor que você instalasse o ububtu desktop(cliente), pois este sistema operacional é um sistema operacional simples, completo, e ja esta na versão 8.04 que esta estavel. É importante saber o grau de conhecimento de informatica de todos que irão utilizar a sua rede, pois colocando um sistema operacional complicado, a produtividade e o desgaste mental diminuem devido aos problemas...

Sim, quanto a ja instalar em todas as suas maquinas a nova versão do ubuntu 8.10, acharia melhor você esperar um pko mais ...até saber se realmente esta versão esta estável..


:roll: Adão Rangelli

geisom
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:23 Out 2008, 17:51

Mensagem por geisom » 29 Out 2008, 08:41

Olá Joseilson,

Pessoalmente, eu instalaria o Debian no Servidor (modo texto) e Ubuntu nos Desktops (modo gráfico).

Eles são da mesma familia, porém o Debian é testado exaustivamente antes de ser publicado como uma versão estável e para um servidor isso é o mais importante. Não é para menos que ainda está na versão 4.

A parte ruim é que as vezes ele não tem suporte nativo à algumas tecnologias mais novas, como é o caso do HP Proliant ML110 G5. Nesse servidor o debian não reconhecia nativamente o DVD (sata) e a placa de rede.

falow!
Geisom Giacomazzi

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

Mensagem por Gasper » 10 Nov 2008, 13:11

Caro Joseilson josé,

Bem amigo, já existiu várias perguntas. Mais que tipo de servidor você deseja montar ???


Abração.


:roll: Adão Rangelli

Joseilson josé
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:26
Registrado em:13 Mai 2008, 21:23
Localização:Recife - Pernambuco

Mensagem por Joseilson josé » 05 Dez 2008, 17:50

Então, vou montar um servidor web com php 5 com suporte a mySQL Server, para instalar uma loja virtual , com linguagem php.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 06 Dez 2008, 12:45

Também concordo com tudo que disseram acima. Temos diversas boa opções para servidores web.

Apenas para acrescentar uma informação, o site projeto de redes e este fórum, roda em um CentOS Enterprise 5 64 bits, Apache 2, MySQL5 e PHP5.

Embora o nosso gerenciador de contas de hospedagem, Cpanel, dizer que é homologado somente para CentOS, RedHat e Fedora, muita gente usa o Debian também, que é um excelente servidor Web.

Quanto aos desktops, acho que a unanimidade é para Ubuntu mesmo.

Responder