Página 1 de 1

DÚVIDA PARA INSTALAR UM SERVIDOR WEB

Enviado: 30 Mai 2008, 14:27
por Joseilson josé
Pessoal, quero montar um servidor web com o Linux Mandriva one 2008 , para instalar uma loja virtual nele , e gostaria de saber que configuração ideal seria para esse servidor, a loja virtual irá funcionar em linguagem php e muitos clientes irão entrar na página , que configuração de Hardware uso para esse servidor web ?

Enviado: 30 Mai 2008, 20:26
por alexandre
Olá Joseilson josé,

A visitação no site não consome muitos recursos, o que consome mesmo é o banco de dados e a manutenção do servidor, como backup por exemplo.

Se você pretende ter muitos visitantes simultâneos, digamos que mais de 100, recomendo um servidor com 2GB de memória no mínimo.

Como será também uma máquina que ficará ligada 24horas por dia, seus componentes como placa mãe, fonte e hds devem ser de qualidade e com uma boa refrigerção, se possível em ambiente climatizado.

De nada adiantaria tem um bom servidor se o seu link também não for bom. Esqueça os links adsl, até porque no próprio contrato da maioria deles diz que ele não deve ser usado para servidores web, email etc.
Além disso, são muito instáveis devido a própria tecnologia.

Recomendo também um bom nobreak que mantenha a máquina ligada no mínimo por uma hora, caso não tenha um gerador.

Enfim, se você for considerar custo, recomendo você contratar um servidor dedicado em um datacenter ou um plano de hospedagem.

A maioria dos provedores, inclusive nós, oferecem planos de hospedagem grátis por 30 dias para teste. Talvez seja interessante você avaliar antes de contratar um dedicado ou até mesmo comprar um servidor.

Enviado: 31 Mai 2008, 09:58
por Joseilson josé
Esse servidor web que quero montar é para instalar uma loja virtual em que os clientes irão olhar o produto, se cadastrar e então efetuar a compra do mesmo, já que você falou em banco de dados , esse banco de dados seria o local em que os dados dos clientes ficam guardados? é isso ?

Enviado: 01 Jun 2008, 00:45
por alexandre
Olá.

Dependendo do sistema que você for usar, o banco armazenará os dados dos clientes, das compras, produtos etc.

Normalmente são usados bancos MySQL para aplicações mais simples e SQL Server ou Oracle para aplicações mais complexas.

Enviado: 01 Jun 2008, 18:24
por Joseilson josé
Olha, no meu caso vou instalar um servidor web com Linux Mandriva one 2008 , aí pensei em coloca-lo sozinho sem outras máquinas, sem formar um rede sabe, é possível ?

Enviado: 01 Jun 2008, 19:13
por alexandre
Claro que é possível.
Mas o seu link?
A questão de IP válido, como você pretende fazer?
O backup de todo os sietema, como será feito?

Enviado: 01 Jun 2008, 19:18
por Joseilson josé
Olha, o Link seria o tipo de banda a velocidade de conexão, não é isso e o IP poderia ser interno ou externo, mas estive pensando se for IP interno, ou seja, local vou precisar fazer um rede, nê.

Enviado: 01 Jun 2008, 19:24
por alexandre
Certamente as pessoas vão digitar um endereço de site para chegar ao seu servidor, e quando isso ocorrer vai precisar que um servidor de DNS informe o IP do seu servidor, ele até pode ter um endereço interno, mas um roteador ou firewall precisa responder por esse ip e fazer o apontamento pra ele.

Enviado: 01 Jun 2008, 19:41
por Joseilson josé
É que sou novo ainda nesse mundo de redes, mas, para evitar esses transtornos todo ,vai ser necessário então colocar o meu servidor em uma rede ? exemplo: estou pensando em colocar o meu servidor com dois ou três micros.

Enviado: 02 Jun 2008, 10:17
por Joseilson josé
Olha, vou instalar o meu servidor com mais dois ou três micros , aí ,comprando um roteador adsl , para instalar na rede , lá na configuração do roteador ele informa o indereço IP externo, para apartir desse endereço do servidor, distribuir para as máquinas automaticamente ?

Enviado: 09 Jun 2008, 19:43
por Joseilson josé
Olha, sobre os bancos de dados o SQL server é mais usado em redes acima de 100 computadores ?