Rede empresa problema no tráfego de internet

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siralex
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Rede empresa problema no tráfego de internet

Mensagem por siralex » 08 Set 2011, 16:54

Olá pessoal,

Acabo de me registrar no Fórum. Temos sérios problemas na conexão com a internet do escritório onde trabalho, tomei a iniciativa para tentar resolver, peço ajuda no que poderem me esclarecer. Meu conhecimento sobre redes é básico, até então a única rede que configurei foi a da minha casa (1 Modem, 1 Router Wireless, 2PCs).

Situação:
Temos uma rede com 40 computadores e um servidor simples somente para backup de arquivos. O sinal ADSL passa pelo Modem é direcionado ao Swicth, este que por sua vez leva a conexão para os computadores. Aqui acontece o problema, temos sérias perdas de pacote e com altos tempos de resposta no tráfego de internet, quanto mais usuários tentando acessar a internet pior a situação! Consequência a conexão vai lenta e quase nunca abre as páginas por completo! Tenho apenas palpites sobre o que acontece, mas a empresa não pode contratar um técnico agora.

Equipamentos:
1 Modem Dlink DSL2640B (por onde entra o sinal ADSL 15Mb) http://www.dlink.com/products/?pid=567
2 Routers Wifi Dlink DIR-635 (um para cada andar da casa) http://www.dlinkla.com/home/productos/p ... sp?idp=928
1 Switch TPLink TL-SL5428E http://www.tp-link.com/en/products/deta ... TL-SL5428E

Observações:
- Todos os cabos foram checados e funcionam corretamente
- A conexão LAN funciona interrupta, sem quedas mesmo sob alto tráfego

No que poderem ajudar fico imensamente grato!! Qualquer informação que precisarem responderei prontamente!! Estamos em uma situação caótica e gostaria de poder solucionar!!

dotnix
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Re: Rede empresa problema no tráfego de internet

Mensagem por dotnix » 12 Set 2011, 10:41

siralex escreveu:Olá pessoal,

Acabo de me registrar no Fórum. Temos sérios problemas na conexão com a internet do escritório onde trabalho, tomei a iniciativa para tentar resolver, peço ajuda no que poderem me esclarecer. Meu conhecimento sobre redes é básico, até então a única rede que configurei foi a da minha casa (1 Modem, 1 Router Wireless, 2PCs).

Situação:
Temos uma rede com 40 computadores e um servidor simples somente para backup de arquivos. O sinal ADSL passa pelo Modem é direcionado ao Swicth, este que por sua vez leva a conexão para os computadores. Aqui acontece o problema, temos sérias perdas de pacote e com altos tempos de resposta no tráfego de internet, quanto mais usuários tentando acessar a internet pior a situação! Consequência a conexão vai lenta e quase nunca abre as páginas por completo! Tenho apenas palpites sobre o que acontece, mas a empresa não pode contratar um técnico agora.

Equipamentos:
1 Modem Dlink DSL2640B (por onde entra o sinal ADSL 15Mb) http://www.dlink.com/products/?pid=567
2 Routers Wifi Dlink DIR-635 (um para cada andar da casa) http://www.dlinkla.com/home/productos/p ... sp?idp=928
1 Switch TPLink TL-SL5428E http://www.tp-link.com/en/products/deta ... TL-SL5428E

Observações:
- Todos os cabos foram checados e funcionam corretamente
- A conexão LAN funciona interrupta, sem quedas mesmo sob alto tráfego

No que poderem ajudar fico imensamente grato!! Qualquer informação que precisarem responderei prontamente!! Estamos em uma situação caótica e gostaria de poder solucionar!!
Bom dia,
Existem inúmeros problemas que podem ser a causa, inclusive a administração descentralizada, o que me parece o caso.
Vi as especificações do Switch que é gerenciável mas L2.
Sua rede esta em "flat" provavelmente.
Me responda o seguinte:

1 - Sistema operacional do servidor
2 - Sistema operacional das estações
3 - Existe dominio configurado?
4 - Os ips são DHCP ou estáticos?
5 - Existe Proxy na sua rede?
6 - Qual a capacidade de seu link WAN?
7 - Antivirus?

As atualizações das estações são feitas de forma individual, ou seja toda as 40 estações buscam atualizações individualmente na internet, isso aumenta o consumo de uso do link, desnecessáriamente. Os antivirus, a mesma situação.
Conectando o link diretamente a uma estação e pingando google.com quais são os tempos de resposta?
Indo a uma outra estação conectada ao Switch, qual o tempo de respota para google.com?

Se você puder fazer mirroring de porta e na estação conectada a porta destino do mirror rodar um sniffer (wireshark, por exemplo) e fornecer parte do *.pcap ajuda tambem.

No aguardo

siralex
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Re: Rede empresa problema no tráfego de internet

Mensagem por siralex » 12 Set 2011, 14:12

dotnix escreveu:
siralex escreveu:Olá pessoal,

Acabo de me registrar no Fórum. Temos sérios problemas na conexão com a internet do escritório onde trabalho, tomei a iniciativa para tentar resolver, peço ajuda no que poderem me esclarecer. Meu conhecimento sobre redes é básico, até então a única rede que configurei foi a da minha casa (1 Modem, 1 Router Wireless, 2PCs).

Situação:
Temos uma rede com 40 computadores e um servidor simples somente para backup de arquivos. O sinal ADSL passa pelo Modem é direcionado ao Swicth, este que por sua vez leva a conexão para os computadores. Aqui acontece o problema, temos sérias perdas de pacote e com altos tempos de resposta no tráfego de internet, quanto mais usuários tentando acessar a internet pior a situação! Consequência a conexão vai lenta e quase nunca abre as páginas por completo! Tenho apenas palpites sobre o que acontece, mas a empresa não pode contratar um técnico agora.

Equipamentos:
1 Modem Dlink DSL2640B (por onde entra o sinal ADSL 15Mb) http://www.dlink.com/products/?pid=567
2 Routers Wifi Dlink DIR-635 (um para cada andar da casa) http://www.dlinkla.com/home/productos/p ... sp?idp=928
1 Switch TPLink TL-SL5428E http://www.tp-link.com/en/products/deta ... TL-SL5428E

Observações:
- Todos os cabos foram checados e funcionam corretamente
- A conexão LAN funciona interrupta, sem quedas mesmo sob alto tráfego

No que poderem ajudar fico imensamente grato!! Qualquer informação que precisarem responderei prontamente!! Estamos em uma situação caótica e gostaria de poder solucionar!!
Bom dia,
Existem inúmeros problemas que podem ser a causa, inclusive a administração descentralizada, o que me parece o caso.
Vi as especificações do Switch que é gerenciável mas L2.
Sua rede esta em "flat" provavelmente.
Me responda o seguinte:

1 - Sistema operacional do servidor
2 - Sistema operacional das estações
3 - Existe dominio configurado?
4 - Os ips são DHCP ou estáticos?
5 - Existe Proxy na sua rede?
6 - Qual a capacidade de seu link WAN?
7 - Antivirus?

As atualizações das estações são feitas de forma individual, ou seja toda as 40 estações buscam atualizações individualmente na internet, isso aumenta o consumo de uso do link, desnecessáriamente. Os antivirus, a mesma situação.
Conectando o link diretamente a uma estação e pingando google.com quais são os tempos de resposta?
Indo a uma outra estação conectada ao Switch, qual o tempo de respota para google.com?

Se você puder fazer mirroring de porta e na estação conectada a porta destino do mirror rodar um sniffer (wireshark, por exemplo) e fornecer parte do *.pcap ajuda tambem.

No aguardo
Obrigado pela resposta! Não entendo de todos os parâmetros que você pergunta, mas vou tentar responder:

1. O servidor e todas as estações utilizam Windows 7
3. Não temos domínio configurado
4. Os ips são DHCP, de responsabilidade do modem
5. Não existe proxy
6. 15Mb GVT
7. Cada estação tem software de antirus personalizado, até porquê a maioria dos computadores da rede são notebooks pessoais

Com somente um computador conectado na rede, o ping em ambos os casos se mantém em uma média de 25 - 35ms, porém o problema surge na disputa de tráfego, nos momentos de pico temos por volta de 30 dispositivos (entre smartphones e estações).

Grande maioria tem recomendado a configuração de servidor de proxy e firewall, nós sabemos da vulnerabilidade e dificuldades no controle da nossa rede mas não dispomos de equipe para fazer esta manutenção. Estou tentando solucionar pelo menos o problema da queda de acesso, as terríveis perdas de pacote no horário de pico.

Fico grato pela atenção!!

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