Indicação para link ponto a ponto

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
ednilsom
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:07 Dez 2009, 10:49
Indicação para link ponto a ponto

Mensagem por ednilsom » 07 Dez 2009, 10:51

Senhores,

Tenho um amigo que está montando um apêndice do escritório dele no prédio da frente, do outro lado da rua. Qual é a melhor e mais eficiente (financeiramente) maneira de ele interligar os dois escritórios ?

1.Frame-relay ou similares da Embratel/Telefônica/Diveo ?
2.Links Internet nos dois lados, fechando VPN ? Nesse caso que equipamentos de VPN recomendam ?
3.Rádios nos dois prédios para um link ponto a ponto particular ? Nesse caso podem me indicar quem vende e faz a implantação ?
4.Alguma outra maneira mais inteligente ?

Obrigado,

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 09 Dez 2009, 22:08

Olá!

Bom, tuso depende do tamanho de seu escritório e a criticidade (se perder a conexão entre os prédios, qual é o impacto) e quanto você disponibiliza para investir.

No impacto, deve-se analisar qual é o impacto financeiro, prejuízos. Defina prioridades. Veja se o site pode ficar sem acesso um ao outro. Veja se pode ficar sem acesso a internet num eventual problema. Aí, dada uma solução, veja o que gasta menos.

Baseado em tais informações, você escolhe a que mais se adequa e respectivos equipamentos.


temos duas situações:

Se você já possui internet em ambos os escritórios, o mais barato é, sem dúvida, fechar VPN entre os sites (tem que ter uma boa banda para suportar todo o tráfego). Neste caso, existe um gasto mensal fixo.
Comunicação entre os sites são limitadas a banda da internet.

Pensando em wireless, poderia fechar um ponto-a-ponto entre os escritórios, mas não sei ao certo quais as implicações legais teriam (ANATEL). Estou meio por fora de projetos wireless outdoor.
O custo seria único. Neste caso, poderia manter apenas uma conexão com internet (econômico) ou, caso necessite redundância, poderia manter as duas conexões com a internet (uma em cada site), então, cada site acessa a internet independente do outro. Se a conexão wireless cair, que em dias de chuva forte, vento forte, pode acontecer, automaticamente, pode-se fechar uma VPN entre os sites através da internet.
com wireless, você terá uma banda disponível muito maior para a comunicação entre os sites.


Circuitos frame-relay, ATM, MPLS, etc, são os mais caros, porém muito mais confiáveis. Também pode-se ter internet nos sites para redundância, ou pode-se ter uma conexão centralizada num dos sites.


Equipamentos:

VPN - pode ser um roteador simples, como linksys (com linux chamado dd-wrt) ou mesmo um roteador Cisco (acha fácil para vender no ebay por preços razoáveis - IOS precisa ter feature de cryptografia e vpn). Ou pode-se ter um servidor dedicado.

wireless, eu não posso recomendar produtos, pois estou por fora do mercado.

Se a questão é economia, existem outras questões que tem que contar, como voip entre os sites.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

ednilsom
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:07 Dez 2009, 10:49

Mensagem por ednilsom » 10 Dez 2009, 09:46

Muito obrigado pela resposta, vou levar em conta as considerações, que foram mesmo bastante relevantes.

Abraços.

Responder