Rede via rádio entre duas empresas

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
fabiooo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:29 Abr 2009, 11:22
Rede via rádio entre duas empresas

Mensagem por fabiooo » 29 Abr 2009, 11:30

olá amigos,

estou com um dilema. Estou estagiando e me deram uma pedreira para resolver. Preciso de solucoes para interligacao de duas filiais na mesma cidade via radio. Nunca fiz redes deste genero e por isso estou completamente as escuras.
A distancia deve ser uns 8 km sendo que é possivel colocar uma repetidora intermediaria. Não pretendo compartilhar a conexao com a comunidade por isso acredito que antenas direcionais sejam as mais indicadas né?? ..
Nesse caso quais seriam os equipamentos necessarios para essa ligacao. Como é uma empresa, deve-se ter um link confiavel e seguro.

desculpe se pareco meio desesperado mas estou .. rsrs .. nao encontro tecnicos para dar dicas e pesquisas na internet estão cada vez mais dificeis.

espero que possam me auxiliar.

muito obrigado

linuxasousa
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:8
Registrado em:18 Mai 2008, 15:13

Rede via rádio entre duas empresas

Mensagem por linuxasousa » 18 Mai 2009, 00:06

olá Fábio,

Espero que a minha resposta não esteja chegando tão tarde, mas vamos lá.

A minha sugestão é realmente a utilização de antenas direcionais, o problema que encontrei em um projeto parecido, foi a qualidade dos fornecedores de radio e de antena, isso me custo um certo tempo e dinheiro para definir o equipamento com a melhor performance.

Eu utilizei rádios da Allied Telesyn e antendas da DME Eletronica.

O ideal é montar uma rede direcional, onde os rádios possam registrar o mac um no outro, assim evita que terceiro possam acessar o seu link.

Outro detalhe que você deve pensar é que o equipamento deverá suportar as interperes do ambiente, foi por este motivo que utilizei o rádio da marca mencionada acima.

Qualquer dúvida, fique a vontade para me mandar um e-mail ou escrever aqui no forum.

T+

Adriano.

edgar-network
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:18 Mai 2009, 14:01

Redes LAN e WAN em Empresas

Mensagem por edgar-network » 18 Mai 2009, 14:10

Oi Fábio,

Sou analista de suporte em uma empresa de provedor via rádio, o mais ideal mesmo é você usar antenas derecionais, já que a distancia é de 8km antenas de 25dbi devem lhe servir, em relação a marca você pode usar antenas aquário:http://www.aquario.com.br/?action=produto/lista&c=14, já para os rádio dependendo da robustez do seu link, você pode usar ovislink:http://www.ovislink.com/newovislink/Wir ... oducts.asp ou edimax:http://www.edimax.com/en/product.php

espero ter te ajudado! :)

gustavo.pierobom
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:19 Ago 2009, 10:25

Problema parecido

Mensagem por gustavo.pierobom » 19 Ago 2009, 10:38

Ola pessoal estou com um problema parecido
Recentemente interligamos um escritorio a nossa fábrica, via link ponto a ponto wireless 10 mb.
So que estamos preocupado com nossa rede estar sendo vizualizado por terceiros tambem..
para isso queria saber qual é o esquema de segurança recomendado por vocês.

Vou usar autenticação radius com um firewall D-link.
e vou também futramente utilizar o DHCP do windows para autenticação de usuarios no ad.
bom gostaria de sugestões.
Obrigado.
Gustavo Pierobom

Responder