Problema configuração de REDE 2003 Server com TS

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
mrkmal
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:29 Jul 2008, 19:43
Problema configuração de REDE 2003 Server com TS

Mensagem por mrkmal » 29 Jul 2008, 19:44

Boa Tarde amigos,

Gostaria de solicitar informações com relação à estrutura da rede abaixo:

01) 01 Server DELL XEON QuadCore Bi-Processado - 8Gb Ram - HD SCSI - (TS- 23 usuários) - Placa de rede GIGA
02) 02 Server HP XEON Bi-Processador - 4GB Ram - HD SCSI - (TS- 20 Usuários) - Placa de rede GIGA
03) 03 Server DELL P4 3.2 - 1 GB Ram - HD SAS(Controlador DNS Dominio Adicional) - Placa de Rede GIGA
04) SWITCH 3COM 48 portas - 2 portas GIGA.
05) LP Dados 2 MB - Roteador 3COM - IP FIXO.
06) Roteador DS-LINK

Total máquinas remoto: 43 Máquinas.

Pergunta: Observa-se que a rede é muito lenta, internet lenta.

Como podemos medir o desempenho da rede com relação a tx.transferencia entre a estações, com relação a dados internos e internet?

Será que o cabeamento pode estar afetando o desempenho da mesma?

Aguardo a opinião de todos, pois não aguento mais isso!!!!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 30 Jul 2008, 04:36

Podem ser várias coisas. A princípio, como você disse que existem 43 máquinas acessando os servers via uma LP, aconselho você checar a taxa de utilização de banda de sua LP. Pode ser alta utilização. Acredito que este seja o mais provável. Também cheque qual é o seu CIR, pois o CIR é a garantia mínima de banda.

Faça o teste. Se você não tiver um MTRG (Gráfico de Utilização) ou acesso ao roteador da LP para entrar com alguns comandos e checar a utilização real, faça o seguinte: conecte uma workstation em sua rede local, isto é, na mesma rede que os seus servers. Acesse-os e veja se existe a lentidão. Caso exista e sua conexão estiver restrita a sua rede local, o problema é na LAN. Aí pode ser cabeamento, gargalos, entre outros.
Outro teste interessante, é teste de ping estendido entre cada segmento. Assim, você pode definir qual é o ponto de lentidão. Para ajudar, desenhe a topologia de sua rede, assim, você pode identificar os pontos falhos.

A infra de rede (engloba-se o cabeamento), é muito crítica. O cabeamento metálico é um dos principais problemas numa rede. Pelas suas propriedades, ele sofre facilmente interferência e é afetado por qualquer campo eletromagnético próximo. Outro ponto em relação ao cabeamento metálico, é o estado e a forma como ele está disposto (dobrado, amassado, entre outros). Acredito que possa ter influência em seu caso, mas é menos provável.

Problemas comuns em relação ao cabeamento:

- Interferência eletromagnética é um dos grandes problemas

- Lançar o cabeamento junto a rede elétrica (se passado no mesmo "caminho", isto é, no mesmo eletroduto, canaleta, etc, deve-se ter um septo separando os dois. Caso a voltagem for maior que 480 V - não me recordo sobre a amperagem - tem que utilizar outra canaleta, com separação mínima de 18 cm - se não me engano - e deve-se aterrar os eletrodutos - metálicos).

- Aterramento de telecom mal feito (Quando se lança o cabeamento por tubulações metálicas, estas tubulações devem possuir um sistema confiável de aterramento ou, caso contrário, os elementos metálicos funcionarão como "terra" da infraestrutura, sofrendo ainda mais com interferências eletromagnéticas)

- Raio de curvatura muito fechado (isso acarreta no destrançamento do cabeamento, o qual tem a função de anular interferência - crosstalk - entre os filamentos pertencentes ao mesmo par. Também, pelo destrançamento, pode acarretar problemas no phase jitter, causando problemas na transmissão)
Phase Jitter é o tempo entre a chegada no primeiro pulso de um dos Tx até a chegada do último pulso do último Tx, isto é, cada par é trançado de forma diferente. O verde, é mais trançado, já o marrom, é o menos trançado, isto é, o verde possui maior distância do que o marrom, ocasionando uma diferença de tempo entre o Tx e Rx de cada par. As NICs (Network Interface Card) sabem disso, portanto, elas tem uma pequena lacuna de tempo, permitindo que todos os pares consigam transmitir, como se fosse ao mesmo tempo. Passado este tempo (lacuna), a NIC já entende como um novo dado.

- Conectorização (conectores "porcarias", bem como oxidados são grande parte dos problemas. O uso adequado de ferramentas é importantíssimo, mas os mesmos são caros. Se fosse comprar um alicate, você iria gastar mais ou menos uns R$ 300,00, diferentemente de R$ 20,00 de um que a gente encontra por aí)
Na verdade, em cabeamento estruturado, não se usa alicade de crimpagem, pois não há como cetificar cabeamento menor que 15 metros e o cabeamento de backbone e distribution, geralmente são conectados atrás de patch-pannels e blocos 110, através da ferramenta chamada punchdown. Por isso é recomendado que se compre os patch-cords, já com os plugs RJ 45, pois estes já vem certificados de fábrica).

- Outros relacionados seriam: esmagamento do cabeamento, causado pela pressão de uma curva fechada em cotovelo, cabeamento debaixo do pé de mesa ou prensado entre a mesa e parede, abaixo do carpete.
Também deve-se ter cuidado ao lançar o cabeamento. Nunca se deve fazer força ao lançar. O cabeamento metálico, apesar de amplamente utilizado, é muito frágil, podendo ter suas propriedades alteradas por qualquer coisa.
Só para se ter uma idéia, até a pigmentação da tinta de cada par, é cuidadosamente utilizada, pois pode interferir. Por isso que as cores não são tão bem definidas.


Quanto ao layout e projeto, deve-se levar em conta o tráfego de cada equipamento. As conexões entre os switches deve ter banda maior que os diretamente conectados aos servers e workstations, pois assim, evita-se gargalos. Bem como você deve entender a necessidade de banda para cada setor, serviços ou equipamento. Exemplo: Se você possui um server que é acessado apenas remotamente, isto é, através de uma conexão WAN, não há de uma banda maior do que seu link WAN. Já se você possui acesso pela LAN, é outro caso, tendo que analisar qual é a quantidade de acesso a este server, somando-se o pior caso, todos os acessos simultaneamente. Assim, você pode definir qual a banda média utilizada e definir, com folga, qual banda utilizar para aquele segmento.
Se sua banda concorrente tiver em torno de 400 Mbps, aconselho usar uma NIC giga no server.
Imagine você gerenciando tráfego rodoviário, onde a banda é o número de pistas de uma rodovia e os veículos são os dados. O conceito visual é o mesmo.

Pense sempre em possível crescimento (escalabilidade).

Hoje estava empolgado para escrever hahaha...

Se alguma dúvida persistir, descreva exatamente a topologia da rede, bem como os serviços, etc...

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 30 Jul 2008, 20:08

Olá.

Você pode usar o PRTG também pra monitorar a sua porta principal da internet.

Ele é gratuito, super simples e rápido de instalar, mas a porta/equipamento em questão precisa ter SNMP habilitado.

Acontece esse problema também quando apenas uma estação está usando?

Algumas placas de rede costumam ter diversos recursos e filtros. Numa rede 100% eles até ajudam, mas se a rede já não for muito boa, pode atrapalhar bastante.

Responder