Rack passivo e ativo

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
logan74
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:24 Nov 2016, 11:57
Rack passivo e ativo

Mensagem por logan74 » 24 Nov 2016, 13:58

Olá pessoal, boa tarde.

Sou novo na área de redes e gostaria de tirar algumas dúvidas.
Em meu projeto que estou estagiando, quero aprender na "unha" como restruturar uma rede com grande possibilidade de expansão interligando dois prédios no mesmo terreno:

- Apenas uma sala disponível para os equipamentos com 11 m² e a empresa não quer investir em uma sala maior.
- 25 pontos de rede/voz.
- 6 servidores (4 portas de rede cada).
- 4 troncos de linhas analógicas, 12 ramais

O ideal é separar um rack só para passivos (pontos, cabos em geral) e ativos (switchs, servidores)?
Pensei em três racks, no mínimo baseando-se em conexão cruzada. Vejam se estou no caminho certo.

Rack 1 passivo (duas colunas / aberto):
- 2 patch panel 48 portas (voz/rede).
- 1 patch panel 48 portas (ramais e linhas tronco PABX).
- 1 patch panel 48 portas (ramais prédio 2).
- 2 patch panel 48 portas como concentrador interligando os switches. Nessa caso, o espelhamento será atrás do patch (IDC) e a outra ponta do cabo na porta do switch respeitando 2,5m a fim de não desgastar as portas do switch?

Rack 2 ativo (fechado 42U):
- 2 switches 48 portas Empilhados que serão o core recebendo o patch cord do patch panel concentrador
- Servidores. Nesse caso posso ligar patch cords diretamente ao switch? ou preciso fazer um espelhamento com um patch panel (IDC) vindo das placas de rede e um patch cord conectados ao switch?

Rack 3 ativo (parede 16U):
- 1 patch panel 24 portas espelhado do Rack 1 (ramais prédio 2).
- 1 switch 24 portas com uplink fibra do swich core (Rack 2) como interface borda.

Obrigado desde já.
Abs!