Problema com Rede empresarial

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
feliphelima
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:07 Jun 2016, 20:05
Problema com Rede empresarial

Mensagem por feliphelima » 07 Jun 2016, 20:06

Boa noite prezados,

Queria-lhes pedir uma possível solução para o meu problema abaixo descrito claramente.

Eu comecei a trabalhar em uma empresa, e lá a rede é assim

Balanceador de Carga com 2 Links , Switch, e 4 Roteadores Wi-Fi.

30 Máquinas espalhadas pela empresa
1 Servidor Windows Server 2012
1 Servidor de Backup

Pois bem, hoje caiu a energia o Nobreak segurou o servidor e as maquinas e foram desligadas corretamente. Porém quando a energia voltou, os usuarios ligaram as maquinas primeiro que o servidor, no caso toda a rede voltou, e o ip do servidor que é fixo 192.168.0.5 foi "tomado" pois o dhcp do balanceador está ativado (falta de planejamento), identifiquei o dispositivo removi para o servidor recuperar seu endereço. Só que o servidor possui um Software em que é necessário compartilhar pastas com os usarios, e todos os usuarios estavam com dificuldades para acessar as aplicações no servidor e as pastas, por exemplo : As pastas do servidor, mapeava normalmente, depois de um tempo, ela fechava, e ficava mapeando , caindo, e algumas aplicações fechavam do nada, como se a conexão cliente - Servidor, tivesse sido interrompida por algo, terminou o expediente, eu removi alguns ips estaticos, fiz um planejamento da rede, e apliquei para evitar novamente o ocorrido, como isso foi novo pra mim, se ocorrer de novo gostaria de estar preparado e gostaria de algumas sugestões e soluções quem poder me ajudar, ou falar o que ocorreu.

Muito Grato pela ajuda de voces!

Vynna19
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:05 Jul 2016, 11:46

Re: Problema com Rede empresarial

Mensagem por Vynna19 » 05 Jul 2016, 11:54

Bom dia Amigo.
Como está o escopo de DHCP da sua rede?
Defina para que inicie do IP 192.168.0.10 - 192.168.0.250 por exemplo.
Sendo assim, o IP do seu Servidor nunca será "tomado".
É uma ideia.

Responder