Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
jglobo68
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:05 Out 2014, 10:52

Mensagem por jglobo68 » 08 Out 2014, 17:41

Olá,

Vamos abrir um novo site em MG e imagino ser necessário uns 4 Access Points para cobrir a área toda. Para este tamanho, já compensa buscar uma solução com gerenciamento centralizado ?

O que voces recomendam ?

marciakaneoya
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:06 Out 2014, 18:24

Mensagem por marciakaneoya » 09 Out 2014, 18:43

oi! Depende, 4 APs é um numero consideravelmente baixo para uma administração, o AP centralizado exige uma controller, caso a empresa aumente também de tamanho o ideal é centralizado.
O modelo centralizado exige uma controladora para sua administração, o mesmo é um facilitador na administração dos APs pois através de um gerenciamento único é feito toda a administração, existe também nos modelos centralizados a tecnologia Clean Air da Cisco, onde através de gráficos e planta, mostra onde que o dispositivo está sofrendo perda de sinal (pode ser através de uma câmera de vigilância, micro-ondas e telefones sem fio) alterando o canal sem a percepção do usuário.

O modelo autônomo não exige uma controladora para sua administração, ideal para uma empresa com poucos APs onde a administração pode ser feita uma a uma.

Ambos os modelos as características técnicas são exatamente iguais, diferenciando somente no modo de administração. Produto não acompanha fonte externa pois pode ser ligado via PoE e nem antenas caso o produto necessite de antena externa.

O próprio SKU da Cisco é sugestivo: AIR-CAP1602I-T-K9 o C é centralizado e o I é de antena interna, AIR-SAP1602E-T-K9 o S é de Standalone ou autônomo e o E de externo.

Datasheets:

http://www.cisco.com/c/en/us/products/c ... 15702.html

http://www.cisco.com/c/en/us/products/c ... 09514.html

Links de produtos:
http://www.timix.com.br/wireless-cisco- ... tk9br.html
http://www.timix.com.br/wireless-cisco- ... tk9br.html
http://www.timix.com.br/wireless-cisco- ... tk9br.html

Espero ter ajudado!

Responder