Link Internet + Switch + Roteador + DHCP + DNS

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
rede10
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:19 Jun 2012, 21:36
Link Internet + Switch + Roteador + DHCP + DNS

Mensagem por rede10 » 19 Jun 2012, 21:53

Boa noite!

Tenho algumas dúvidas (ambiente corporativo) e não necessariamente uma ligada a outra. Agradeço muito caso alguém possa ajudar
Vou enumerar.

1. Link de Internet
A) Quando contratado, independente do provedor, o link chegará até a sede da empresa como em um ambiente doméstico? Ou seja, um modem e afins?
B) Quando o link disponível, para que as máquinas (rede) passem acessar a internet é preciso ligar o cabo a porta WAN do roteador ou switch?

2. Switch
Para gerenciar as solicitações da rede local para acessar 'algo' fora da rede (acessar sites e afins), é possível utilizar apenas um swith ou é preciso um roteador, obrigatoriamente?

3. Roteador
A) Falando da limitação de portas em um roteador, em uma rede com n máquinas, para que todas consigam acessar a internet, é preciso que estas estejam ligadas em um switch e o switch por sua vez ligado ao roteador?
B) A ligação do switch no roteador é feita através de um cabo/porta especial?
C) Como a requisição para acessar a um site chega até o roteador? Através do gateway, que nesse caso é o do roteador?

4. DHCP
A) Existem roteadores com função DHCP? Se sim, é comum utilizar a função DHCP via roteador ou mais comum utilizar um servidor exclusivo para tal função (junto a um controlador de domínio, por exemplo)?

5. DNS
A) Geralmente em um ambiente corporativo, as empresas possuem o próprio servidor DNS ou utilizam os servidores do provedor de internet contratado?

Muito obrigado.