Dúvida quanto a padronização de projeto de rede

Informações sobre conefecção de diagramas, normas e metodologias de projetos de redes.
josuealmeida
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:15 Mai 2012, 12:21
Dúvida quanto a padronização de projeto de rede

Mensagem por josuealmeida » 15 Mai 2012, 12:35

Olá,

Eu estou incumbido de fazer o projeto para a rede do lugar onde eu trabalho mas estou com sérias dúvidas sobre como padronizar tudo. A rede vai comportar aproximadamente 200 dispositivos entre estações de trabalho e impressoras.

Atualmente no meu projeto eu separei 15 switches identificados por letras (swtich A,B,C,D...O) e cada porta do switch como NPx onde x = número do ponto de rede e cada cabo como 1A - NP1, onde:
1A = porta 1 switch A
NP1 = network point 1

Gostaria de saber se há alguma padronização referente à nomeação e nomeclatura de switches e cabos de rede ou se do jeito que eu fiz é satisfatório.

Gostaria, também, de sugestões sobre qual faixa de ip usar na minha rede. No momento ela está dividida em 4 redes: administrativa, financeira, wireless e uma rede separada para equipamentos (impressoras, scanners, etc). Atualmente separei as seguintes faixas:
Financeira: 10.5.0.1/16
Administrativa: 10.6.0.1/16
Equipamentos: 10.3.0.1/16
Wireless: 10.10.0.1/16
Obs: a rede wireless está configurada fora das outras redes por que ela será aberta ao público.

Obrigado pela ajuda!

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 16 Mai 2012, 23:57

Olá!

Procure pela norma NBR 14565 ou EIA/TIA 606.

As cópias das normas não são autorizadas, por isso não podemos colocá-las no site.

Quanto às redes, se elas precisarem se comunicar entre si você vai precisar de algum equipamento nível 3, um roteador por exemplo.

Só acho o escopo que você escolheu um pouco exagerado, mas vai atendê-lo tranquilamente.

Avatar do usuário
AlexandreMagno
Super Participante
Super Participante
Mensagens:182
Registrado em:03 Jun 2015, 11:55
Localização:Natal, RN
Contato:

O preço dos documentos com as normas de rede

Mensagem por AlexandreMagno » 04 Jun 2015, 22:48

alexandre escreveu:Procure pela norma NBR 14565 ou EIA/TIA 606.

As cópias das normas não são autorizadas, por isso não podemos colocá-las no site.
Quanto custam e como adquiri-las?
Há alternativas de investimento menor para estudantes ou profissionais autonômos?

Referências:

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Re: Dúvida quanto a padronização de projeto de rede

Mensagem por alexandre » 08 Jun 2015, 19:36

No link abaixo é possível adquiri-la de forma oficial e legal:
http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=307178

Valor: R$284,00. (*Associados possuem desconto).

Responder