Página 1 de 1

Rede em hotel

Enviado: 26 Fev 2011, 14:58
por barral
Preciso fazer uma rede sem fio em um hotel, ja existe rede com fio, são dois andares com aproximadamente 40mts de comprimento sendo 13 apartamentos por corredor, 26 por andar em um total de 52 apartamentos, não existe laje dividindo os andares é um vão livre,um retangulo com aptos ao londo em cima e embaixo, alguem poderia me ajudar , qual o melhor tipo de equipamento, obrigado

Enviado: 26 Fev 2011, 15:32
por alexandre
Olá.

Sugiro que faça testes com dois Access Points em cada corredor ou utilize cabos irradiantes.

Evite modelos de AP que custam 200 ou 300 reais. Nessa faixa de preço são todos voltados para uso doméstico.

Aparelhos com PoE podem ser úteis também, pois você vai precisar levar até eles apenas o cabo de rede e concentrar as fontes de energia em um único local e com nobreak.

Não se esqueça também dos equipamentos que farão a saída para a internet. Eles também precisam ser confiáveis para funcionar 24 horas por dia. Não se esqueça do nobreak para eles também.

Re: Rede em hotel

Enviado: 06 Abr 2011, 01:14
por igorvilaca
Meu caro rádios como Kodama, ENGENIUS, APRouter, OIWTECH, etc. São mais do que suficientes e custam em média R$100,00 e a maioria vem com opção de PoE... que no seu caso talvez não será possível usar já que existe limites para este tipo de alimentação entre 6 e 15m dependendo da fonte, acredito que seria mais conviniente alimentar suas fontes no ponto onde o rádio estará localizado.

A grande vantagem é não ter que passar cabo UTP para todos estes pontos, mas como?

É simples, o segredo é usá-los com a função "Repetidor Universal" habilitada e configurada logicamente.

Coloque um rádio de "R$100,00" em cada corredor, você pode usar antena omnidirecional para teto, que são lindas e assim o rádio fica escondido no forro e a antena lembra uma lâmpada, ideal para estes casos. Sempre tem tensão disponível em corredores, aproveite-as para ligar as fontes que normamente são chaveadas e trabalham entre 100 e 240 volts.

Nobreak não é necessário, se faltar energia o Hotel provavelmente vai ter um gerador e se não tiver o hóspede tem que salvar seus trabalhos antes que a bateria o note acabe então não justica o trabalho que vai dar colocar redundância elétrica nestes AP's...

Só será necessário levar o link ( Cabo UTP ) para apenas um dos rádios ( rádio principal ) o restante recebe e envia para os outros wireless mesmo... Não se preocupe, com sinal de 50% em diante o desempenho fica ótimo. Use a potência do hardware indicada pelo fabricante, nunca acima para evitar ruídos capazes de prejudicar a comunicação... Rádios demais também não é bom por risco de emitir muito ruído.

Configure-os em modo bridge, coloque-os como AP, mesmo canal, criptografia e ative a função "repetidor universal" colocando o SSID do rádio que você quer repetir o sinal ( normalmente o mais próximo ) e pronto.

Se não souber configurar esta função existe vídeos na Internet explicando, procure no google.

Fica ótimo e barato! ;)
barral escreveu:Preciso fazer uma rede sem fio em um hotel, ja existe rede com fio, são dois andares com aproximadamente 40mts de comprimento sendo 13 apartamentos por corredor, 26 por andar em um total de 52 apartamentos, não existe laje dividindo os andares é um vão livre,um retangulo com aptos ao londo em cima e embaixo, alguem poderia me ajudar , qual o melhor tipo de equipamento, obrigado

Uau!

Enviado: 31 Mai 2011, 14:38
por abgamileonze
Não achei tão caro, Nossa, vai dar um trabalhão! 8)

Enviado: 03 Ago 2011, 14:28
por mariomfernandes
Não, não é caro mesmo! ótimo post

Enviado: 04 Mai 2012, 01:00
por zhuxin1207
Eles também precisam ser confiáveis para funcionar 24 horas por dia. Não se esqueça do nobreak para eles também. Imagem

Re: Rede em hotel

Enviado: 04 Jun 2015, 23:47
por AlexandreMagno
@barral, está funcionando bem? Você fez como?
igorvilaca escreveu:Configure-os em modo bridge, coloque-os como AP, mesmo canal, criptografia e ative a função "repetidor universal" colocando o SSID do rádio que você quer repetir o sinal ( normalmente o mais próximo ) e pronto.
E isso presta para múltiplos clientes concorrentes? Pela minha experiência doméstica, tal configuração acaba dando "conflito de IP". Os clientes das pontes repetidoras vão ao DHCP com o mesmo MAC da ponte.

Um WDS funciona bem. Mas não convém fazer em várias etapas, pois cada uma divide a banda. E comunicação wifi normalmente já é half-duplex, então pode logo aparecer uma limitação de velocidades. Para um hotel isso pode nem ser problema; ou pode!
barral escreveu:são dois andares com aproximadamente 40mts de comprimento sendo 13 apartamentos por corredor, 26 por andar em um total de 52 apartamentos, não existe laje dividindo os andares é um vão livre,um retangulo com aptos ao londo em cima e embaixo
Como assim não tem laje? São corredores laterais, tipo varanda?

É como abaixo?

Código: Selecionar todos

├─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┬─ ─┤
│ 1 │   │   │   │   │   │   │   │   │   │   │   │ 13│
├───┼───┼───┼───┼───┼───┼───┼───┼───┼───┼───┼───┼───┤
│ 14│   │   │   │   │   │   │   │   │   │   │   │ 26│
├─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┴─ ─┤