Acesso wi-fi para coletores de dados

Informações sobre conefecção de diagramas, normas e metodologias de projetos de redes.
joaofernando84
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:25 Ago 2010, 16:42
Acesso wi-fi para coletores de dados

Mensagem por joaofernando84 » 25 Ago 2010, 16:53

Olá pessoal não sei praticamente nada sobre redes....assim gostaria de uma opinião dos experts daqui!

Tenho um viveiro de plantas, com diversas bandejas de mudas, e uma casa (laboratório) que tem um computador conectado a internet;

Gostaria de instalar apartir deste computador um roteador sem fio (ou antena não sei o mais indicado), de alcande +/- de 2Km de raio!, para que no viveiro os funcionários (10 no total) possam identificar as plantas através de um smartphone(pda), acessando o computador no laboratório, isto é possível? (qdo digo acessar o computador, seria um banco de dados...mysql por exemplo)

Não sei se ficou confuso, mas basicamente, quero que os Pda(coletores, smartphone...) acessem o computador a uma distância de até 2 Km!

Como faço isso(equipamentos necessários, métodos..)? e mais importante, como fazer com um baixo custo!!rsrs

Obrigado pela contribuição

abçs

João Fernando

Avatar do usuário
AlexandreMagno
Super Participante
Super Participante
Mensagens:182
Registrado em:03 Jun 2015, 11:55
Localização:Natal, RN
Contato:

Re: Acesso wi-fi para coletores de dados

Mensagem por AlexandreMagno » 05 Jun 2015, 00:37

Não tenho experiência mas posso afirmar que é possível. Você usar antenas direcionais. No viveiro, um bullet captaria o link e o entregaria a uma rede de pontos de acesso que conectaria os smartphones.

Lembre-se de que você deveria ter também a solução de software: servidor e aplicação móvel. Ou a aplicação móvel seria web.

Passaram-se cinco anos. Você fez algo? Conte-nos! Compartilhe conosco.

Não sei se valeria à pena puscar um fibra ótica. Como não trabalho na área, nem tenho noção dos custos. Mas estou a imaginar que um link sem fio poderia requerer antenas altas, para garantia de não haver barreiras.

Trancado