Como interligar 2 redes?

Informações sobre conefecção de diagramas, normas e metodologias de projetos de redes.
Diegof
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:12 Ago 2009, 16:38
Como interligar 2 redes?

Mensagem por Diegof » 12 Ago 2009, 16:53

Tenho duas redes independentes uma da outra (uma com 10 computadores ligados a um modem adsl e outra com 5 pc ligados a um outro modem, recebendo outra conexao de internet).

Gostaria de interligar essas duas redes, sem a necessidade de compartilhar o acesso a internet, pois ficaria cada rede com sua conexão.

Essas redes localizam-se no mesmo andar de um predio comercial (2 salas - uma rede em cada sala), separadas por aproximadamente 50 metros.

Gostaria de saber qual a melhor maneira de interligar essas duas redes.

Obrigado.

Smool
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:16
Registrado em:21 Mai 2004, 13:48
Localização:Volta Redonda

Mensagem por Smool » 21 Ago 2009, 13:18

São duas salas separadas por 50m. segundo a norma TIA/EIA568 a distancia de cabeamento horizontal com line cord e path cord é de 100m, então você tem duas opções:

Coloca 1 Switch de 16portas (aconselhavel que seja um de 24 para o escalonamento) e tranforma tudo em uma única rede.

Coloca 2 switchs em cada sala (16portas na sala de 10 hosts e 8portas na sala de 5 hosts) e faz um backbone interligando os dois.

Em qualquer dos dois cenários você tem que atentar se vai querer ter algum tipo de controle de acesso, aconselho montar uma maquina com uma distribuição linux com samba instalado e fazer dele um servidor de domínio. Centralizar a saída para internet também é uma opção melhor do que deixar duas portas de entrada, assim você pode adotar um firewall e dar um pouco mais de segurança, isso você também consegue com uma maquina linux barata. consegue até mesmo virtualizar esse firewall se o servidor for um pouco mais parrudo.

Aconselho distribuições mais estáveis como RedHat ou Mandriva, Ubunto também está bem cotado!

Trancado