Aumentando a capacidade da Rede Tópico resolvido

Informações sobre conefecção de diagramas, normas e metodologias de projetos de redes.
Avatar do usuário
tcboeira
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:03 Fev 2009, 10:43
Localização:Porto Alegre / RS
Contato:
Aumentando a capacidade da Rede

Mensagem por tcboeira » 03 Fev 2009, 11:27

Ola colegas!

Sou novato na área e por isto preciso de uma ajuda com o seguinte:

Temos uma rede que já esta quase esqualepada no tocante a quantidade de pontos disponiveis. Nosso hack esta uma bagunça e foi sugerido, que apos a organização deste hack para localizar possiveis pontos disponiveis, a inclusão de mais um swicth.... Queria saber o que mais acresentaria alem de colocar este novo swicth. Falamos de um parque de umas 600 maquinas...

Obrigado!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 17 Fev 2009, 01:34

Opa!
Desculpe pela demora, estou muito sem tempo para entrar no site.

Então, para a reorganização, primeiramente, seria interessante você levantar o que trafega na rede, e como está o tráfego atual.

Recomendo utilizar a metodologia Top-Down, que siginifica que você deve começar a pesquisar, primeiramente, sobre os softwares utilizados, por quem são utilizados (setores, pessoas), quanto ocupam de banda, etc...

Tente separar o tráfego por setores, ou mesmo, tente, fisicamente, separar os setores, mesmo que todos usem o mesmo software. Sempre haverá serviços inerentes a um setor apenas.
Você pode segmentar por setores, por serviços, entre outros, tudo depende do foco da empresa. O mais comum em projetos de redes estruturadas, é que os setores sejam separados.

Identificando isso, cria-se vlans para os segmentos (Setores), assim, limitando o broadcast da rede.
Cria-se uma vlan para os servers gerais.
Centralize serviços específicos de um determinado setor, na vlan daquele setor.

Use backbone com maior banda. Por exemplo, se o setor de compras possui 10 computadores. Cada computador deve ser ligado ao switch de acesso. Você pode usar conexões de 100 Mbps para os computadores. Este switch de acesso, deve ser conectado ao switch principal (Core) através de uma conexão de maior banda, 1 Gbps, por exemplo.

Pense em voz também. Tente projetar o número de usuários, somando-se, para cada um, 1 ponto de dados e 1 ponto de voz.

Use patch-panels como espelhamento de seus ativos de rede (Switches, neste caso). Use outros patch-panels para a distribuição do cabeamento horizontal para os pontos de rede.

O rack, geralmente, comporta vários switches. Se seus switches não ficarem mais do que 90 m de distância das workstations, você pode colocar tudo no mesmo rack. Caso não caiba no mesmo rack, separe em dois racks (1 para ativos e outro para passivos).
Caso a distância for maior do que 90 metros, é aconselhável que monte um novo rack num ponto estratégico, entre o rack principal e as workstations. Assim, você pode colocar um switch neste outro rack. O sinal será repetido e você poderá aumentar a distância geral entre o core e as workstations.

Cuidado com o cabeamento metálico. Fontes de interferência é comum. Se possível, aterre a infra, como eletrocalhas, conduítes, etc (Caso forem de metal). Tome cuidado com máquinas, energia elétrica, xerox, luzes de neon (reator), etc... Tome as devidas precauções.

Pense sempre em crescimento. Tente estimar qual vai ser o crescimento da rede nos próximos anos. Faça o endereçamento correto se baseando na escalabilidade (crescimento) da rede. Uma estimativa, caso não tenha previsão de crescimento nos próximos dois anos, é que deixe de reserva, pelo menos, 20% de endereços disponíveis, bem como deve-se respetar as taxas de ocupação de dutos, eletrocalhas, etc, pois isso permitirá o crescimento. Que fique livre, pelo menos, 40% do espaço interno dos dutos para o crescimento.

Documente tudo!

Normas para referência: EIA/TIA 568B, EIA/TIA 569A

Desculpe escrever tão genericamente, mas é que estou na correria. Qualquer coisa, escreva!

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder