Qual tipo de eletroduto usar para cabeamento de rede cat6

Informações sobre conefecção de diagramas, normas e metodologias de projetos de redes.
fernandor
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:11 Dez 2014, 12:03
Qual tipo de eletroduto usar para cabeamento de rede cat6

Mensagem por fernandor » 11 Dez 2014, 12:11

Sempre trabalhei com redes, porém sempre com implantação e configuração emanutenção de servidores Windows, switchs, roteadores etc., agora estou trabalhando no depto. de TI em uma empresa e precisamos refazer todo cabeamento. Como em toda empresa querem evitar custos e para garantir a qualidade estou eu mesmo levantando custos e materiais.

A minha dúvida é quanto ao tipo dos eletrodutos para passagem dos cabos de rede, e se o uso do mesmo é aconselhado, serão 20 cabos cat6 mais 20 ramais de telefone, na distancia de 45m.

Conto com a colaboração de vocês. Abraço

Avatar do usuário
AlexandreMagno
Super Participante
Super Participante
Mensagens:182
Registrado em:03 Jun 2015, 11:55
Localização:Natal, RN
Contato:

Re: Qual tipo de eletroduto usar para cabeamento de rede cat6

Mensagem por AlexandreMagno » 04 Jun 2015, 00:15

Uma vez eu li que o mais conveniente é usar eletrocalhas. Recentemente eu li que os eletrodutos teriam de ser metálicos, não poderiam ser de PVC. Mas acredito que isso tenha mais a ver com a flamabilidade dos cabos e a certificação que se almeja.

Caso você vá usar eletroduto, calcule o diâmetro dele com folga, tendo por base o diâmetro nominal informado nas especificações do modelo de cabo que será usado. Isso deve ter no site do fabricante do cabo.

Lembre-se de que "curiosamente" pode ser complicado introduzir os cabos em eletrodutos de grande diâmetro.

Responder