[oferta] Gerenciamento de servidores

Poste aqui informações sobre cursos, vagas de empregos, notícias e prestação de serviços.
apterix
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:27 Fev 2013, 10:25
Localização:Curitiba
[oferta] Gerenciamento de servidores

Mensagem por apterix » 27 Fev 2013, 10:30

Salve!

Meu primeiro post no fórum já é para propaganda, hehe, mas já uso o site há algum tempo =)

Embora eu trabalhe há mais de cinco anos com venda de hospedagem em ambiente Linux + cPanel, descobri com o tempo que minha habilidade é com gerenciamento de servidores.

Então finalmente estou mudando o rumo do meu trabalho para gerenciar servidores. Para tal, disponibilizo minhas habilidades para quem tiver interesse.
Nota: Embora eu tenha competência com programação em diversas linguagens, o meu objetivo é gerenciamento de servidores.
Não pretendo de nenhuma forma trabalhar com atendimento de clientes de hospedagem. O foco é gerenciamento.
Posso também trabalhar sob on demand, ou seja, gerenciamento por tempo, problema, implementação, avaliação ou upgrade.

A minha ideia é trabalhar para mais de uma pessoa (estilo plano mensal de gerenciamento) ou por serviço (resolução de problema ou implantação de software).
O valor desse gerenciamento é negociado diretamente comigo, pois ele vai depender de vários detalhes:
- quantidade de servidores
- com ou sem monitoramento
- atendimento por telefone e/ou e-mail e/ou sms
- plataformas usadas
- com ou sem cPanel/WHM
- numero de contas por servidor

Em geral trabalho com ferramentas específicas (maioria opensource) para fazer diagnóstico e corrigir problemas. Utilizo também scripts próprios para avaliar servidores e fazer manutenção.

Abaixo vou descrever minhas habilidades para o serviço de gerenciamento.

Sistemas Operacionais com:
conhecimento profundo: Debian, Ubuntu, CentOS
conhecimento mediano: Fedora
estudando no momento: OpenSUSE (para futuramente mexer com o SUSE Enterprise)

Ferramentas opensource que me considero apto a mexer:
web: Apache (com php, python etc), MySQL, PostgreSQL, EXIM etc.
sistema: ssh, rsync, bash, X, VNC, KVM, NFS, sshFS, dnsmasq, libvirt, virt-manager, bridges, openssh-server etc.
segurança: iptables, rkhunter, clamav, mod_security etc.
estudando no momento: OpenNebula

Linguagens ao qual estou apto a programar: C, shell script, Python.
Linguagens em estudo: Ruby on Rails e VHDL.
Linguagens com algum conhecimento: zshell, prolog, C++ e Java.

Ferramenta proprietária comum em servidores: cPanel, WHM e Fantástico.

Também estou apto a atualizar bibliotecas e o Kernel do sistema operacional. Além disso corrigir pacotes quebrados, repositórios inconsistentes e a configurar serviços essenciais como:
DNS (o que inclui o reverso), sshd_config, fstab, interfaces, xmls da libvirt, iptables, mail blacklists, NFS export etc.

Também monto esquemas de backup local e remoto, podendo ser um esquema só de backup incremental ou híbrido, com incremental e total.

Eu tenho experiência longa em sistemas Linux e posso fazer muita coisa por um servidor:
- security hardening
- otimização
- avaliação de logs (ataques, problemas de I/O, problemas no Kernel ou pacotes etc)
- avaliação do hardware
- monitoramento (com informação enviada via sms, se necessário)
- suporte passivo ou pró-ativo
- detecção de spam

É difícil eu listar tudo que posso fazer, mas em geral vocês devem saber que uma vez com as habilidades básicas no ambiente Linux, aprender a resolver problemas maiores fica mais fácil.

Com experiência em vários DCs e com a maioria dos problemas que nós, vendedores de serviços de hostings, passamos, estou bem preparado para cuidar de seus serviços.

Também estou apto a entrar em contato direto com os DCs, caso seja necessário. O Português é a língua mãe.
Línguas (escrita) ao qual consigo boa comunicação: Inglês, Espanhol e Alemão
Línguas (fala): Inglês e Espanhol
Para outras línguas, faço o que é possível com tradutor e frases prontas.

Posso fornecer como forma de contato: E-mail, SMS e Celular em sua operadora (esses dois últimos são para emergências).
Estou quase 24hs sobre wifi e com dispositivo móvel para acompanhar e-mails e com acesso a terminal para resolver problemas.
Ainda não tenho sistema de suporte para atender por tickets.

Espero ter conseguido explicar um pouco das minhas habilidades.
Qualquer dúvida podem enviar uma MP ou um e-mail para: apterix at gmail dot com
Não pretendo responder dúvidas neste tópico. Toda conversa e negociação é melhor manter entre o cliente e o mercante.

Obrigado ao pessoal do Projeto de Redes pela oportunidade e espaço de divulgação.