Estou montando um projeto de redes, para um trabalho de conclusão de curso, e estou com o seguinte problema.
No escopo do projeto diz q a empresa esta distribuida em 7 andares de um predio, e q as maquinas de uma andar, soh podem enchergar as maquinas do mesmo andar, ou seja, as maquinas do 1º andar soh falam com as maquinas do 1º andar, exceto pelas maquinas do 2º andar, que tem acesso as maquinas de toda rede. então qual foi minha ideia.
Minha melhor solução até o momento foi separar cada andar em uma VLAN diferente, e o 2º andar numa rede a parte, como descrito abaixo
1º,3º,4,5,6 e 7º andares ficariam na rede 192.168.1.0 e separados por VLAN, o 2º andar ficaria na rede 192.168.2.0 e para as maquinas do segundo andar enchergarem as outras, teria um router/firewall fazendo essa comunicação.
alguem teria alguma ideia melhor ...ou sugestão para a implantação disso???
outra duvida q tenho eh ....se eu separar um switch de 12 portas em duas VLANS de 5 portas ...me sobrando duas portas livres, como eu poderia fazer a comunição entre essas VLANs, seria somente atraves de router????
agradeço desde já a ajuda de todos
Tiago