Rede grupo de trabalho X rede de domínio

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife
Rede grupo de trabalho X rede de domínio

Mensagem por Joseilson » 06 Nov 2010, 16:09

Olá, gostaria de saber a diferença de uma rede grupo de trabalho e rede de domínio se uma rede grupo de trabalho só tem 10micros e uma rede de domínio tem 25micros ou mais. Obrigado.

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 15:17

Joseilson boa tarde.

Vamos por parte.

Grupo de trabalho.
Pode ter quantos computadores for necessário de 2 a 1000 porém será humanamente impossivel administrar 1000 computadores no braço, você terá um custo operacional desnecessário para administrar esse tanto de computadores mesmo que seja somente 20 computadores.
Qualquer host conectado na rede pode fazer parte do seu grupo, sem precisar de qualquer tipo de senha ou credencial para fazer parte (ou seja uma falta gravissima de segurança de informação), os compartilhamentos de pasta serão acessiveis a todos computadores.

Controlador de Dominio Active Directory
No caso um controlador de dominio Active Directory, você tera um controle integral sobre todos os hosts da rede, (quem é? qual o ip? quem pode usar? quem não pode usar? tem acesso a Internet?) todos usuáro somente farão logon na rede caso tenha um Login e uma Senha, que serão cadastrado pelo administrador da rede, esse login e senha conhecido com credencial pode dar um acesso restrito ao uso do computador como acesso a pen drive, drive de cd-rom, até o próprio papel de parede. Além de funcionar com um Chaveiro ou seja dentro do seu PDC (Primary Domain Controler) você ativa e desativa uma conta de usuário entre outros.

Em Resumo.
O que estou tentando dizer com as minhas próprias palavras é que: caso você tenha um parque com mais de 10 computadres (no meu ponto de vista) já vale a pena pensar em um controlador de dominio (PDC), pois consiguirá uma gestão segura e centralizada, não podemos subjugar a "expertise" dos funcionários de uma empresa, eles realmente sabem como fuder com a vida do Administrador de Redes.

Caso sua rede seja bem pequena e as suas informações não requerem nenhum tipo de segurança, podendo ser apagado, criado, alterado por qualquer um da rede, acredito que não há necessidade de um investimento mas somente em redes muito pequenas.

Valeu.
Qualquer outra dúvida que surgir ai... Posso te ajudar.
Abs
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 11 Nov 2010, 17:18

Endendi, mas e sobre as licenças do windows por exemplo eu tava dando uma olhada num tutorial dizendo que existem licenças pra vários computadores e disse que é pra ligar pra microsoft e dizer que vai ativar por exemplo 50micros aí a pessoa lá vai dizer o serial que vale pra quantos micros quiser é mais ou menos assim nê. :roll:

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 11 Nov 2010, 17:20

Joseilson escreveu:Endendi, mas e sobre as licenças do windows por exemplo eu tava dando uma olhada num tutorial dizendo que existem licenças pra vários computadores e disse que é pra ligar pra microsoft e dizer que vai ativar por exemplo 50micros aí a pessoa lá vai dizer o serial que vale pra quantos micros quiser é mais ou menos assim nê. :roll:

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 18:03

Existem diversos tipos de licenciamento normalmente nem é necessário ligar na Microsoft.

Os mais comuns são
FPP - Full Packed Product
Ou seja é aquele que voce compra na pratileira do supermecado, costuma sair muito mais caro, pois vem na caixinha, com midia original, manualzinho de instalação e o *.

Outro modelo é.

SA ou software assurance (Licenciamento por Volume)
uma especie de SAS _ Sotware As Service, ou seja você compra, voce paga mais o software não é seu, a principi sai bem mais barato, mas o contrato é anual se não me engano, você obtem suporte direto com a microsft que não é pago adicional (se não em engano) e possui um preço especial na aquisição de um novo contrato de uma linha de produtos novos por exempo. você tem o SA do 2003 e quer passar para o 2008 sai bem mais barato.

http://blogs.technet.com/b/rodias/archi ... rance.aspx

O outro modelo é (Licenciamento por Volume)
MOL - Microsoft Open License
Com esse modelo, o seu cadastro é ativado com uma compra de no minimo 5 licenças, ou sendo elas CAL ou TSCAL
O produto é seu e ninguem diz o contrário, você recebe a Nota Fiscal, e o codigo de Ativação do e-open da microsoft, la no e-open você faz o download do ISO daa versão comprada, podendo ser a Familia Server, SQL, Windows XP, Vista ou Seven, você pode solicitar uma Midia Gratuita da versão comprada em caso de perda da mídia você pode pedir outras, porém terá que pagar adicional.

Lembrando que quando se adquire o Sistema Operacional você deve adquirir para cada Host (PC ) da sua rede uma licença CAL (Client Access License) obrigatório independente se for Windows Linux ou Mac.
Em caso de Terminal Service você tem que adquir as TS CAL (Terminal Service Client Access License) para cada estação ou usuário que ira usar o teminal Server.

Existem outros modelos também para Instiuições de Ensino e Orgãos Públicos que não vou entrar em detalhe.

Para uma boa pesquisa de preço acesso o site da micro Safe

OEM - Para Emrpesar Partner - Ou seja aquelas que vendem o Host já com windows pré instlado
http://www.microsafe.com.br/categoria.a ... SOFT%20OEM

Open - O mais comum de se comrpar.
http://www.microsafe.com.br/categoria.a ... OFT%20OPEN


Abs
Administrador de Redes

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 18:07

Outra observação importante.

O que garante que seu produto é original no caso do MOL é
Codigo de Cliente junto a Microsfot e Nota Fiscal de compra.

No caso do FPP -
Midia Original, Nota Fiscal e Lacre de seguraça com Product Key colado no COMPUTADOR se tiver solto na caixa seu produto não está conforme as regras de licenciamento.
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 11 Nov 2010, 20:39

Endendi essas licenças só é válida para empresas ou pode ser também para uso doméstico?

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 22:28

Joseilson escreveu:Endendi essas licenças só é válida para empresas ou pode ser também para uso doméstico?
Acredito que sim.

Todas que ja comprei foi com CNPJ nenhuma com CPF.abs
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 13 Nov 2010, 16:14

Assim, se eu tenho uma rede com 5 micros na minha casa mas não sou empresário e nem tenho cnpj aí só posse adquirir a licença pra uso doméstico comprando assim avuso nesses sites como o do mercado livre que é muito conhecido.

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 14 Nov 2010, 22:28

Joseilson escreveu:Assim, se eu tenho uma rede com 5 micros na minha casa mas não sou empresário e nem tenho cnpj aí só posse adquirir a licença pra uso doméstico comprando assim avuso nesses sites como o do mercado livre que é muito conhecido.
Cara operação arriscada comprar licença no Mercado Livre, uma vez que as licenças foram ativadas, não se poder mais ativar em outro computador, nem fazer upgrade de CPU. A licença fica atrelada ao Hardware da primeira ativação.
Entra no site da MicroSafe e veja as linceças la, dos Windows XP FPP e dos Open Value, ligue na central e tire as suas dúvidas, nesse caso acho que é a melhor solução.
Administrador de Redes

Joseilson
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:40
Registrado em:29 Jun 2009, 02:43
Localização:Recife

Mensagem por Joseilson » 15 Nov 2010, 22:55

Endendi mas isso que o senhor falou é para as licenças oem nê as licenças fpp pode instalar nos cinco micros não uma só pros cinco micros mas cada micro com sua licença não é isso? e pode trocar as peças a vontade do micro nê.

Responder