Ajuda no TCC

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Lanna Silveira
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:05 Jan 2010, 09:47
Ajuda no TCC

Mensagem por Lanna Silveira » 05 Jan 2010, 09:55

Caros colegas,

Estou terminando minha graduação em Redes de Computadores e uma duvida me acompanha. Tenho todo o material sobre uma determinada empresa na qual estudei durante todo o meu curso. Desde cabeamento, equipamentos, comunicação, softwares... e sempre decidi que meu tcc seria sobre ela. Como a rede é meio "bagunçada" decidi que falaria sobre uma possivel reestruturação da rede. Só que agora comecei a ver os temas dos outros tcc's e sao temas bem mais detalhados, tipo: voip, wireless, segurança, wimax... achei que o meu trabalho ficará a desejar. Então conto com a ajuda de vocês pra me ajudar a incrementar mais meu tcc.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 08 Jan 2010, 01:13

Olá Lanna,

Dependendo do tamanho da rede, você pode propor também VoIP, VPN etc no seu TCC.

Não se esqueça de colocar alguma aplicação ou serviço que a "nova" rede poderá oferecer.

Por exemplo, um novo firewall, proxy, switch gerenciável etc são coisas que agregam muito valor na rede e trazem bons resultados.

Talvez a implantação de um novo sistema de gerenciamento de rede, que só faz sentido quando se tem uma rede organizada, seja algo muito interessante de se apresentar e com certeza vai despertar o interesse de todos.

Mas cuidado para não complicar muito, pois aí o resultado vai ser o inverso.

Boa sorte e sucesso.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 10 Jan 2010, 23:44

Pra mim, como não é mestrado ou qualquer curso científico, aconselho você a fazer essa reestruturação (algo mais prático e menos teórico). Do ponto de vista de mercado, é muito legal e você poderá tentar entender como funciona uma rede real, em funcionamento. Também entenderá os processos e cuidados que se deve tomar, já que uma reestruturação envolve algumas "paradas" rápidas da rede. O gerenciamento e a forma de fazer esses "downtimes" (como e quando fazer), bem como definir, baseado em custo, métricas, slas, quais tecnologias devem ser usadas, equipamentos, etc.

Pesquise por metodologia top-down para fazer o levantamento da rede existente. Depois, basicamente, é descobrir o que os usuários reclamam, o que eles gostam, etc. Isso, geralmente ajuda a identificar o que pode ser melhorado na rede/servidores (mas isso é apenas uma simples consulta sem qualquer técnica envolvida). É muito mais importante levantar e classificar o tráfego dessa rede em níveis de criticidade e quanto cada usa de banda.

Elabore um bom plano para tal, faça um questionário para users e gerentes. Faça o levantamento e testes de desempenho antes de iniciar seu projeto. Isso fará com que você tenha algo para mensurar e, depois, comparar com sua nova implementação, provando para o cliente que seu projeto foi eficaz.

Procure por algo chamado as-built. Isso é toda a documentação de uma infra.

Não sei qual é o foco principal dessa reestruturação. O que aconselho, seria não trabalhar diretamente com servers, mas com a infra de rede (cabeamento) e serviços de redes como DHCP, DNS, Firewalls, VPN concentrators, circuitos, etc.

só com isso você já terá muito trabalho. Se for envolver servidores, aí vai ficar muito mais complexo, pelo fato de você ter que usar a metodologia da monografia, onde deve-se explicar cada técnologia abordada na mesma.

Meu conselho: Tente ser breve e objetiva, mas sem deixar faltar informações.
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder